Secretaria
Estadual de Educação
Escola
de Ensino Fundamental Paulo Freire
Plano de
curso do 7º ano para o ano letivo de 2014
Disciplina
de Ciências Naturais
Professora
Adriana Moyses
As capacidades que o aluno deve ter até o
final do 7º Ano
ü Relacionar os movimentos da Terra, Sol e
Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.
ü Identificar padrões de semelhanças e
características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros
seres vivos.
ü Compreender as características básicas dos
ecossistemas relacionando o meio físico à diversidade de vida que apresentam
ü Interpretar situações de equilíbrio e
desequilíbrio ambiental relacionando informações sobre a interferência do ser
humano e seu impacto nos biomas brasileiros.
ü Valorizar a disseminação de informações
socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.
ü Compreender a alimentação humana, a obtenção
e a conservação dos alimentos, sua digestão no organismo e o papel dos
nutrientes na sua constituição e saúde.
PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 1º
BIMESTRE – 2014
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo de duração
|
Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu
resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.
|
Apresentação do professor e alunos com dinâmica.
Avaliação diagnostica.
|
Atividade digitada e xerocada aos alunos;
Resolução das atividades;
Socialização das respostas no quadro com a
participação dos alunos e intervenção do professor.
|
Atividade escrita;
Leitura das respostas;
Participação na socialização das respostas.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;
|
4 horas.
|
Reconhecimento das características, da terra, dos
planetas como dimensão, distancia movimento e composição.
Relacionar os movimentos da terra com as estações do ano, semana, noite e dia.
Conceito de tempo cíclico (dia, mês, ano).
|
Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas
relacionadas ao tema, leitura informativa L.D. 6º ano, pag.40 e 41.
Leitura e explicação do texto: Os movimentos da
terra no L.D. do 6º ano, pag.54e 55.
Leitura compartilhada e analise de imagens dos
planetas e suas características na pag.50 e 51.
|
Resolução de atividade escritas com tirinhas do
L.D. 6º ano, pag.58 (at. 4).
Resolução da at.02, 05, 06 e 07. Do L.D. do 6º ano
pag.52.
Desenho no caderno do sistema solar identificando
os planetas e os movimentos da terra e da lua.
Participação na hora da socialização do texto e
das respostas dos alunos.
|
Livro didático do 6º ano, projeto araribá.
Quadro;
Pincel;
|
9 horas.
|
|
Localização histórica e comparação entre
diferentes medidores de tempo, como relógio de sol, de água ou areia e os
atuais.
|
Conversa com os alunos sobre a importância dos
medidores de tempo e quais conhecem.
Leitura compartilhada de um texto retirado da
internet com imagens para a identificação dos medidores de tempo e relacionar
a evolução que ocorreu com o passar dos anos.
|
Atividade de escrita e resolução individual sendo
socializada em 2º momento.
Desenho no caderno dos medidores de tempo.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;
Lápis de cor.
|
4 horas.
|
1º BIMESTRE –
2014
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos
didáticos
|
Tempo de
duração
|
Relacionar os
movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana
e no cotidiano.
|
Observação da lua e suas fases,
representação, em desenhos, relacionando ao calendário e influencias na vida
humana.
|
Leitura individual do texto: A
lua. L.D. 6º ano pag.56 e 57.
Explicação das fases da lua com
ajuda de desenho no quadro e com simulação utilizando globo terrestre,
lanterna e as crianças em sala de aula.
Leitura informativa da
influencia das fases da lua na vida do homem.
|
Atividade em dupla de pintura
baseada na identificação das fases da lua no calendário anual.
Desenho no caderno das fases da
lua e suas características.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox do calendário;
Lápis de cor.
Globo terrestre;
Lanterna.
|
6 horas.
|
1º parada da leitura.
|
Trabalho de pesquisa sobre
noticias baseadas nos astros e fenômenos naturais.
Roda de leitura das noticias;
|
Confecção do mural na sala das
noticias tragas pelos alunos.
|
Papel madeira;
Pincel;
Cola;
Fita adesiva;
Noticias;
|
2 horas.
|
|
Revisão e avaliação do 1º
bimestre.
|
Resolução de atividade
elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
Socialização das respostas com
a ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos
alunos.
|
Resolução da atividade;
Participação da socialização
das ideias;
Avaliação do 1º bimestre.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações;
|
3 horas.
|
|
Projeto meio ambiente na
escola.
|
Leitura e divulgação do projeto
meio ambiente, definindo as normas e objetivos
do projeto.
Colar nas paredes cartaz com
mensagens de divulgação do projeto, juntamente com os objetivos e normas.
|
Compreensão dos alunos;
Limpeza nas salas;
Paredes limpas;
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Cartazes.
|
2 horas.
|
PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 2º
BIMESTRE – 2014
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo de duração
|
Identificar
padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas,
de animais e de outros seres vivos.
|
Reconhecimento e emprego de
linguagem científica de classificação, nomenclatura, relativa ao estudo dos
sistemas organizados dos seres vivos e dos de classificação biológica.
|
Iniciar a aula com uma dinâmica: pedir que os
alunos formem grupos, e nos grupos coloquem seus objetos de estudo sobre a
mesa, depois separem cada item de acordo com sua função ou nome... Depois
fazer intervenções sobre a dinâmica, se eles perceberam o que aconteceu, o
que o professor queria de resultado da atividade será que terá algum conteúdo
que pode ter relação com a dinâmica? Quais? Por quê? O que em nossa vida
utilizamos nomes, separações etc. Complementar com um texto informativo: O
registro da vida. LD. Arariba. Pag. 80, 81.
Leitura e discussão compartilhada com incentivo a
fala de todos sobre o texto: Por que classificar? LD. Pag. 82 ate 86.
Resolução da atividade 01, 02. Pag.92 analise de
imagem e interpretação de tabelas, com pesquisa no texto: Por que classificar? LD. Pag. 82 ate 86.
|
De como o aluno procede
enquanto realiza as atividades de estudo.
Acompanhamento dos trabalhos feitos pelos alunos
durante as atividades investigativas.
|
Quadro-branco,
pincel, caderno do aluno, LD.
|
8 horas.
|
Caracterização geral dos principais grupos de
seres vivos e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles vírus e reino monera.
|
Leitura informativa sobre a dengue.
Trazer uma problemática para sala com a seguinte
pergunta no quadro: quem e o transmissor da dengue? Mosquito ou vírus?
Quero que os alunos discutam e cheguem a um
consenso verbalmente, depois de um tempo para discussão pedir que leiam o
texto: Os vírus e o reino monera no LD pag. 87 ate 91 para esclarecer
melhor.
Leitura e discussão compartilhada com incentivo a fala de todos, voltando a nossa
problemática se agora já sabem a resposta e o por que da mesma (
justificativa).
Formar grupos, entregar papel madeira e pedir que
façam o desenho da estrutura de um vírus e de uma bactéria identificando suas
partes e funções.
Cada grupo ira apresentar seu trabalho para os
colegas de sala, depois colocar em exposição na parede da sala.
Resolver no caderno atividade relacionada ao
texto em estudo LD. Pag.92. At. 03, 04,05, 06, 07.
|
Participação da leitura;
Curiosidade do aluno em
pesquisar ate encontrar a solução para o problema proposto;
Participação oral; Desenho e
identificação das estruturas dos vírus e monera, com a apresentação do
trabalho.
Atividade escrita no caderno e
resolvida.
|
Quadro, pincel,
LD, papel madeira, pincel para cartaz, lápis de cor.
|
8 horas.
|
2º BIMESTRE –
2014
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de
atividade
|
Formas de
avaliação
|
Recursos
didáticos
|
Tempo de
duração
|
Identificar padrões de
semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais
e de outros seres vivos.
|
Caracterização geral dos
principais grupos de seres vivos e identificação de exemplos de seres vivos
pertencentes a eles: reino proctistas
e reino dos fungos.
|
Roda de
conversa sobre os reinos, perguntar o que eles conhecem que pertencem a esses
reinos, registrar no quadro.
Leitura e
discussão compartilhada com incentivo a fala de todos dos textos do LD. Pag94
a 99.
Fazer um
trabalho de pesquisa no caderno sobre as doenças relacionadas aos grupos em
estudo, depois compartilhar na sala com uma roda de leitura.
Resolver no
caderno atividade relacionada ao texto em estudo LD. Pag.9102. At. 01, 02,
03, 04,05.
|
Participação
da leitura;
Participação
oral;
Pesquisa
das doenças relacionadas ao tema reino dos fungos e proctistas e socialização
do trabalho.
Atividade escrita no caderno e
resolvida.
|
Quadro-branco,
LD, tinta guache, papel sem pauta, pincel.
|
6 horas
|
Projeto meio ambiente na escola.
|
Leitura informativa sobre o dia mundial do
meio ambiente, como surgiu essa data comemorativa e seu maior objetivo.
Debate o assunto, fazer desenhos e frases
relacionadas ao meio ambiente.
|
Leitura.
Debate.
Produção de desenhos e frases.
|
Texto retirado da internet.
Papel A4, pincel, tinta guache, lápis de
cor...
|
2 horas.
|
|
2º parada da leitura.
|
Trabalho de pesquisa sobre noticias sobre
dopem nos atletas principalmente nos jogadores na copa de 2014.
Roda de leitura das noticias;
|
Confecção do mural na sala das noticias
tragas pelos alunos.
|
Papel madeira;
Pincel; Cola;
Fita adesiva;
Noticias;
|
2 horas.
|
|
Revisão e avaliação do 2º bimestre.
|
Resolução de atividade elaborada com base nos
conteúdos estudados durante o 2º bimestre.
Socialização das respostas com a ajuda do
professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
|
Resolução da atividade e socialização das
idéias;
Avaliação do 2º bimestre.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações;
|
4 horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário