Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Plano de curso de ciências 2014 ( 7º anos).


Secretaria Estadual de Educação
Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire
Plano de curso do 7º ano para o ano letivo de 2014
Disciplina de Ciências Naturais
Professora Adriana Moyses

As capacidades que o aluno deve ter até o final do 7º Ano

ü Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.
ü Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.
ü Compreender as características básicas dos ecossistemas relacionando o meio físico à diversidade de vida que apresentam
ü Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando informações sobre a interferência do ser humano e seu impacto nos biomas brasileiros.
ü Valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.
ü Compreender a alimentação humana, a obtenção e a conservação dos alimentos, sua digestão no organismo e o papel dos nutrientes na sua constituição e saúde.



PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 1º BIMESTRE – 2014
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo de duração





Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.

Apresentação do professor e alunos com dinâmica.

Avaliação diagnostica.


Atividade digitada e xerocada aos alunos;
Resolução das atividades;
Socialização das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do professor.

Atividade escrita;
Leitura das respostas;
Participação na socialização das respostas.


Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;


4 horas.

Reconhecimento das características, da terra, dos planetas como dimensão, distancia movimento e composição.
Relacionar os movimentos da terra com as  estações do ano, semana, noite e dia.
Conceito de tempo cíclico (dia, mês, ano).

Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas relacionadas ao tema, leitura informativa L.D. 6º ano, pag.40 e 41.
Leitura e explicação do texto: Os movimentos da terra  no L.D. do 6º ano, pag.54e 55.
Leitura compartilhada e analise de imagens dos planetas e suas características na pag.50 e 51.

Resolução de atividade escritas com tirinhas do L.D. 6º ano, pag.58 (at. 4).
Resolução da at.02, 05, 06 e 07. Do L.D. do 6º ano pag.52.
Desenho no caderno do sistema solar identificando os planetas e os movimentos da terra e da lua.
Participação na hora da socialização do texto e das respostas dos alunos.

Livro didático do 6º ano, projeto araribá.
Quadro;
Pincel;







9 horas.

Localização histórica e comparação entre diferentes medidores de tempo, como relógio de sol, de água ou areia e os atuais.



Conversa com os alunos sobre a importância dos medidores de tempo e quais conhecem.
Leitura compartilhada de um texto retirado da internet com imagens para a identificação dos medidores de tempo e relacionar a evolução que ocorreu com o passar dos anos.

Atividade de escrita e resolução individual sendo socializada em 2º momento.
Desenho no caderno dos medidores de tempo.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;
Lápis de cor.

4 horas.






















1º BIMESTRE – 2014
Capacidades
Conteúdos

Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo de duração







Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.

Observação da lua e suas fases, representação, em desenhos, relacionando ao calendário e influencias na vida humana.

Leitura individual do texto: A lua. L.D. 6º ano pag.56 e 57.
Explicação das fases da lua com ajuda de desenho no quadro e com simulação utilizando globo terrestre, lanterna e as crianças em sala de aula.
Leitura informativa da influencia das fases da lua na vida do homem.

Atividade em dupla de pintura baseada na identificação das fases da lua no calendário anual.
Desenho no caderno das fases da lua e suas características.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox do calendário;
Lápis de cor.
Globo terrestre;
Lanterna.

6 horas.

1º parada da leitura.

Trabalho de pesquisa sobre noticias baseadas nos astros e fenômenos naturais.
Roda de leitura das noticias;

Confecção do mural na sala das noticias tragas pelos alunos.

Papel madeira;
Pincel;
Cola;
Fita adesiva;
Noticias;

2 horas.

Revisão e avaliação do 1º bimestre.

Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
Socialização das respostas com a ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.

Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 1º bimestre.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações;


3 horas.

Projeto meio ambiente na escola.


Leitura e divulgação do projeto meio ambiente, definindo as  normas e objetivos do projeto.
Colar nas paredes cartaz com mensagens de divulgação do projeto, juntamente com os objetivos e normas.

Compreensão dos alunos;
Limpeza nas salas;
Paredes limpas;



Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Cartazes.


2 horas.





PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 2º BIMESTRE – 2014
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo de duração




Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.

Reconhecimento e emprego de linguagem científica de classificação, nomenclatura, relativa ao estudo dos sistemas organizados dos seres vivos e dos de classificação biológica.

Iniciar a aula com uma dinâmica: pedir que os alunos formem grupos, e nos grupos coloquem seus objetos de estudo sobre a mesa, depois separem cada item de acordo com sua função ou nome... Depois fazer intervenções sobre a dinâmica, se eles perceberam o que aconteceu, o que o professor queria de resultado da atividade será que terá algum conteúdo que pode ter relação com a dinâmica? Quais? Por quê? O que em nossa vida utilizamos nomes, separações etc. Complementar com um texto informativo: O registro da vida. LD. Arariba. Pag. 80, 81.
Leitura e discussão compartilhada com incentivo a fala de todos sobre o texto: Por que classificar? LD. Pag. 82 ate 86.
Resolução da atividade 01, 02. Pag.92 analise de imagem e interpretação de tabelas, com pesquisa no texto: Por que classificar? LD. Pag. 82 ate 86.


De como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
Acompanhamento dos trabalhos feitos pelos alunos durante as atividades investigativas.

Quadro-branco, pincel, caderno do aluno, LD.


8 horas.

Caracterização geral dos principais grupos de seres vivos e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles vírus e reino monera.
Leitura informativa sobre a dengue.
Trazer uma problemática para sala com a seguinte pergunta no quadro: quem e o transmissor da dengue? Mosquito ou vírus?
Quero que os alunos discutam e cheguem a um consenso verbalmente, depois de um tempo para discussão pedir que leiam o texto: Os vírus e o reino monera no LD pag. 87 ate 91 para esclarecer melhor.
Leitura e discussão compartilhada com  incentivo a fala de todos, voltando a nossa problemática se agora já sabem a resposta e o por que da mesma ( justificativa).
Formar grupos, entregar papel madeira e pedir que façam o desenho da estrutura de um vírus e de uma bactéria identificando suas partes e funções.
Cada grupo ira apresentar seu trabalho para os colegas de sala, depois colocar em exposição na parede da sala.
Resolver no caderno atividade relacionada ao texto em estudo LD. Pag.92. At. 03, 04,05, 06, 07.

Participação da leitura;
Curiosidade do aluno em pesquisar ate encontrar a solução para o problema proposto;
Participação oral; Desenho e identificação das estruturas dos vírus e monera, com a apresentação do trabalho.
Atividade escrita no caderno e resolvida.

Quadro, pincel, LD, papel madeira, pincel para cartaz, lápis de cor.





8 horas.




















                                                                                                                                                                                          

2º BIMESTRE – 2014
Capacidades
Conteúdos

Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo de duração







Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.

Caracterização geral dos principais grupos de seres vivos e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles: reino proctistas e reino dos fungos.

Roda de conversa sobre os reinos, perguntar o que eles conhecem que pertencem a esses reinos, registrar no quadro.
Leitura e discussão compartilhada com incentivo a fala de todos dos textos do LD. Pag94 a 99.
Fazer um trabalho de pesquisa no caderno sobre as doenças relacionadas aos grupos em estudo, depois compartilhar na sala com uma roda de leitura.
Resolver no caderno atividade relacionada ao texto em estudo LD. Pag.9102. At. 01, 02, 03, 04,05.
Participação da leitura;
Participação oral;
Pesquisa das doenças relacionadas ao tema reino dos fungos e proctistas e socialização do trabalho.
Atividade escrita no caderno e resolvida.

Quadro-branco, LD, tinta guache, papel sem pauta, pincel.

6 horas

Projeto meio ambiente na escola.

Leitura informativa sobre o dia mundial do meio ambiente, como surgiu essa data comemorativa e seu maior objetivo.
Debate o assunto, fazer desenhos e frases relacionadas ao meio ambiente.

Leitura.
Debate.
Produção de desenhos e frases.


Texto retirado da internet.
Papel A4, pincel, tinta guache, lápis de cor...

2 horas.


2º parada da leitura.

Trabalho de pesquisa sobre noticias sobre dopem nos atletas principalmente nos jogadores na copa de 2014.
Roda de leitura das noticias;

Confecção do mural na sala das noticias tragas pelos alunos.

Papel madeira;
Pincel; Cola;
Fita adesiva;
Noticias;

2 horas.

Revisão e avaliação do 2º bimestre.

Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 2º bimestre.
Socialização das respostas com a ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.

Resolução da atividade e socialização das idéias;
Avaliação do 2º bimestre.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações;


4 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário