Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sábado, 7 de março de 2015

Plano de curso 1º Bimestre 8º ano 2015.








Secretaria Estadual de Educação
Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire
Plano de curso do 8º ano para o ano letivo de 2015
Disciplina de Ciências Naturais
Professora Adriana Moyses

As capacidades que o aluno deve ter até o final do 8º ano

ü Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.
ü Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.
ü Valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade sobre a sexualidade e modos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
ü Elaborar, individualmente e em grupo, registros acerca do organismo humano, considerando informações obtidas em imagens, esquemas, observações e textos.
ü Compreender o organismo humano como um todo, interpretando diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que concorrem na manutenção do equilíbrio, as manifestações e os modos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o papel da sociedade humana na preservação da saúde coletiva e individual.




                                                                    PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 8º ANO DO 1º BIMESTRE – 2015
  Capacidades
      Conteúdos
       Propostas de atividade
 Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo
 Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.


ü  Apresentação do professor e alunos com dinâmica.
ü  Avaliação diagnostica.
ü  Apresentação do contrato didático.

ü  Atividade digitada e xerocada aos alunos;
ü  Resolução das atividades;
ü  Socialização das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do professor.

ü  Atividade escrita;
ü  Leitura das respostas;
ü  Participação na socialização das respostas.

ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Xerox

5 horas.



ü  Informações sobre as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin e comparação entre ela.
ü  Noções sobre a evolução dos seres humanos.
ü  Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas relacionadas ao tema.
ü  Leitura e explicação do texto: Darwin e Wallace no L.D. 8º ano, pag.24 ate 27.
ü  Pedir para os alunos trazerem de casa informaçoes, imagens que mostrem a evoluçao dos seres humanos tanto fisico, quanto intelectualmente e fazer debate em sala com apresentaçao de cartazes com imagens comparativas.
ü  Resolução de atividade escritas do L.D. 8º ano, pag.32 (at. 01).
ü  Participação na leitura e comentários dos alunos.
ü  Colagem de gravuras e debate sobre o significado de cada uma.
ü  Livro didático do 8º ano, Projeto araribá.
ü  Quadro;
ü  Pincel;
ü  Xerox.

 6 horas.
ü  Conceito de seleção e adaptação.
ü  Noções sobre reprodução assexuada e sexuada em plantas e animais.


ü  Leitura do texto Seleção e Adaptação evolução Biológica no L.D. do 8º ano pag.28,29e 30.
ü  Leitura do texto reprodução no L.D. do 7º ano pag.69


ü  Resolução de atividade escritas e analise de gráficos  do L.D. 8º ano, pag.32 (at. 06, 07).
ü  Resolução de atividade escritas e analise de imagens do L.D. 7º ano, pag.74 (at. 02, 04).
ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Livro didático 7º e 8º ano. Projeto araribá.
6 horas.




1º BIMESTRE – 2015
  Capacidades
      Conteúdos
       Propostas de atividade
 Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo
            Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.

ü  Conceito de fóssil, reconhecimento dos fosseis como um registro importante para historia evolutiva e valorização da pesquisa paleontológica.
ü  Informações sobre a formação do planeta Terra evolução dos seres vivos, considerando mudanças na biosfera, atmosfera e litosfera.

ü  Leitura individual do texto Registro de fóssil no L.D. do 8º ano pag. 31.
ü  Leitura do texto: Os fósseis no L.D. do 6º ano pag.32 e 33.
ü  Em dupla fazer uma síntese, do texto: Viver na terra, no L.D. do 6º ano, pag.14 ate 23.
ü  Roda de leitura compartilhada da síntese e explicação do professor em relação aos textos dando ênfase em vulcões, terremotos, intemperismo e movimento das placas tectônicas.

ü  Resolução de atividade escritas do L.D. 6º ano, pag.34 (at. 06).
ü  Síntese.
ü  Participação nas leituras e nos debates dos textos.
ü  Escrita da síntese coerência e ortografia.

ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Livro didático 6º e 8º ano. Projeto araribá.




8 horas.

ü  1º parada da leitura.
ü  Trabalho de pesquisa sobre noticias baseadas nos astros e fenômenos naturais.( Maior enchente no Acre)
ü  Roda de leitura das noticias;
ü  Confecção do mural na sala das noticias tragas pelos alunos.
ü  Papel madeira;
ü  Pincel;Cola;
ü  Fita adesiva;
ü  Noticias;

2 horas.
ü  Revisão e avaliação do 1º bimestre.
ü  Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
ü  Socialização das respostas com a ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
ü  Resolução da atividade;
ü  Participação da socialização das ideias;
ü  Avaliação do 1º bimestre.
ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Xerox das avaliações

3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário