Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sábado, 7 de março de 2015

Plano de curso 1º Bimestre 9º ano 2015.




Secretaria Estadual de Educação
Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire
Plano de curso do 9º ano para o ano letivo de 2015
Disciplina de Ciências Naturais
Professora Adriana Moyses

As capacidades que o aluno deve ter até o final do 9º ano

ü Entender a estrutura básica do sistema solar e do universo e os modelos que as explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.
ü Compreender que a matéria e constituída por elementos que possibilitam a transformação e a produção de energia necessária ao trabalho humano.
ü Utilizar conceitos científicos básicos associados à energia, a matéria, a transformação, ao sistema e a vida.
ü Compreender o corpo humano e a saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde ao auto cuidado e a políticas públicas adequadas.




 PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 9º ANO DO 1º BIMESTRE – 2015
       Capacidades
   Conteúdos
                   Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo
                          ESTUDO DA ASTRONOMIA
Entender a estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que a se explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.



ü  Apresentação do professor e alunos .
ü  Contrato didatico.
ü  Avaliação diagnostica.

ü  Apresentaçao , leitura e socializaçao do contrato didatico.
ü  Atividade digitada e xerocada aos alunos;
ü  Resolução das atividades;
ü  Socialização das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do professor.

ü  Atividade escrita;
ü  Leitura das respostas;
ü  Participação na socialização das respostas.

ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Xerox;

 4 horas.

ü  Pesquisa e comparação entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes visões de mundo e a aspectos sociais, culturais ou filosóficos.

ü  Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas relacionadas ao tema.
ü  Leitura e explicação do texto: A terra e o espaço no L.D. 6º ano, pag.44.
ü  Leitura compartilhada do texto o trabalho do astrônomo pag.45.



ü  Resolução de atividade escrita e analise de tirinhas do L.D. 6º ano, pag.58 (at. 01, 04).
ü  Desenhar no caderno o modelo heliocêntrico e geocêntrico e escrever suas características.
ü  Participação na leitura e comentários dos alunos.

ü  Livro didático do 6º ano, Projeto araribá.
ü  Quadro;
ü  Pincel;




 4 horas.

ü  Noções sobre as principais constelações
ü  Identificação do sol como nossa principal fonte de energia.
ü  Conceito das partes da luneta e suas funções.

ü  Leitura do texto Astros no céu no L.D. do 6º ano pag.46 ate 51.
ü  Explicação e socialização das ideias dos alunos.
ü  Leitura compartilhada e interpretação de dados na tabela de características dos planetas. L.D. do 6º ano, pag.50 e 51.
ü  Visualização da lua em forma de desenho no quadro com auxilio da luneta.

ü  Resolução de atividade escritas e analise de tabela  do L.D. 6º ano, pag.52 (at. 02, 05, 06 e 07).
ü  Participação e leitura.
ü  Visualização na luneta sabendo utilizar de forma adequada.

ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Livro didático 6º Projeto araribá.

7 horas.


1º BIMESTRE – 2015
 Capacidades
         Conteúdos
   Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo
                              Entender a estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que a se explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.


ü  As estações do ano,
ü  Equinócios
ü   Solstícios,
ü  Eclipse solar e
ü   Eclipse lunar.

ü  Escrever no quadro um texto resumido sobre as estações do ano, equinócios e solstícios, eclipse solar e eclipse lunar.
ü  Leitura e explicaçao do conteudo;
ü  Trazer imagem para que eles possam desenhar  no caderno  identificando e descrevendo as caracteristicas de cada um, logo após fazer uma sondagem  nos cadernos e discutir as conclusoes que cada aluno chegou, compartilhando ideias e defendendo suas teorias.

ü  Escrita do texto;
ü  Participação na na aulae debate;
ü  Resoluçao das atividades,

ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Lápis de cor...


10  horas.




ü  1º parada da leitura.

ü  Trabalho de pesquisa de noticias baseada nas viagens espaciais realizadas (equipamentos utilizados, tempos de viagem e conhecimentos propiciados por elas).

ü  Produçao textual, sobre as noticias pesquisadas, após a escrita sorteio de tres alunos para leitura compartilhada.

ü  Papel madeira;
ü  Pincel; Cola;
ü  Fita adesiva;
ü  Noticias;

2 horas.

ü  Revisão e avaliação do 1º bimestre.

ü  Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
ü  Socialização das respostas com a ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.

ü  Resolução da atividade;
ü  Participação da socialização das ideias;
ü  Avaliação do 1º bimestre será com um simulado de 20 questões.

ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Xerox das avaliações


3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário