Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

domingo, 26 de maio de 2013

PLANO DE AULA


Área: ciências biológicas
Disciplina: ciências
Professor: Adriana Moyses
Turmas: 6ºA, B, C
Período: 23/04 a 10/05/2013
Carga Horária: 9 horas aula
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Descritores da Prova Brasil/competências:

D1- Localizar uma informação explicita em um texto;
D4- Localizar uma informação implícita em um texto;
D5- interpretar texto com auxilio de material gráfico;
D7- identificar a tese de um texto.

Capacidades:

  • Compreender o universo e o sistema solar em sua configuração cósmica e a terra em sua constituição geológica.
  • Relacionar os movimentos da terra em torno do sol, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.

Conteúdos:

  • Observação sobre o universo e sua origem, os planetas o sistema solar, a terra e sua trajetória.
  • Identificação e comparação das principais características de planetas do sistema solar, como dimensões e localização em relação ao sol.
  • Relacionar os movimentos da terra com o ciclo dia e noite e as fases da lua

Procedimentos metodológicos:

·         Realizar uma conversa informal sobre os conhecimentos adquiridos em relação à origem do universo.
·         Leitura compartilhada e individual do texto: a origem do universo e o sistema solar.
·         Resolução de atividade escrita e socialização das respostas, com o auxilio e explicação da professora.
·         Exposição de desenhos que represente o universo, o sistema solar.
·         Confeccionar relógio-do-sol e registrar as observações comtempladas no horário e local de observação.

Recursos:
  • Quadro-negro;
  • Quadro-branco;
  • Apagador;
  • Giz;
  • Pincel para quadro;
  • Cópia digitada de texto;
  • Lápis de cor;
  • Relógio-do-sol

Sequência de atividades:





Semana


·         Realizar uma conversa informal sobre os conhecimentos adquiridos em relação à origem do universo.


  • Leitura compartilhada e individual do texto: a origem do universo e o sistema solar.



·         . Resolução de atividade escrita e socialização das respostas, com o auxilio e explicação da professora.






Semana


·         Exposição de desenhos que represente o universo, o sistema solar.


  • Exposição de desenhos que represente as fases da lua.


·         Confeccionar relógio-do-sol e registrar as observações comtempladas no horário e local de observação.

Avaliação:
·         Observação dos conhecimentos que o aluno já possui sobre a origem do universo.
·         Acompanhamento na realização das atividades de leitura e escrita.
·         Analisar a exposição de desenhos do sistema solar e registos das fases da lua.
·          Desempenho e o registro do aluno durante a observação no relógio do sol.

Referências bibliográficas:

Livro didático do aluno e texto digitado em anexo.

OBS: No contra turno executar projeto de visita a biblioteca da floresta. (anexo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário