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quinta-feira, 5 de março de 2015

Cont. Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental Ciências Naturais


8º anos


Objetivos
[Capacidades/competências amplas da disciplina]
Conteúdos de diferentes tipos
[O que é preciso ensinar explicitamente ou criar condições para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que são objetivos]
Propostas de atividade

[Situações de ensino e aprendizagem para trabalhar com os conteúdos]
Formas de avaliação
[Situações mais adequadas para avaliar]
Compreender a história evolutiva dos seres vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.






       Levantamento de hipóteses e suposições.
       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas, atlas, jornais, sites); observações; experimentos.
       Interpretação de esquemas, gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos.
       Reconhecimento e emprego de linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) relativa à história evolutiva dos seres vivos e aos processos de formação do planeta.
       Informações sobre a formação do planeta Terra (vulcões, terremotos, intemperismo) e movimento das placas tectônicas.
       Relação entre a história geológica do planeta e a evolução dos seres vivos, considerando mudanças na biosfera, atmosfera e litosfera.
       Estudo de diferentes teorias relacionadas a essa história, desde as fixistas e catastrofistas até elementos das teorias da evolução, bem como da formação e deslocamento das placas tectônicas.
       Confronto entre diferentes explicações sobre evolução da vida, para reelaborar ideias e interpretações.
       Representação em uma linha do tempo de eventos da história do planeta, como o surgimento da Terra, da água líquida, da atmosfera oxigenada e de grupos de seres vivos.
       Reconhecimento dos fósseis como evidências de evolução ao compará-los aos seres vivos atuais.
       Conceito de fóssil.
       Reconhecimento dos fósseis como um registro importante para história evolutiva.
       Valorização da pesquisa paleontológica para desvendar o passado do ambiente e seres vivos.
       Pesquisa sobre os fósseis e sua importância, bem como os prováveis modos de vida que tinham tais seres e comparação com os seres vivos atuais. Os fósseis encontrados na região possibilitam contextualizar o estudo.
       Representação, por meio de modelos, de fósseis para compreender formas, tamanho, características gerais dos organismos fossilizados.
       Comparação entre diferentes seres vivos que habitam diferentes ambientes, segundo suas características: estrutura, relação com água e busca de alimentos, reprodução e crescimento, associados aos modos de vida e aos ambientes que habitam, para a compreensão de processos adaptativos ao longo do tempo geológico.
       Debate sobre a evolução da vida com uso de argumentação fundamentada e registro de suas ideias por escrito ou expressas oralmente.
       Reconsideração de opiniões em face de evidências obtidas por diferentes fontes de informação.
       Informações sobre as teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin e comparação entre elas, considerando o papel das evidências e de suas interpretações para a elaboração de hipóteses explicativas.
       Comparação de casos atuais ou históricos de seleção natural e de seleção artificial praticados na agricultura e pecuária para explicar a teoria da evolução.
       Conceito de adaptação.
       Noções sobre reprodução assexuada e sexuada em plantas e animais.
       Reconhecimento de formas de reprodução sexual e assexual, comparando a eficiência para a sobrevivência da espécie.
       Noções sobre a evolução dos seres humanos.
       Problematização do tempo de existência da Terra, da origem dos seres vivos e das transformações que sofreram ao longo do tempo, com registro das principais ideias dos alunos a esse respeito.
       Apresentação de informações sobre a formação da Terra e origem da vida (exposição dialogada, exibição de documentário, animação).
       Pesquisa sobre os dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros, relacionando-os ao fenômeno dos fósseis, em uma abordagem inicial do estudo da evolução da vida.
       Apresentação de figuras de animais fósseis e discussão de semelhanças com animais atuais, levantando hipóteses sobre seu modo de vida e ambiente.
       Leitura de textos de livros didáticos, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre fósseis brasileiros.
Observação:
Usar como referência desenhos de esqueletos de espécies identificadas e mais conhecidas de fósseis. Ver o tamanho real dos animais e considerar a escala na representação.

       Visita ao cervo e/ou entrevista com profissional do laboratório de Pesquisas Paleontológicas da UFAC sobre trabalhos desenvolvidos, fósseis da região, trabalho do paleontólogo, fósseis brasileiros.

       Situações para levantar os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a origem da Terra e sua evolução. Problematização do tempo de existência da Terra, da origem dos seres vivos e das transformações que sofreram ao longo do tempo, com registro das principais idéias dos alunos a esse respeito.

       Situações de leitura (individual e em duplas) de textos científicos sobre a formação dos continentes, orientada por roteiro: localizar informações, apontar evidências e conclusões nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e representações presentes no texto etc.
       Apresentação de informações sobre a formação da Terra e origem da vida (exposição dialogada, exibição de documentário, animação).
       Pesquisa sobre os dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros, relacionando-os ao fenômeno dos fósseis, em uma abordagem inicial do estudo da evolução da vida.
       Leitura de textos de livros didáticos, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre fósseis brasileiros.
       Situações para os estudantes levantarem e discutirem suas hipóteses sobre as mudanças que as espécies sofreram ao logo do tempo.
       A partir de figuras (livros, apresentação em PowerPoint, slides) representando prováveis paisagens da Terra em diferentes tempos geológicos, estudos comparativos entre os animais e plantas, entre si e com espécies atuais que os alunos conhecem.
       Confecção de tabelas para registro das principais conclusões obtidas com a observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo em paisagens e espécies (tempo geológico X eventos observados).
       Situações para pesquisa em fontes diversas sobre as eras geológicas e os principais eventos relacionados à história da vida.
       Atividades investigativas, ou seja, diferentes modalidades de trabalho prático, para os alunos, em pequenos grupos, vivenciarem procedimentos próprios da área: coleta de dados e informações por meio de entrevistas, observações, levantamento de hipóteses, experimentações, criação de maquetes ou de outras montagens. Entre elas:
-       construir linha do tempo a partir de tabela informativa sobre as eras geológicas, organizada de acordo com características de flora, fauna, clima, com o objetivo de situar os eventos significativos na história da Terra, entre eles: o esfriamento do planeta e a formação da água líquida, a formação da atmosfera em íntima relação com a proliferação dos seres vivos clorofilados, a mudança de posição dos continentes, a ocupação dos ambientes terrestres pelas plantas e a formação dos solos e o surgimento dos vertebrados e dos seres humanos.
-       Representação, por meio de desenho, colagem ou construção com massa de modelar, de animal e do ambiente (provável) em que vivia a partir de estruturas fossilizadas (reais ou imagens) e outras informações pesquisadas.
Observação:
Garantir discussões que possibilitem relacionar as interações entre Terra, água, atmosfera e seres vivos ao longo do tempo.

       Situações de problematização do longo tempo geológico para a formação e reposição natural de recursos da biosfera, comparado ao curto tempo em que a humanidade os consome e destrói.
       Situações para comparar um fóssil, a representação (desenho) do organismo quando vivo e seres vivos atuais, relacionando os fósseis às evidências da evolução biológica. 
       Investigação de teorias que explicam a história geológica da Terra e a evolução do seres vivos: Fixismo, Catastrofismo etc., relacionando-as com o período histórico em que surgiram.  
       Pesquisas em variadas fontes sobre as Teorias da Evolução de Lamarck e Darwin[1].
       Apresentação de casos atuais e/ou históricos de seleção natural e de seleção artificial, como as praticadas para melhoramento de espécies na agricultura e pecuária, com o objetivo de aprofundar conceitos ligados à evolução.
       Problematizar e trazer informações sobre fatores de seleção natural, como a aleatoriedade das mutações nas populações dos seres vivos e o papel das transformações ambientais.
       Situações para a comparação de determinados seres vivos (as estruturas do corpo, os modos como realizam funções vitais e os comportamentos daqueles que habitam ecossistemas diferentes, hoje e em outros períodos do passado geológico), incluindo-se o ser humano, para favorecer a compreensão do conceito de adaptação.
       Situações para o estudo do modo sexual e assexual de reprodução de plantas e animais, considerando-se a maior variação entre os descendentes provenientes de reprodução sexual que na reprodução assexual e, portanto, maior diversidade entre os indivíduos de uma população.
Observação:
São particularmente importantes nos estudos sobre evolução dos seres vivos e sua adaptação o reconhecimento de formas eficientes de dispersão e a aspectos relativos à reprodução dos seres vivos em ambientes terrestres, tais como as sementes, os ovos de insetos, de répteis e de aves e a fecundação interna dos animais.

       Atividade investigativa sobre a estrutura reprodutiva em plantas:
-       observação de flores para identificação de órgãos reprodutivos;
-       organização de um acervo de sementes, a partir de coleta, com ajuda do professor ou individualmente, para análise (em grupo) das características do material coletado, bem como a identificação adequada do material coletado.
       Situações para o estudo da evolução humana, com o apoio de textos, programas de vídeo e explicações, com ênfase na discussão da origem e evolução do gênero Homo.  
       Situações de discussão e levantamento de hipóteses para problematizar sobre qual o lugar na Terra em que os seres humanos surgiram, desenvolvendo argumentos que justifiquem as diversas hipóteses.

Algumas propostas:
       Observação, registro e análise:
-       dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
°      a origem e evolução da Terra;
°      as transformações que os seres vivos sofreram ao longo do tempo.
-       de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas, elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
Observação:
Pode se restringir o número de grupos observados em cada situação investigativa, atentando para: argumentação, observação, levantamento de hipótese, participação no trabalho da equipe. Registrar dados para avaliar a evolução do aluno ao longo do semestre.

       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.

Outras propostas:

       Questão-problema para ser resolvida ao final de cada tema trabalhado (em grupo e/ou individual). Um exemplo: Como sabemos que o megatério viveu nas florestas da região amazônica?
       Modelos ou desenhos produzidos a partir de estruturas fósseis.
       Atividade para localizar um determinado evento na linha do tempo que representa a história da Terra.
       Organização de uma sequência de eventos ocorridos na história do planeta, obedecendo a sua cronologia.
       Sequenciação de paisagens que representem momentos da história evolutiva da vida de acordo com a ordem provável em que elas ocorreram.
       Reconhecimento de uma explicação lamarquista para uma mudança ocorrida ao longo da evolução de uma espécie.
       Reconhecimento de uma explicação darwinista para uma mudança ocorrida ao longo da evolução de uma espécie.
       Explicação, de acordo com a teoria de Darwin, de exemplos de mudanças de alguns seres vivos ao longo do tempo.
       Elaboração de texto explicativo produzido por duplas a partir de uma figura que represente a evolução do gênero Homo.
       Construção de uma chave evolutiva a partir dos hominídeos.
       Participação nas discussões considerando a argumentação e registro das ideias.
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno acerca da história evolutiva dos seres vivos e suas relações com a formação do planeta.
Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de autocuidado, de autoestima e de respeito ao outro.
       Levantamento de hipóteses.
       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais, sites, entrevistas, experimentação etc.).
       Interpretação de gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos
       Noções sobre o desenvolvimento sexual humano.
       Elaboração, individualmente e em grupo, de registros acerca do organismo humano, referentes ao sistema reprodutor masculino e feminino, considerando informações obtidas em imagens, esquemas, textos diversos etc.
       Caracterização da puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva humana e que produz mudanças físicas e emocionais.
       Conceito de adolescência e suas variações em diferentes culturas e épocas.
       Descrição das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozóides na ejaculação para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na ausência de preservativos durante relações sexuais.
       Representação em textos, esquemas e desenhos das transformações ocorridas no útero e nos ovários durante o ciclo menstrual, identificando a ovulação com o período fértil.
       Descrição dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
       Informações sobre a anatomia e a fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino.
       Discussão sobre a importância do autocuidado.
       Situações para levantamento do que os alunos já sabem sobre sexualidade e reprodução humana (diretamente sob forma de conversa ou de questões escritas, por meio de uma caixa colocada na classe para os alunos deixarem suas perguntas sobre o assunto ou outras).
       Leitura de textos científicos sobre a puberdade, as mudanças que ocorrem no corpo nesta fase e a que se devem.
       Exibição de filmes, documentários etc. que permitam discutir a adolescência e as variações em torno deste conceito: em outras culturas hoje ou em épocas distintas.
       Discussão sobre a adolescência a partir do conceito da Organização Mundial de Saúde, as variações deste conceito durante a história e em diferentes culturas, ainda hoje.
       Atividades investigativas como, por exemplo:
-       desenhar (individualmente) dois contornos do corpo humano: em um deles desenhar os órgãos internos do sistema genital feminino e no outro os órgãos internos do sistema genital masculino;
-       em grupo, socializar os desenhos e identificar as semelhanças e diferenças que apresentam;
-       a partir de referências apresentadas pelo professor, comparar a produção coletiva e produzir dois novos contornos com respectivos desenhos dos sistemas genitais masculino e feminino.
       Uso de torço humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para reconhecimento e identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
       Situações para estudos comparativos de vários grupos de animais, incluindo-se a espécie humana, sobre reprodução, utilizando leituras de textos sobre o assunto, pranchas, ilustrações e modelos, exibição de vídeos e outros recursos audiovisuais, além das explicações necessárias.
       Situações de debate que permitam problematizar: Na espécie humana, a sexualidade é diferente do que ocorre em outras espécies? Sexo e sexualidade são sinônimos?
       Situações para estudo do funcionamento sexual na espécie humana.
       Informações gerais sobre métodos anticoncepcionais e demonstração de alguns deles.
Algumas propostas:
       Observação, registro e análise dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
-       o sistema reprodutor masculino e feminino;
-       mudanças durante a puberdade;
-       ovulação, produção de espermatozóides, ejaculação;
-       métodos anticoncepcionais e de prevenção de DST/AIDS.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Elaboração de legendas de figuras e esquemas sobre o sistema genital masculino e feminino.
       Elaboração de esquemas explicativos sobre os eventos envolvidos no ciclo menstrual.
       Atividades para localização, em um calendário comum, a partir de dados apresentados, o período fértil de uma mulher.
       Produção de textos a partir de figuras representando o sistema reprodutor.
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno acerca do sistema reprodutor e sexualidade humana.
Compreender o organismo humano como um todo, interpretando diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que concorrem na manutenção do equilíbrio, as manifestações e os modos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o papel da sociedade humana na preservação da saúde coletiva e individual.






       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais, sites, entrevistas, experimentação); comparação; representação através de desenhos.
       Interpretação de gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos.
       Retomada dos conhecimentos adquiridos sobre os sistemas, órgãos e tecidos do corpo humano, bem como as correlações entre eles.
       Retomada dos conhecimentos adquiridos sobre estratégias de prevenção e manutenção da saúde, com ênfase na saúde sexual e reprodutiva.
       Reconhecimento e/ou emprego de linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) relativa ao estudo dos processos do corpo, da reprodução e sexualidade humana.
       Noções sobre as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente AIDS, e os problemas sociais e econômicos a elas relacionados.
       Situações para estudo das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção, utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.
       Análise de gráficos e tabelas sobre a evolução da AIDS e outras DSTs.
       Leitura de textos jornalísticos sobre AIDS e DSTs.
       Atividade investigativa como, por exemplo:
-       pesquisa junto aos equipamentos de saúde locais sobre as DSTs mais frequentes na comunidade, envolvendo entrevista com profissionais da saúde, farmacêuticos, funcionários de postos de saúde etc.;
-       relatório das pesquisas com dados apresentados sob forma de tabelas, gráficos e textos, incluindo na pesquisa questões sobre o atendimento que é oferecido à população, identificadas em entrevistas feitas com moradores, assim como profissionais da saúde.
       Discussão e avaliação, a partir dos dados levantados, sobre a qualidade dos serviços de saúde da localidade.
       Leitura e discussão compartilhada de textos sobre as doenças mais frequentes apontadas pela pesquisa. Entre eles, cartazes e materiais de campanha de saúde produzidos pelo Ministério da Saúde e secretariais estaduais e municipais (disponíveis em postos de saúde, hospitais ou sites).
Algumas propostas:
       Observação, registro e análise:
-       dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
°      doenças sexualmente transmissíveis em geral e AIDS em especial;
-       de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Comentários e análise crítica sobre textos lidos, incluindo cartazes e matérias de campanha.
       Relatórios da pesquisa com profissionais e usuários dos serviços de saúde, com apresentação dos dados utilizando os diferentes recursos abordados no semestre (gráficos, tabelas, diagramas etc.).
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos acerca do organismo humano, sistemas, órgãos e tecidos, identificando suas funções e relações entre eles.


Valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade sobre a sexualidade e modos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
       Elaboração de perguntas, seleção, organização e registro de dados e ideias para investigar as questões relativas às doenças sexualmente transmissíveis.
       Elaboração, individualmente e em grupo, de relatos orais e outras formas de registros acerca das questões e temas pesquisados.
       Participação em debates coletivos sobre a AIDS e outras DSTs e formas de prevenção, registrando suas ideias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinião em face de evidências obtidas por diferentes fontes de informação.
       Compromisso com a disseminação dos conhecimentos adquiridos sobre sexualidade e modos de prevenção de DSTs.
       Organização de material para exposição na escola, aberta à visitação da comunidade, sobre os resultados das pesquisas desenvolvidas no semestre e formas de prevenção das doenças pesquisadas junto aos equipamentos de saúde locais.
       Elaboração de panfletos orientando sobre DSTs que podem ser distribuídos na escola e comunidade próxima.
       Parceria com os profissionais e serviços de saúde para a organização de campanhas e ações educativas sobre os temas relativos à saúde trabalhados no semestre, no âmbito da escola ou da comunidade, utilizando os diversos recursos disponíveis (exposição oral, rádio comunitária etc.).
Algumas propostas:
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Observação, registro e análise:
-       dos materiais produzidos, considerando a qualidade da informação e da comunicação;
-       avaliação da habilidade para a exposição oral e organização de materiais e eventos, com auxílio do professor e outros parceiros;
-       do envolvimento no planejamento, execução e avaliação das ações educativas desenvolvidas.
Elaborar, individualmente e em grupo, registros a cerca do organismo humano, considerando informações obtidas em imagens, esquemas, observações e textos.


       Observação; Comparação, Experimentação; Representação através de desenhos.
       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais, sites, entrevistas, experimentação etc.).
       Interpretação de gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos.
       Compreensão dos processos envolvidos nas funções vitais de respiração, circulação e eliminação de excretas nitrogenados do organismo.
       Noções sobre o sistema respiratório humano, do ponto de vista anatômico e fisiológico, e o processo de respiração externa, incluindo-se as trocas gasosas e movimentos respiratórios.
       Comparação entre o sistema respiratório e as trocas gasosas nos seres humanos e em outros animais.
       Noções sobre o sistema cardiovascular humano, do ponto de vista anatômico e fisiológico.
       Identificação dos principais caminhos da circulação sanguínea, o papel do coração e as mudanças de composição do sangue ao percorrer os diferentes órgãos do corpo.
       Noções sobre os componentes do sangue e suas funções.
       Noções sobre o sistema urinário humano.
       Identificação, no sistema urinário, do processo de filtração do sangue e eliminação de substâncias tóxicas produzidas pelas células.
       Estabelecimento de relação entre o consumo de proteínas e a produção de resíduos nitrogenados.
       Estabelecimento de relação entre a eliminação de resíduos nitrogenados e o ambiente onde um animal vive.
       Identificação da pele e do sistema imunitário com a função de proteção e defesa do corpo, constituindo sequência de barreiras de defesa contra agentes invasores: substâncias, vírus e bactérias.
       Reconhecimento da ação protetora das vacinas como auxiliar do sistema imunitário e como resultado de descobertas e pesquisas desde o século 18.
       Noções gerais sobre o sistema músculo-esquelético.


       Situações (no início do estudo de cada função) para levantar os conhecimentos que os alunos trazem sobre os temas que serão abordados, a partir de questões como:
-       por onde o ar passa pelo nosso corpo?
-       é melhor respirar pela boca ou pelo nariz?
-       por que o sangue é vermelho?
-       é possível controlar voluntariamente o batimento cardíaco?
-       como repomos o sangue que perdemos em um machucado?
       Registro das principais conclusões e ideias para posterior utilização.
       Situações de leitura (individual e em duplas) de textos ou imagens sobre o conhecimento do corpo humano ao longo do tempo. Exemplos: contrapor imagens de um mesmo órgão feitas atualmente e em outro período para explorar as diferenças, problematizar como as informações foram obtidas, o que avançou e por que etc.
       Situações de leitura (individual e em duplas) de textos científicos sobre os sistemas estudados orientada por roteiro: localizar informações, apontar evidências e conclusões nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e representações presentes no texto etc.
       Sínteses das leituras, elaboração de mapas conceituais e esquemas.
       Situações para comparar a respiração humana com a de outros animais.
       Atividades para estudo sobre cada uma das funções estudadas utilizando experimentos, leituras de textos, pranchas, ilustrações e modelos, além das explicações necessárias.
       Leitura individual ou em duplas de texto sobre a respiração nos seres vivos, com roteiro de estudo e respectivo registro.
       Discussão, a partir de pranchas, figuras ou livros, de representações do sistema respiratório humano e reflexão sobre o caminho do ar dentro do corpo, com o intuito de explicar o mecanismo respiratório, trajeto do ar e trocas gasosas.
       Com o apoio de representações do sistema cardiovascular e/ou filmes, atividades para identificar as relações entre sistema cardiovascular e respiratório, enfocando as trocas gasosas em todo o corpo e a liberação de energia na célula.
       Atividades investigativas, como:
-       construção de modelo físico para demonstrar a mecânica ventilatória;
-       ausculta do coração e identificação dos principais sons dos batimentos cardíacos;
-       observação de coração e pulmão de vertebrados, como boi e porco, para estudo e comparação com os órgãos humanos;
-       identificação de gás carbônico no ar expirado;
-       observação da estrutura respiratória de peixes. 
       Situações para comparar a eliminação de resíduos nitrogenados nos seres humanos com a de outros animais em diferentes ambientes.
       Elaboração de quadro síntese dos diferentes sistemas, com ilustrações, descrições etc.
       Situações de uso de esquemas dos órgãos dos sistemas do corpo humano que foram estudados, identificando a relação entre eles (anatômica e fisiológica).
       Exibição de filmes, documentários ou outros gêneros, que permitam explorar e discutir aspetos relacionados às funções e sistemas estudados, com proposta de registro.
       Pesquisa em fontes diversas, inclusive entrevista com profissionais da saúde, sobre vacinas: importância, como são produzidas, funcionamento e as obrigatórias para cada idade. É possível ainda convidar um profissional da área médica ou pesquisador para palestra na comunidade.
       Elaboração, a partir das pesquisas, de material para divulgar na escola e ou comunidade a importância das vacinas e orientações sobre as obrigatórias para cada idade.
       Situações para sistematização dos conceitos já apresentados e discutidos.
Algumas propostas:
       Observação, registro e análise:
-       dos conhecimentos que o aluno já possui sobre equilíbrio ambiental e como esta questão se apresenta nos principais biomas brasileiros;
-       de como o aluno procede enquanto realiza as atividades propostas.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das Ciências Naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Elaboração de legendas de figuras e esquemas sobre os sistemas estudados.
       Elaboração de esquemas explicativos sobre os eventos envolvidos na respiração, na circulação e na eliminação de resíduos nitrogenados.
       Produção de textos a partir de figuras representando os sistemas estudados.
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno acerca do sistema reprodutor e sexualidade humana.




[1] É importante ressaltar que o conhecimento da natureza depende, em grade parte, da elaboração de modelos explicativos para fenômenos conhecidos. A comparação das teorias de Lamark e Darwin pode dar lugar a uma discussão sobre a natureza do fazer científico, considerando-se o papel das hipóteses, das evidências e da interpretação das evidências na constituição de modelos explicativos. O que se pretende não é mostrar a superação de uma teoria em favor de outra, considerada errônea e sem sentido, mas, sim, examinar diferentes lógicas de interpretação que permitiram, em seu próprio tempo, dar novo significado a fatos já conhecidos, neste caso, a diversidade da vida. Em 2009 comemora-se o bicentenário do nascimento de Charles Darwin (1809-1882) e os 150 anos de publicação da Origem das espécies. Estes temas devem ocupar espaço na mídia e originar textos e matérias interessantes para uso na escola.



9º anos

Objetivos
[Capacidades/competências amplas da disciplina]
Conteúdos de diferentes tipos
[O que é preciso ensinar explicitamente ou criar condições para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que são objetivos]
Propostas de atividade
[Situações de ensino e aprendizagem para trabalhar com os conteúdos]
Formas de avaliação
[Situações mais adequadas para avaliar]
Entender a estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que as explicam, a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e dos fenômenos que determinam as relações entre eles.























       Levantamento de hipóteses.
       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas, atlas, jornais, sites).
       Observação; experimentação; representação através de desenhos.
       Interpretação de esquemas, gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos.
       Reconhecimento e emprego de linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) relativas aos temas estudados.
       Observação e comparação de constelações presentes no céu brasileiro.
       Noções sobre as principais constelações.
       Pesquisa, comparação e reflexão sobre os modelos geocêntrico e heliocêntrico.
       Noções sobre os modelos Geocêntrico e Heliocêntrico, com ênfase na discussão sobre a importância das ideias científicas para entender o mundo atual e a mudança de mentalidade proposta pelo heliocentrismo.
       Comparação entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a diferentes visões de mundo e a aspectos sociais, culturais ou filosóficos.
       Pesquisa sobre viagens espaciais já realizadas, equipamentos utilizados, tempos de viagem e conhecimentos propiciados por elas.
       Conceito de gravitação universal.
       Reconhecimento da existência da força gravitacional, associando-a à atração entre objetos na Terra e no Universo e relacionando-a às suas massas e respectivas distâncias.
       Pesquisa sobre os tipos de energia (cinética, potencial e gravitacional).
       Associação da luz emitida pelas estrelas a uma forma de energia que tem origem nos núcleos atômicos.
       Identificação do sol como nossa principal fonte de energia.
       Pesquisar em fontes variadas as reações químicas como fonte de energia (atômica e solar).
       Situações para levantar os conhecimentos e hipóteses que os alunos já trazem sobre:
-       as dimensões do Universo;
-       o que mantém os sistemas planetários unidos;
-       a influência da Lua nas marés.
       Atividades investigativas, ou seja, diferentes modalidades de trabalho prático, para os alunos, em pequenos grupos ou individualmente, vivenciarem procedimentos próprios da área: coleta de dados e informações por meio de entrevistas, observações, levantamento de hipóteses, experimentações, criação de maquetes ou de outras montagens etc. Entre elas:
-       observação direta e sistemática do céu noturno para localização de diferentes constelações ao longo do ano, bem como planetas visíveis a olho nu.
-       Construção de um modelo de sistema solar (desenho, maquete etc.) com tamanhos proporcionais de seus planetas e satélites e respectivas distâncias em escala, com o objetivo de auxiliar os alunos a construir imagens e dimensões astronômicas.
-       análise de tábuas de marés de dois litorais diferentes em um mesmo mês para comparação quanto aos horários e alturas das marés, explorando regularidades, selecionando algumas datas, calculando amplitude das marés e pesquisando as fases da lua envolvidas neste período;
-       observação e experiências simples sobre queda livre, a partir das ideias propostas por Galileu, com o objetivo de relacionar o tempo de queda dos corpos com o seu peso, envolver o cálculo de velocidade, tempo e distância, assim como a construção de gráficos de velocidade x tempo;
-       experimentos sobre as Leis do Movimento de Newton.
       Situações de leitura (individual, em duplas) de textos científicos sobre a evolução das ideias científicas relacionadas ao Universo (do geocentrismo de Aristóteles e das contribuições de Ptolomeu ao heliocentrismo de Copérnico, Giordano, Bruno e Galileu), a partir de um roteiro de orientação: localizar informações, apontar evidências e conclusões nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e representações presentes no texto etc.
       Situação para comparar e debater os dois modelos do sistema solar, considerando as concepções que os norteavam, os aspectos sociais, culturais e filosóficos, a disputa política entre os defensores de cada um deles, as repercussões para a ciência e o pensamento humano. Exemplo: simulação de um debate entre defensores dos dois modelos, construção de esquema ou tabela comparativa etc.
       Pesquisa em fontes variadas (documentários, sites de astronomia, jornais, revistas etc.) sobre a contribuição dos telescópios e sondas espaciais na ampliação dos nossos conhecimentos sobre o Universo, por exemplo, sobre a Voyager e o Hubble.
       Produção coletiva de textos sobre pesquisas e viagens espaciais, a partir da leitura de textos jornalísticos selecionados sobre o tema distribuídos para os alunos organizados em grupos.
       Elaboração, por meio de desenhos e esquemas, de um modelo que represente o Universo, a partir de tudo que foi estudado nas aulas e incorporando os conhecimentos mais recentes sobre o Universo (buracos negros, outras galáxias).
       Organização de um mural ou exposição com o conjunto de textos lidos, outras contribuições trazidas pelos alunos, textos e modelos produzidos pelos grupos.
Observação:
O professor pode estimular o aluno, desde o início do trabalho com o tema, a pesquisar nos jornais artigos e notícias sobre astronomia. A coletânea organizada pode ser utilizada na análise de textos e no mural.

       Situações de problematização das observações do céu e do modelo do sistema solar sobre como o sistema planetário permanece unido e com posições relativas entre os vários corpos aproximadamente constantes.
       Elaboração de hipóteses que expliquem as marés a partir dos conhecimentos já construídos sobre o sistema Terra-Sol-Lua e sobre a força da gravidade.
Algumas propostas:
       Observação, registro e análise:
-       dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
°      as dimensões do Universo;
°      o que mantém os sistemas                          planetários unidos;
°      a influência da Lua nas marés.
-       de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações etc.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
Observação:
Pode se restringir o número de grupos observados em cada situação investigativa atentando para: argumentação, observação, levantamento de hipótese, participação no trabalho da equipe etc. Registrar dados para avaliar a evolução do aluno ao longo do semestre.

       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Participação nos debates considerando a argumentação usada, apropriação conceitual e de linguagem científica, além da forma como o aluno procede.
       Pequenos textos individuais sobre aspectos trabalhados durante o desenvolvimento dos temas de estudo.
       Relatos orais de pesquisas, experimentos e observações.
       Questão-problema para ser resolvida (em grupo e/ou individual).
       Apresentação de duas fotos: eclipse solar e eclipse lunar, com o objetivo de identificar o fenômeno e escrever pequeno texto para explicar o que está acontecendo em cada foto, considerando o modelo heliocêntrico do sistema solar.
       Texto coletivo sobre o conhecimento atual que se tem do Universo.
       Identificação dos modelos geocêntrico e heliocêntrico apresentados em esquemas e descrições, justificando a opção por um ou outro modelo.
       Organização de quadro com as principais contribuições para o conhecimento do Universo de: Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Newton, identificando o período em que viveram e o contexto social em que foram produzidas as suas ideias.
       Elaboração de explicação sobre as estações do ano, a partir de um modelo construído a partir de uma fonte de luz e um globo terrestre, considerando o modelo heliocêntrico.
       Representação da Terra nos equinócios e solstícios em modelos e esquemas.
       Produção do aluno, e de seu grupo, exposta no mural.
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno acerca do Sistema Solar e Universo, os corpos celestes que os compõe, as relações entre eles e os modelos geocêntrico e heliocêntrico.
Compreender que a matéria é constituída por elementos que possibilitam a transformação e a produção de energia necessária ao trabalho humano.
       Levantamento de hipóteses.
       Observação; Comparação, Experimentação; Representação através de desenhos.
       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais, sites, entrevistas, experimentação etc.).
       Interpretação de gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos.
       Conceito de materiais orgânicos e inorgânicos.
       Reconhecimento de materiais orgânicos e inorgânicos do ambiente necessários aos seres humanos (madeira, areia, sal, couro etc.).
       Reconhecimento dos materiais lançados no ambiente pelos seres humanos (lixo, dejetos, fumaça etc.).
       Identificação dos recursos naturais mais utilizados na região (água, ar, solo, animal, vegetal etc.).
       Reconhecimento da nomenclatura química para caracterizar os materiais, substâncias e transformações físicas e químicas.
       Leitura e representação, de forma nominal e simbólica, de reações químicas, diferenciando reagentes e produtos.
       Análise e descrição de ácidos, bases e sais.
       Identificação de ácidos, bases e sais presentes no cotidiano dos seres humanos (frutas, sal, vinagre etc.)
       Informações sobre as diversas formas de energia: luz, calor, sol, eletricidade e gravidade.
       Identificação de fontes diversas de energia e associá-las aos seus usos.
       Reconhecimento das principais fontes e transformações de energia nas usinas de geração de eletricidade.
       Reconhecimento da sequência de algumas transformações de energia que ocorrem em máquinas e equipamentos, tais como nos veículos, na iluminação, em eletrodomésticos e aparelhos de comunicação.
       Reconhecimento das principais tecnologias utilizadas pelo ser humano, em diferentes épocas de sua evolução, para obter, armazenar e utilizar diferentes formas de energia (uso do fogo, invenção da roda, roda d’água, moinho de vento, petróleo, eletricidade, energia nuclear etc.).
       Avaliação do consumo de energia residencial, identificando necessidades e formas de economia e racionalização.
       Avaliação das implicações sociais, econômicas e ambientais nos processos de geração e transformações de energia.

       Situações para levantar o que os alunos sabem sobre os materiais usados em seu cotidiano, com o objetivo de indicar objetos comuns presentes na vida do aluno (peça de vestuário, mobiliário, lápis, giz, caneta, tinta usada na parede, lixeira, cadeira etc.) e formular hipóteses sobre de que material, ou materiais, cada um eles é feito.
       Situações que permitam que o aluno formule hipóteses a respeito da origem dos materiais listados na atividade anterior.
       Situações para pesquisar sobre os materiais envolvidos na produção dos objetos listados, incluindo sua origem, com o objetivo de comparar com a resposta dada inicialmente.
       Elaboração de uma tabela ou catálogo com os diferentes objetos utilizados no cotidiano, os materiais que os compõem, sua origem, as transformações ocorridas até o objeto finalizado e o que foi lançado no ambiente durante o processo, inclusive seu descarte – a partir da pesquisa realizada.
       Discussão do conceito de material orgânico e inorgânico, com o objetivo de incluir, na tabela construída, a classificação de acordo com este critério.
       Atividades investigativas que ofereçam oportunidade de observação e experimentação envolvendo exemplos de: misturas, separação de misturas, transformações físicas e químicas, identificação de substâncias e suas propriedades.
Observação:
Estas atividades favorecem a compreensão de que existe uma grande variedade de fenômenos químicos na natureza e outros provocados pelo ser humano, que integram os ciclos dos materiais na natureza. São experimentações necessárias para o aluno construir uma bagagem essencial para a contextualização dos conceitos de “substância”, “mistura” e “reação química”, favorecendo ainda a compreensão que a matéria é constituída por partículas, como átomos e moléculas.

       Atividades investigativas, tais como:
-       análise de embalagens de água sanitária de diferentes marcas para leitura da composição e percepção de que são feitas da mesma substância química;
-       testar experimentalmente e discutir a eficiência de diferentes produtos de higiene conforme a especificação do fabricante, comparar custos e benefícios de um rol de produtos com a mesma finalidade (sabonetes, pastas de dente, sabão em pedra, sabão em pó, água sanitária etc.) e discutir as normas de segurança para seu uso;
-       planejar experimento, sob supervisão do professor, para comparar a atuação dos sabões e de outros produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras de diferentes superfícies e materiais;
-       produção artesanal, por exemplo, de sabão, seguindo receitas próprias e investigar as relações de diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos, discutindo o conceito de biodegradação.
       Estudo das características e identificação de sais, ácidos e sais presentes no cotidiano.
       Situações para estudo das diferentes explicações sobre do que é feita a matéria, em uma perspectiva histórica e a explicação atual.
       Atividades experimentais de verificação, a partir de vários exemplos, de que duas ou mais diferentes substâncias combinam-se em produtos que têm propriedades distintas daqueles que lhe deram origem[1].
       Atividades para estudo sobre as diversas formas de energia e seus usos, utilizando leituras de textos sobre os assuntos, ilustrações, audiovisuais e modelos, além das explicações necessárias.
       Leitura individual ou em duplas de texto sobre principais fontes e transformações de energia nas usinas de geração de eletricidade, com roteiro de estudo.
       Pesquisa (em grupo) em fontes diversas sobre algumas transformações de energia que ocorrem em máquinas e equipamentos, tais como nos veículos, na iluminação, em eletrodomésticos e aparelhos de comunicação. Cada grupo se responsabilizaria por pesquisar uma máquina ou equipamento diferente dos demais.
       Seminários para socialização das pesquisas.
       Discussão, a partir de leituras de textos de livros didáticos, audiovisuais etc., sobre as principais tecnologias utilizadas pelo ser humano, em diferentes épocas de sua evolução, para obter, armazenar e utilizar diferentes formas de energia (uso do fogo, invenção da roda, roda d’água, moinho de vento, petróleo, eletricidade, energia nuclear etc.).
       Atividade para leitura de conta de luz (da escola, trazidas pelos alunos ou apresentada pelo professor) e elaboração de propostas para economizar energia.
       Debate, antecedido por pesquisa, sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais nos processos de geração e transformações de energia. Uma possibilidade é debater sobre a construção de uma usina hidrelétrica ou termoelétrica em uma dada região.

Algumas propostas:
       Observação, registro e análise:
-       dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
°      o que é material;
°      identificação de materiais usados em seu cotidiano;
°      origem destes materiais.
-       de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações etc.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Apresentação de uma conta para leitura e discussão.
       Atividades para sequenciar (em grupo ou duplas) algumas transformações de energia que ocorrem em máquinas e equipamentos discutidos em aula.
       Questão-problema para ser resolvida em grupo e/ou individualmente.
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno acerca das fontes diversas de energia e seus usos, das principais fontes e transformações de energia nas usinas de geração de eletricidade, das implicações sociais, econômicas e ambientais nos processos de geração e transformações de energia.

Utilizar conceitos científicos básicos associados à energia, à matéria, à transformação, ao sistema e à vida.

       Levantamento de hipóteses.
       Observação; Comparação, Experimentação; Representação através de desenhos.
       Busca de informação em fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais, sites, entrevistas, experimentação etc.).
       Interpretação de gráficos e tabelas.
       Leitura e interpretação de textos diversos
       Noções sobre as transformações de energia e matéria nos processos de respiração celular, fotossíntese e combustão.
       Estabelecimento de relação entre a fotossíntese, a respiração celular e a combustão nos ciclos do carbono e do oxigênio para compreender o papel da vegetação, do desmatamento e das queimadas na atmosfera.
       Conceito de combustão como reação química.
       Conceito de Fotossíntese.
       Conceito de respiração celular.
       Noções sobre o processo de respiração externa nos seres vivos.
       Conhecimentos sobre o sistema respiratório humano e o processo de respiração externa.
       Conhecimentos sobre o sistema cardiovascular humano, seu funcionamento e relação com o sistema respiratório.
       Reconhecimento de reagentes e produtos em reações químicas de combustão.
       Conhecimento sobre a teoria atômico-molecular para explicar modelos de constituição e propriedades dos materiais.
       Investigação e comparação entre diferentes modelos explicativos da constituição da matéria ao longo da história.
       Estudo sobre as transformações químicas que ocorrem na respiração e na combustão, relacionando energia e matéria, particularmente o carbono nos seres vivos e no ambiente, utilizando experimentos, leituras de textos sobre os assuntos, pranchas, ilustrações e modelos, além das explicações necessárias[2].
       Leitura individual ou em duplas de texto sobre a respiração nos seres vivos, com roteiro de estudo.
       Discussão, a partir de pranchas, figuras ou livros, de representações do sistema respiratório humano e reflexão sobre o caminho do ar dentro do corpo, com o intuito de explicar o mecanismo respiratório, trajeto do ar e trocas gasosas.
       Com o apoio de representações do sistema cardiovascular e/ou filmes, atividades para identificar as relações entre sistema cardiovascular e respiratório, enfocando as trocas gasosas em todo o corpo e a liberação de energia na célula (retomada de conhecimentos adquiridos no 8º ano).
       Leitura de texto sobre a fotossíntese e a respiração nas plantas, com proposta de estudo.
       Atividades investigativas sobre combustão, envolvendo observação direta e experimentação, caracterizando-a como transformação química, para estimular a análise de queimas presentes no cotidiano para observação da combustão e seus reagentes.
Algumas propostas:
       Observação, registro e análise:
-       dos conhecimentos que o aluno já possui sobre o que é material, identificação de materiais usados em seu cotidiano e origem destes materiais;
-       de como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudo.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações etc.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Elaboração de esquema representando as relações entre fotossíntese e respiração das plantas.
       Elaboração de legendas para esquema representando o ciclo do carbono.
       Elaboração de esquema relacionando respiração celular, fotossíntese e respiração externa.
       Atividades de identificação da via de trajeto dos gases respiratórios a partir de representação do sistema respiratório humano.
       Questão-problema para ser resolvida em grupo e/ou individualmente.
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.) buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno acerca dos materiais, substâncias, transformações físicas e químicas estudadas durante este semestre e o anterior.
Compreender o corpo humano e a saúde como um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando a prevenção de doenças e a promoção da saúde ao autocuidado e a políticas públicas adequadas.
       Elaboração individual e em grupos de relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre informações obtidas por meio de trabalhos práticos e de textos e registrando suas próprias sínteses mediante tabelas, gráficos, esquemas, desenhos e textos.
       Buscar informações em fontes variadas sobre os temas estudados (textos, fotos, ilustrações).
       Relação entre os órgãos sensoriais (de visão, audição, olfato, paladar e tato) e o sistema nervoso, compondo com o sistema endócrino os sistemas de relação entre o corpo e o ambiente.
       Noções gerais sobre o sistema nervoso humano, sua organização em regiões (cérebro, cerebelo, ponte e bulbo) e respectivas funções.
       Identificação do sistema nervoso como regulador de todos os outros sistemas, através de estruturas centrais e nervos que geram ações e transmitem respostas aos estímulos recebidos tanto no funcionamento normal do corpo como em situações de risco ou na presença de substâncias nocivas.
       Conhecimentos sobre a ação do álcool, nicotina e algumas drogas ilícitas, tais como maconha e cocaína, no sistema nervoso.
       Identificação dos problemas de saúde relacionados ao uso de drogas, fumo e álcool.
       Reconhecimento de agravos à saúde física e mental no uso e abuso de drogas e no sexo desprotegido, considerando fatores psicológicos, culturais e sociais.
       Noções sobre o sistema hormonal humano, principais hormônios e funções.
       Identificação do controle do sistema endócrino nos processos químicos que ocorrem em várias glândulas, mantendo o metabolismo em equilíbrio.
       Compreensão do processo da ovulação e menstruação.
       Representação em textos, esquema e desenhos das transformações ocorridas no útero e nos ovários durante o ciclo menstrual, identificando o período fértil com a ovulação.
       Identificação e descrição sobre o processo de fecundação.
       Descrição das etapas do ciclo menstrual e o caminho dos espermatozóides na ejaculação para explicar a possibilidade de gravidez e a disseminação de DSTs e AIDS, na ausência de preservativos durante as relações sexuais.
       Descrição dos fatos principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a contracepção e a prevenção das DSTs e AIDS.
       Conhecimentos sobre o funcionamento dos métodos anticoncepcionais.
       Identificação, além do processo biológico, de fatores sociais, psicológicos e culturais envolvidos na reprodução humana e no uso dos métodos anticoncepcionais, valorizando as relações sexuais protegidas e a gravidez planejada.
       Situações (em diferentes momentos do curso) para levantamento do que os alunos já sabem sobre:
-       como o organismo humano integra as diferentes funções que executa;
-       uso e ação de drogas lícitas (fumo e álcool) e ilícitas ou ilegais (maconha, cocaína etc.);
-       sexualidade e reprodução humana (diretamente sob forma de conversa ou de questões escritas, por meio de uma caixa colocada na classe para os alunos deixarem suas perguntas sobre o assunto ou outras). Considerar que no 8º ano algumas questões relacionadas ao tema já foram abordadas e neste momento é possível perceber qual o ponto de partida para o trabalho deste ano e o que precisa ser retomado.
       Situações de leitura (individual e em duplas) de textos científicos sobre os sistemas estudados orientada por roteiro: localizar informações, apontar evidências e conclusões nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e representações presentes no texto etc.
       Sínteses das leituras, elaboração de mapas conceituais e esquemas.
       Atividades para estudo sobre órgãos sensoriais, sistema nervoso e endócrino, utilizando leituras de textos, pranchas, ilustrações, modelos e audiovisuais, além das explicações necessárias.
       Leitura individual ou em duplas de texto sobre os temas abordados com roteiro de estudo e registro.
       Situações para comparar o sistema nervoso humano com o de outros animais.
       Com o apoio de representações e/ou filmes, atividades para identificar as relações entre sistema nervoso e endócrino, enfocando o controle das atividades realizadas pelo corpo e suas relações com o ambiente.
       Uso de torço humano, pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para reconhecimento e identificação dos órgãos do sistema nervoso e endócrino.
       Elaboração de quadro síntese dos diferentes sistemas, com ilustrações, descrições etc.
       Exibição de filmes, documentários ou outros recursos que permitam explorar e discutir aspetos relacionados às funções e sistemas estudados, com proposta de registro.
       Discussão, a partir de pranchas, figuras ou livros, dos sistemas genitais masculinos e femininos, explicações sobre o ciclo menstrual, o caminho dos espermatozóides na ejaculação e o mecanismo da fecundação.
       Atividades para identificar o período fértil no ciclo menstrual.
       Situações para estudo dos principais eventos da gravidez e do parto, utilizando leituras de textos, pranchas, ilustrações, modelos e audiovisuais, além das explicações necessárias.
       Debates, de diferentes formatos, que permitam problematizar questões polêmicas como o uso de drogas (lícitas e ilícitas) gravidez precoce e aborto, considerando fatores sociais, psicológicos e culturais envolvidos e os riscos que representam para a saúde.
       Informações gerais sobre métodos anticoncepcionais e demonstração de alguns deles.
       Análise de gráficos e tabelas sobre:
-       doenças mentais na população;
-       hormônios durante o ciclo menstrual;
-       questões relacionadas ao tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas;
-       gravidez precoce.
       Leitura de textos jornalísticos sobre ação e uso de drogas.
       Atividade investigativa tal como pesquisa junto aos equipamentos de saúde locais sobre:
-       problemas de saúde mental mais frequentes na comunidade, envolvendo entrevista com profissionais da saúde;
-       doenças relacionadas ao fumo e ao álcool;
-       uso de drogas ilícitas.
       Elaboração de relatório das pesquisas com dados apresentados sob forma de tabelas, gráficos e textos, incluindo na pesquisa questões sobre o atendimento que é oferecido à população, inclusive no tratamento de dependentes.
       Discussão e avaliação, a partir dos dados levantados, sobre a qualidade dos serviços de saúde da localidade em relação aos problemas pesquisados.
       Leitura e discussão compartilhada de textos sobre problemas de saúde relacionados ao uso de drogas, fumo e álcool, entre eles, cartazes e materiais de campanhas de saúde produzidos pelo Ministério da Saúde e secretariais estaduais e municipais (disponíveis em postos de saúde, hospitais ou sites).
       Elaboração de panfletos orientando sobre riscos que o álcool, o fumo e ou usos de drogas representa para a saúde humana, que podem ser distribuídos na escola e comunidade próxima.
       Parceria com os profissionais e serviços de saúde para a organização de campanhas e ações educativas sobre os temas relativos à saúde trabalhados no semestre, no âmbito da escola ou da comunidade, utilizando os diversos recursos disponíveis (exposição oral, rádio comunitária etc.).
       Situações para sistematização dos conceitos já apresentados e discutidos.
Algumas propostas:
       Observação, registro e análise dos conhecimentos que o aluno já possui sobre:
-       como o organismo humano integra as diferentes funções que executa;
-       uso e ação de drogas lícitas (fumo e álcool) e ilícitas ou ilegais (maconha, cocaína etc.);
-       sexualidade e reprodução humana.
       Confrontação entre ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
       Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações.
       Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
       Esquemas, mapas conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do semestre.
       Avaliação da participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
       Acompanhamento da aprendizagem das diferentes linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela, quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato pessoal, relatório ou outra.
       Verificação da aquisição de nomenclatura específica das Ciências Naturais no discurso oral e produção escrita dos estudantes.
       Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
       Elaboração de legendas de figuras e esquemas sobre os sistemas estudados.
       Elaboração de esquemas explicativos sobre os eventos envolvidos: no ciclo menstrual, fecundação, gravidez.
       Atividades para localização, em um calendário comum, a partir de dados apresentados, do período fértil de uma mulher.
       Produção de textos a partir de figuras representando: os sistemas estudados, o ciclo menstrual, trajeto dos espermatozóides na ejaculação.
       Comentários e análise crítica sobre textos lidos, incluindo cartazes e matérias de campanha.
       Atividades para relacionar a descrição do funcionamento e o respectivo método anticoncepcional.
       Relatórios da pesquisa com profissionais e usuários dos serviços de saúde, com apresentação posterior dos dados, utilizando os diferentes recursos abordados no semestre (gráficos, tabelas, diagramas etc.).
       Avaliações escritas com questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha, situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos acerca dos órgãos sensoriais, dos sistemas nervoso e endócrino, dos agravos à saúde provocados pela nicotina, álcool e drogas ilícitas, dos processos de ovulação, do ciclo menstrual, dos principais fatos relacionados à fecundação, gravidez e parto e do funcionamento dos métodos anticoncepcionais.




[1] O professor deve evitar detalhar o que acontece no nível molecular e atômico, o que ainda faz pouco ou nenhum sentido neste nível da escolaridade, conforme tem se evidenciado na pesquisa acadêmica e na prática em sala de aula.
[2] É importante considerar o grande desafio que é para os alunos interpretar os fenômenos químicos e bioquímicos, como a combustão, a respiração celular, a fotossíntese, a síntese e a quebra de proteínas e de outros compostos orgânicos ou inorgânicos, ou mesmo a variada composição da água do mar, dos rios, ou das rochas e minerais. Portanto, as equações químicas ainda devem ser abordadas de modo qualitativo, considerando-se quais os reagentes, as condições da reação e seus produtos, o que já é suficientemente difícil para este momento da escolaridade.

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