SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
ESC. DE ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FREIRE.
|
1º plano
|
|||
SEQUENCIA DIDÁTICA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
|
PERÍODO: 16/03 a 30/03/2015
|
|||
PROF. ESP. ADRIANA MOYSES
|
CARGA HORÁRIA: 6 HORAS AULA
|
|||
1º BIMESTRE
|
TURMAS: 9º A, B, C
|
|||
DESCRITORES:
|
||||
PORT.
ü Localizar informações implícitas e explicitas em um texto; (D1, D4).
ü Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; (D3).
ü Interpretar texto com auxilio de material gráfico e textos. (D5).
|
MAT.
ü Resolver atividades envolvendo informações apresentados em
tabelas/gráficos. (D36).
ü Associar informações apresentadas em listas /tabelas aos gráficos.
(D37).
|
|||
CAPACIDADES:
|
||||
ü
Entender a estrutura básica do Sistema Solar e do
Universo e os modelos que a se explicam, a partir do reconhecimento dos
diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as
relações entre eles.
|
||||
CONTEÚDOS:
|
||||
ü Apresentação
do professor e alunos .
ü Contrato
didatico.
ü Avaliação
diagnostica
ü Noções
sobre o modelo Geocêntrico e Heliocêntrico e comparação entre os modelos
geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes
visões de mundo e a aspectos sociais, culturais ou filosóficos.
|
||||
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
|
||||
1º SEMANA
|
ü Apresentação ,
leitura e socialização do contrato didático.
ü Atividade
digitada e xerocada aos alunos;
ü Resolução das
atividades;
ü Socialização
das respostas no quadro com a participação dos alunos e intervenção do
professor.
ü Situação para
levantar os conhecimentos que os alunos já trazem sobre o modelo geocêntrico
e heliocêntrico, com perguntas orais, socializando as idéias proposta pelos
alunos.
ü Situações para leitura e discussão
compartilhada – com incentivo para a leitura e fala de todos do texto: O modelo geocêntrico e heliocêntrico
no livro didático pag.44
|
|||
2º SEMANA
|
ü Elaboração de registro das atividades
investigativas com as informações obtidas organizadas por meio de desenhos,
tabelas e explicações, através da resolução da at.2, 6,7 do LD. Pag.52.
ü Resolução de
atividade escrita e analise de tirinhas do L.D. 6º ano, pag.58 (at. 01, 04).
ü Desenhar no caderno o modelo heliocêntrico e
geocêntrico e escrever suas características.
|
|||
RECURSOS:
|
||||
ü Quadro-branco;
ü Pincel para
quadro;
ü Xerox de atividades;
ü LD
|
||||
AVALIAÇÃO:
|
||||
ü Dos
conhecimentos que o aluno já possui sobre: o modelo geocêntrico e
heliocêntrico.
ü De
como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
ü Acompanhamento
dos trabalhos feitos pelos alunos durante as atividades investigativas
|
||||
REFERÊNCIAS:
|
||||
ü SHIMABUKURO, Vanessa. Projeto araribá ciências. Moderna, 2003.
|
||||
ANOTAÇOES;
|
||||
Mediadora de conhecimentos.
AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.
sábado, 7 de março de 2015
SEQUENCIA DIDATICA 9° ANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário