Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PLANO DE AULA PARA O 9º ANO SISTEMA SOLAR



Área: ciências biológicas
Disciplina: ciências
Professor: Adriana Moyses
Turmas: 9º A B
Período: 29/04 a 17/05/2013
Carga Horária: 6 horas aula
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Descritor (es) da Prova Brasil/competências:

D1- Localizar uma informação explicita em um texto;
D4- Localizar uma informação implícita em um texto;
D5- interpretar texto com auxilio de material gráfico;
D7- identificar a tese de um texto.

Capacidades:

  • Entender a estrutura básica do sistema solar e do universo e os modelos que as explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.

Conteúdos:
  •  Noções sobre as principais constelações.
  • Comparação e reflexão sobre os modelos geocêntrico e heliocêntrico.
  • Conceito de gravitação universal e reconhecimento da existência da força gravitacional, associando a atração entre objetos na terra e no universo e relacionando as sua massa e respectiva distancia.
  • Pesquisa sobre os tipos de energia: cinética, potencial e gravitacional.

Procedimentos metodológicos:

  • Realizar uma conversa informal sobre os conhecimentos adquiridos em relação os modelos geocêntrico e heliocêntrico
  • Leitura compartilhada e individual do texto: geocêntrico e heliocêntrico
  • Resolução de atividade escrita e socialização das respostas, com o auxilio e explicação da professora.
  • Exposição de desenhos e apresentação da observação noturna das constelações: Cruzeiro do Sul e Três Marias e dos modelos geocêntrico e heliocêntrico.
  • Formar grupos para pesquisar os tipos de energia: cinética, potencial e gravitacional e apresentar na sala.
  • Resolução de atividades e socialização das respostas com a orientação da professora em relação ao conteúdo sobre os tipos de energia: cinética, potencial e gravitacional.



Recursos:

  • Quadro-branco;
  • Apagador;
  • Pincel para quadro;
  • Cópia digitada de texto;
  • Lápis de cor;

Sequência de atividades:





Semana

  • Realizar uma conversa informal sobre os conhecimentos adquiridos em relação os modelos geocêntrico e heliocêntrico
  • Leitura compartilhada e individual do texto: geocêntrico e heliocêntrico


  • Resolução de atividade escrita e socialização das respostas, com o auxilio e explicação da professora.


  • Exposição de desenhos e apresentação dos modelos geocêntrico e heliocêntrico.





Semana
  • Exposição de desenhos e apresentação da observação noturna das constelações: Cruzeiro do Sul e Três Marias.
  • Formar grupos para pesquisar os tipos de energia: cinética, potencial e gravitacional e apresentar na sala.


  • Resolução de atividades e socialização das respostas com a orientação da professora em relação ao conteúdo sobre os tipos de energia: cinética, potencial e gravitacional.


Avaliação:

  • Observação dos conhecimentos que o aluno já possui sobre os movimentos da terra.
  • Acompanhamento na realização das atividades de leitura e escrita.
  • Analisar a exposição de desenhos e registros da observação às constelações.
  • Avaliar a apresentação do trabalho sobre os tipos de energia.

Referências bibliográficas:

Pesquisa na internet e livros.
Referencial curricular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário