Secretaria
Estadual de Educação
Escola de Ensino
Fundamental Paulo Freire
Plano de curso
do 8º ano para o ano letivo de 2015
Disciplina de
Ciências Naturais
Professora
Adriana Moyses
As capacidades
que o aluno deve ter até o final do 8º ano
ü Compreender a história evolutiva dos seres vivos,
relacionando-a aos processos de formação do planeta.
ü Compreender o próprio corpo e a sexualidade como
elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de
auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.
ü Valorizar a disseminação de informações socialmente
relevantes aos membros da sua comunidade sobre a sexualidade e modos de
prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
ü Elaborar, individualmente e em grupo, registros acerca
do organismo humano, considerando informações obtidas em imagens, esquemas,
observações e textos.
ü Compreender o organismo humano como um todo,
interpretando diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos, tecidos
em geral, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que concorrem na
manutenção do equilíbrio, as manifestações e os modos de prevenção de doenças
sexualmente transmissíveis e o papel da sociedade humana na preservação da
saúde coletiva e individual.
PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 8º ANO DO 1º
BIMESTRE – 2015
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Compreender a história evolutiva dos seres
vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.
|
ü Apresentação do professor e alunos com dinâmica.
ü Avaliação diagnostica.
ü Apresentação do contrato didático.
|
ü Atividade digitada e xerocada aos alunos;
ü Resolução das atividades;
ü Socialização das respostas no quadro com a
participação dos alunos e intervenção do professor.
|
ü Atividade escrita;
ü Leitura das respostas;
ü Participação na socialização das respostas.
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Xerox
|
5
horas.
|
ü Informações sobre as teorias evolutivas de Lamarck e
de Darwin e comparação entre ela.
ü Noções sobre a evolução dos seres humanos.
|
ü Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas
relacionadas ao tema.
ü Leitura e explicação do texto: Darwin e Wallace no
L.D. 8º ano, pag.24 ate 27.
ü Pedir para os alunos trazerem de casa informaçoes,
imagens que mostrem a evoluçao dos seres humanos tanto fisico, quanto
intelectualmente e fazer debate em sala com apresentaçao de cartazes com
imagens comparativas.
|
ü Resolução de atividade escritas do L.D. 8º ano,
pag.32 (at. 01).
ü Participação na leitura e comentários dos alunos.
ü Colagem de gravuras e debate sobre o significado de
cada uma.
|
ü Livro didático do 8º ano, Projeto araribá.
ü Quadro;
ü Pincel;
ü Xerox.
|
6 horas.
|
|
ü Conceito de seleção e adaptação.
ü Noções sobre reprodução assexuada e sexuada em
plantas e animais.
|
ü Leitura do texto Seleção e Adaptação evolução
Biológica no L.D. do 8º ano pag.28,29e 30.
ü Leitura do texto reprodução no L.D. do 7º ano pag.69
|
ü Resolução de atividade escritas e analise de
gráficos do L.D. 8º ano, pag.32 (at.
06, 07).
ü Resolução de atividade escritas e analise de imagens
do L.D. 7º ano, pag.74 (at. 02, 04).
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Livro didático 7º e 8º ano. Projeto araribá.
|
6
horas.
|
1º
BIMESTRE – 2015
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Compreender a história evolutiva
dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.
|
ü Conceito de fóssil, reconhecimento dos fosseis como
um registro importante para historia evolutiva e valorização da pesquisa
paleontológica.
ü Informações sobre a formação do planeta Terra
evolução dos seres vivos, considerando mudanças na biosfera, atmosfera e
litosfera.
|
ü Leitura individual do texto Registro de fóssil
no L.D. do 8º ano pag. 31.
ü Leitura do texto: Os fósseis no L.D. do 6º
ano pag.32 e 33.
ü Em dupla fazer uma síntese, do texto: Viver na
terra, no L.D. do 6º ano, pag.14 ate 23.
ü Roda de leitura compartilhada da síntese e
explicação do professor em relação aos textos dando ênfase em vulcões,
terremotos, intemperismo e movimento das placas tectônicas.
|
ü Resolução de atividade escritas do L.D. 6º ano,
pag.34 (at. 06).
ü Síntese.
ü Participação nas leituras e nos debates dos textos.
ü Escrita da síntese coerência e ortografia.
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Livro didático 6º e 8º ano. Projeto araribá.
|
8
horas.
|
ü 1º parada da leitura.
|
ü Trabalho de pesquisa sobre noticias baseadas nos astros
e fenômenos naturais.( Maior enchente no Acre)
ü Roda de leitura das noticias;
|
ü Confecção do mural na sala das noticias tragas pelos
alunos.
|
ü Papel madeira;
ü Pincel;Cola;
ü Fita adesiva;
ü Noticias;
|
2
horas.
|
|
ü Revisão e avaliação do 1º bimestre.
|
ü Resolução de atividade elaborada com base nos
conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
ü Socialização das respostas com a ajuda do professor
intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
|
ü Resolução da atividade;
ü Participação da socialização das ideias;
ü Avaliação do 1º bimestre.
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Xerox das avaliações
|
3
horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário