Secretaria
Estadual de Educação
Escola de Ensino
Fundamental Paulo Freire
Plano de curso
do 9º ano para o ano letivo de 2015
Disciplina de
Ciências Naturais
Professora
Adriana Moyses
As capacidades
que o aluno deve ter até o final do 9º ano
ü Entender a estrutura básica do sistema solar e do
universo e os modelos que as explicam, a partir do reconhecimento dos
diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as
relações entre eles.
ü Compreender que a matéria e constituída por elementos
que possibilitam a transformação e a produção de energia necessária ao trabalho
humano.
ü Utilizar conceitos científicos básicos associados à
energia, a matéria, a transformação, ao sistema e a vida.
ü Compreender o corpo humano e a saúde como um todo
integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a
prevenção de doenças e a promoção da saúde ao auto cuidado e a políticas
públicas adequadas.
PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 9º ANO DO 1º
BIMESTRE – 2015
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas
de avaliação
|
Recursos
didáticos
|
Tempo
|
ESTUDO DA
ASTRONOMIA
Entender
a estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que a se
explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as
compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.
|
ü Apresentação do professor e alunos .
ü Contrato didatico.
ü Avaliação diagnostica.
|
ü Apresentaçao , leitura e socializaçao do contrato didatico.
ü Atividade digitada e xerocada aos alunos;
ü Resolução das atividades;
ü Socialização das respostas no quadro com a
participação dos alunos e intervenção do professor.
|
ü Atividade escrita;
ü Leitura das respostas;
ü Participação na socialização das respostas.
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Xerox;
|
4 horas.
|
ü Pesquisa e comparação entre os modelos geocêntrico e
heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes visões de mundo
e a aspectos sociais, culturais ou filosóficos.
|
ü Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas
relacionadas ao tema.
ü Leitura e explicação do texto: A terra e o espaço no
L.D. 6º ano, pag.44.
ü Leitura compartilhada do texto o trabalho do
astrônomo pag.45.
|
ü Resolução de atividade escrita e analise de tirinhas
do L.D. 6º ano, pag.58 (at. 01, 04).
ü Desenhar no caderno o modelo heliocêntrico e
geocêntrico e escrever suas características.
ü Participação na leitura e comentários dos alunos.
|
ü Livro didático do 6º ano, Projeto araribá.
ü Quadro;
ü Pincel;
|
4 horas.
|
|
ü Noções sobre as principais constelações
ü Identificação do sol como nossa principal fonte de
energia.
ü Conceito das partes da luneta e suas funções.
|
ü Leitura do texto Astros no céu no L.D. do 6º
ano pag.46 ate 51.
ü Explicação e socialização das ideias dos alunos.
ü Leitura compartilhada e interpretação de dados na
tabela de características dos planetas. L.D. do 6º ano, pag.50 e 51.
ü Visualização da lua em forma de desenho no quadro
com auxilio da luneta.
|
ü Resolução de atividade escritas e analise de
tabela do L.D. 6º ano, pag.52 (at. 02,
05, 06 e 07).
ü Participação e leitura.
ü Visualização na luneta sabendo utilizar de forma
adequada.
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Livro didático 6º Projeto araribá.
|
7
horas.
|
1º
BIMESTRE – 2015
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Entender a
estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que a se
explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as
compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.
|
ü As estações do ano,
ü Equinócios
ü Solstícios,
ü Eclipse solar e
ü Eclipse
lunar.
|
ü Escrever no quadro um texto resumido sobre as
estações do ano, equinócios e solstícios, eclipse solar e eclipse lunar.
ü Leitura e explicaçao do conteudo;
ü Trazer imagem para que eles possam desenhar no caderno
identificando e descrevendo as caracteristicas de cada um, logo após
fazer uma sondagem nos cadernos e
discutir as conclusoes que cada aluno chegou, compartilhando ideias e
defendendo suas teorias.
|
ü Escrita do texto;
ü Participação na na aulae debate;
ü Resoluçao das atividades,
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Lápis de cor...
|
10
horas.
|
ü 1º parada da leitura.
|
ü Trabalho de pesquisa de noticias baseada nas viagens
espaciais realizadas (equipamentos utilizados, tempos de viagem e
conhecimentos propiciados por elas).
|
ü Produçao textual, sobre as noticias pesquisadas,
após a escrita sorteio de tres alunos para leitura compartilhada.
|
ü Papel madeira;
ü Pincel; Cola;
ü Fita adesiva;
ü Noticias;
|
2
horas.
|
|
ü Revisão e avaliação do 1º bimestre.
|
ü Resolução de atividade elaborada com base nos
conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
ü Socialização das respostas com a ajuda do professor
intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
|
ü Resolução da atividade;
ü Participação da socialização das ideias;
ü Avaliação do 1º bimestre será com um simulado de 20
questões.
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Xerox das avaliações
|
3
horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário