Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sábado, 7 de março de 2015

SEQUENCIA DIDATICA 9° ANO

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESC. DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FREIRE.
1º plano
SEQUENCIA DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
PERÍODO: 16/03 a 30/03/2015

PROF. ESP. ADRIANA MOYSES
CARGA HORÁRIA: 6 HORAS AULA

1º BIMESTRE
TURMAS: 9º A, B, C

DESCRITORES:
PORT.
ü  Localizar informações implícitas e explicitas em um texto; (D1, D4).
ü  Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; (D3).
ü  Interpretar texto com auxilio de material gráfico e textos. (D5).
MAT.
ü  Resolver atividades envolvendo informações apresentados em tabelas/gráficos. (D36).
ü  Associar informações apresentadas em listas /tabelas aos gráficos. (D37).
CAPACIDADES:
ü  Entender a estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que a se explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.
CONTEÚDOS:
ü  Apresentação do professor e alunos .
ü  Contrato didatico.
ü  Avaliação diagnostica
ü  Noções sobre o modelo Geocêntrico e Heliocêntrico e comparação entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes visões de mundo e a aspectos sociais, culturais ou filosóficos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

1º SEMANA
ü  Apresentação , leitura e socialização do contrato didático.
ü  Atividade digitada e xerocada aos alunos;
ü  Resolução das atividades;
ü  Socialização das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do professor.
ü  Situação para levantar os conhecimentos que os alunos já trazem sobre o modelo geocêntrico e heliocêntrico, com perguntas orais, socializando as idéias proposta pelos alunos.
ü   Situações para leitura e discussão compartilhada – com incentivo para a leitura e fala de todos do texto: O modelo geocêntrico e heliocêntrico no livro didático pag.44
2º SEMANA
ü  Elaboração de registro das atividades investigativas com as informações obtidas organizadas por meio de desenhos, tabelas e explicações, através da resolução da at.2, 6,7 do LD. Pag.52.
ü   Resolução de atividade escrita e analise de tirinhas do L.D. 6º ano, pag.58 (at. 01, 04).
ü  Desenhar no caderno o modelo heliocêntrico e geocêntrico e escrever suas características.
RECURSOS:
ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Xerox de atividades;
ü  LD
AVALIAÇÃO:
ü  Dos conhecimentos que o aluno já possui sobre: o modelo geocêntrico e heliocêntrico.
ü  De como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
ü  Acompanhamento dos trabalhos feitos pelos alunos durante as atividades investigativas
REFERÊNCIAS:

ü  SHIMABUKURO, Vanessa. Projeto araribá ciências. Moderna, 2003.
ANOTAÇOES;






Nenhum comentário:

Postar um comentário