GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESC. DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FREIRE.
|
1º plano
|
|||
SEQUENCIA DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
|
PERÍODO: 16/03 a 30/03/2015
|
|
||
PROFESSORA:
ADRIANA MOYSES
|
CARGA HORÁRIA: 6 HORAS AULA
|
|
||
1º BIMESTRE
|
TURMAS: 8º A, B, C
|
|
||
DESCRITORES:
|
||||
PORT.
ü Localizar informações implícitas e explicitas em um texto; (D1, D4).
ü Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; (D3).
ü Interpretar texto com auxilio de material gráfico e textos. (D5).
|
MAT.
ü Resolver atividades envolvendo informações apresentados em
tabelas/gráficos. (D36).
ü Associar informações apresentadas em listas /tabelas aos gráficos.
(D37).
|
|||
CAPACIDADES:
|
||||
ü Compreender
a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de
formação do planeta.
|
||||
CONTEÚDOS:
|
||||
ü Apresentação
do professor e alunos .
ü Contrato didático.
ü Avaliação
diagnostica
ü Informações
sobre as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin e comparação entre ela.
ü Noções
sobre a evolução dos seres humanos
|
||||
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
|
||||
1º SEMANA
|
ü Apresentação ,
leitura e socialização do contrato didático.
ü Atividade
digitada e xerocada aos alunos;
ü Resolução das
atividades;
ü Socialização
das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do
professor.
ü Conhecimentos
prévios dos alunos com perguntas relacionadas ao tema.
ü Leitura
e explicação do texto: Darwin e Wallace no L.D. 8º ano, pag.24 ate 27.
ü Pedir
para os alunos trazerem de casa informações, imagens que mostrem a evolução dos seres humanos tanto fisico, quanto intelectualmente
|
|||
2º SEMANA
|
ü Fazer debate
em sala com as informações trazida pelos alunos da evolução dos seres humanos
e apresentação de cartazes com imagens comparativas.
ü Resolução de
atividade escritas do L.D. 8º ano, pag.32 (at. 01).
ü Participação
na leitura e comentários dos alunos.
ü Colagem de
gravuras e debate sobre o significado de cada uma.
|
|||
RECURSOS:
|
||||
ü Livro didático
do 8º ano, Projeto araribá.
ü Quadro;
ü Pincel;
ü Xerox.
|
||||
AVALIAÇÃO:
|
||||
ü Dos
conhecimentos que o aluno já possui sobre evolução.
ü De
como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
ü Acompanhamento
dos trabalhos feitos pelos alunos durante as atividades investigativas
ü Resolução de atividades.
|
||||
REFERÊNCIAS:
|
||||
ü SHIMABUKURO, Vanessa. Projeto araribá ciências. Moderna, 2003.
|
||||
ANOTAÇOES;
|
||||
|
||||
Mediadora de conhecimentos.
AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.
sábado, 7 de março de 2015
SEQUENCIA DIDÁTICA 8º ANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário