Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sábado, 7 de março de 2015

SEQUENCIA DIDÁTICA 8º ANO

http://1.bp.blogspot.com/-8jI1hPQanSc/UY_IAfg4ctI/AAAAAAAAK2c/k-AsGBeOxqg/s1600/perros-para-dibujar.gifGOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESC. DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FREIRE.
1º plano
SEQUENCIA DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
PERÍODO: 16/03 a 30/03/2015

PROFESSORA: ADRIANA MOYSES
CARGA HORÁRIA: 6 HORAS AULA

1º BIMESTRE
TURMAS: 8º A, B, C

DESCRITORES:
PORT.
ü  Localizar informações implícitas e explicitas em um texto; (D1, D4).
ü  Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; (D3).
ü  Interpretar texto com auxilio de material gráfico e textos. (D5).
MAT.
ü  Resolver atividades envolvendo informações apresentados em tabelas/gráficos. (D36).
ü  Associar informações apresentadas em listas /tabelas aos gráficos. (D37).
CAPACIDADES:
ü  Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.
CONTEÚDOS:
ü  Apresentação do professor e alunos .
ü  Contrato didático.
ü  Avaliação diagnostica
ü  Informações sobre as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin e comparação entre ela.
ü  Noções sobre a evolução dos seres humanos
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

1º SEMANA
ü  Apresentação , leitura e socialização do contrato didático.
ü  Atividade digitada e xerocada aos alunos;
ü  Resolução das atividades;
ü  Socialização das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do professor.
ü  Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas relacionadas ao tema.
ü  Leitura e explicação do texto: Darwin e Wallace no L.D. 8º ano, pag.24 ate 27.
ü  Pedir para os alunos trazerem de casa informações, imagens que mostrem a evolução dos seres humanos tanto fisico, quanto intelectualmente
2º SEMANA
ü  Fazer debate em sala com as informações trazida pelos alunos da evolução dos seres humanos e apresentação de cartazes com imagens comparativas.
ü  Resolução de atividade escritas do L.D. 8º ano, pag.32 (at. 01).
ü  Participação na leitura e comentários dos alunos.
ü  Colagem de gravuras e debate sobre o significado de cada uma.
RECURSOS:
ü  Livro didático do 8º ano, Projeto araribá.
ü  Quadro;
ü  Pincel;
ü  Xerox.
AVALIAÇÃO:
ü  Dos conhecimentos que o aluno já possui sobre evolução.
ü  De como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
ü  Acompanhamento dos trabalhos feitos pelos alunos durante as atividades investigativas
ü  Resolução de atividades.
REFERÊNCIAS:

ü  SHIMABUKURO, Vanessa. Projeto araribá ciências. Moderna, 2003.
ANOTAÇOES;






Nenhum comentário:

Postar um comentário