Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

domingo, 26 de maio de 2013

plano de aula


Área: ciências biológicas
Disciplina: ciências
Professor: Adriana Moyses
Turmas: 9º A B
Período: 17/05 a 07/06/2013
Carga Horária: 9 horas aula
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Descritor (es) da Prova Brasil/competências:

D1- Localizar uma informação explicita em um texto;
D4- Localizar uma informação implícita em um texto;
D5- interpretar texto com auxilio de material gráfico;
D7- identificar a tese de um texto.

Capacidades:

  • Entender a estrutura básica do sistema solar e do universo e os modelos que as explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.

Conteúdos:
·         As estações do ano, equinócios e solstícios, eclipse solar e eclipse lunar.
·         Envolver o cálculo de velocidade, tempo e distância, assim como a construção de gráficos de velocidade x tempo;
Procedimentos metodológicos:

  • Realizar uma conversa informal sobre os conhecimentos adquiridos em relação aos conteúdos citados acima.
  • Leitura compartilhada e individual do texto. (anexo)
  • Resolução de atividade escrita e socialização das respostas, com o auxilio e explicação da professora.
·         Elaboração de explicação sobre as estações do ano, a partir de um modelo construído a partir de uma fonte de luz e um globo terrestre, considerando o modelo heliocêntrico.
·         Representação da Terra nos equinócios e solstícios em modelos e esquemas.
·         Apresentação de duas fotos: eclipse solar e eclipse lunar, com o objetivo de identificar o fenômeno e escrever pequeno texto para explicar o que está acontecendo em cada foto, considerando o modelo heliocêntrico do sistema solar.
·         Envolver o cálculo de velocidade, tempo e distância, assim como a construção de gráficos de velocidade x tempo;
Recursos:

  • Quadro-branco;
  • Apagador;
  • Pincel para quadro;
  • Cópia digitada de texto;
  • Lápis de cor;

Sequência de atividades:





Semana

  • Realizar uma conversa informal sobre os conhecimentos adquiridos em relação aos conteúdos citados acima.
  • Leitura compartilhada e individual do texto. (anexo)
  • Escrita do texto e das atividades.

·         Resolução de atividade escrita e socialização das respostas, com o auxilio e explicação da professora.


·         . Elaboração de explicação sobre as estações do ano, a partir de um modelo construído a partir de uma fonte de luz e um globo terrestre, considerando o modelo heliocêntrico.




Semana
·         Representação da Terra nos equinócios e solstícios em modelos e esquemas.
·         Apresentação de duas fotos: eclipse solar e eclipse lunar, com o objetivo de identificar o fenômeno e escrever pequeno texto para explicar o que está acontecendo em cada foto, considerando o modelo heliocêntrico do sistema solar.

·         Envolver o cálculo de velocidade, tempo e distância, assim como a construção de gráficos de velocidade x tempo;
Avaliação:

·         Dos conhecimentos que o aluno já possui
·         De como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
·         Relatos orais de pesquisas, experimentos e observações.
·         Questão-problema para ser resolvida (em grupo e/ou individual).
·         Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
·         Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaboradas a partir das leituras feitas ao longo do bimestre.
Referências bibliográficas:

Pesquisa na internet e livros; Referencial curricular; http://www.infoescola.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário