8º anos
Objetivos
[Capacidades/competências amplas da disciplina]
|
Conteúdos de diferentes
tipos
[O que é preciso ensinar explicitamente ou
criar condições para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que
são objetivos]
|
Propostas de atividade
[Situações de ensino e aprendizagem para
trabalhar com os conteúdos]
|
Formas de avaliação
[Situações mais adequadas para avaliar]
|
Compreender a história evolutiva dos seres
vivos, relacionando-a aos processos de formação do planeta.
|
◦
Levantamento de
hipóteses e suposições.
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas, atlas, jornais, sites); observações;
experimentos.
◦
Interpretação de
esquemas, gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos.
◦
Reconhecimento e
emprego de linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações)
relativa à história evolutiva dos seres vivos e aos processos de formação do
planeta.
◦
Informações sobre a
formação do planeta Terra (vulcões, terremotos, intemperismo) e movimento das
placas tectônicas.
◦
Relação entre a
história geológica do planeta e a evolução dos seres vivos, considerando
mudanças na biosfera, atmosfera e litosfera.
◦
Estudo de diferentes
teorias relacionadas a essa história, desde as fixistas e catastrofistas até
elementos das teorias da evolução, bem como da formação e deslocamento das
placas tectônicas.
◦
Confronto entre
diferentes explicações sobre evolução da vida, para reelaborar ideias e interpretações.
◦
Representação em uma
linha do tempo de eventos da história do planeta, como o surgimento da Terra,
da água líquida, da atmosfera oxigenada e de grupos de seres vivos.
◦
Reconhecimento dos
fósseis como evidências de evolução ao compará-los aos seres vivos atuais.
◦
Conceito
de fóssil.
◦
Reconhecimento dos
fósseis como um registro importante para história evolutiva.
◦
Valorização da
pesquisa paleontológica para desvendar o passado do ambiente e seres vivos.
◦
Pesquisa sobre os
fósseis e sua importância, bem como os prováveis modos de vida que tinham
tais seres e comparação com os seres vivos atuais. Os fósseis encontrados na
região possibilitam contextualizar o estudo.
◦
Representação, por
meio de modelos, de fósseis para compreender formas, tamanho, características
gerais dos organismos fossilizados.
◦
Comparação entre
diferentes seres vivos que habitam diferentes ambientes, segundo suas
características: estrutura, relação com
água e busca de alimentos, reprodução e crescimento, associados aos modos de
vida e aos ambientes que habitam, para a compreensão de processos adaptativos
ao longo do tempo geológico.
◦
Debate sobre a evolução
da vida com uso de argumentação fundamentada e registro de suas ideias por
escrito ou expressas oralmente.
◦
Reconsideração de
opiniões em face de evidências obtidas por diferentes fontes de informação.
◦
Informações sobre as
teorias evolutivas de Lamarck e de Darwin e comparação entre elas,
considerando o papel das evidências e de suas interpretações para a
elaboração de hipóteses explicativas.
◦
Comparação de casos
atuais ou históricos de seleção natural e de seleção artificial praticados na
agricultura e pecuária para explicar a teoria da evolução.
◦
Conceito
de adaptação.
◦
Noções sobre
reprodução assexuada e sexuada em plantas e animais.
◦
Reconhecimento de
formas de reprodução sexual e assexual, comparando a eficiência para a
sobrevivência da espécie.
◦
Noções sobre a
evolução dos seres humanos.
|
◦
Problematização do tempo
de existência da Terra, da origem dos seres vivos e das transformações que
sofreram ao longo do tempo, com registro das principais ideias dos alunos a
esse respeito.
◦
Apresentação de
informações sobre a formação da Terra e origem da vida (exposição dialogada,
exibição de documentário, animação).
◦
Pesquisa sobre os
dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros, relacionando-os
ao fenômeno dos fósseis, em uma abordagem inicial do estudo da evolução da
vida.
◦
Apresentação de figuras
de animais fósseis e discussão de semelhanças com animais atuais, levantando
hipóteses sobre seu modo de vida e ambiente.
◦
Leitura de textos de
livros didáticos, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre
fósseis brasileiros.
Observação:
Usar como referência
desenhos de esqueletos de espécies identificadas e mais conhecidas de
fósseis. Ver o tamanho real dos animais e considerar a escala na
representação.
◦
Visita ao cervo e/ou
entrevista com profissional do laboratório de Pesquisas Paleontológicas da
UFAC sobre trabalhos desenvolvidos, fósseis da região, trabalho do
paleontólogo, fósseis brasileiros.
◦
Situações para levantar
os conhecimentos que os alunos já trazem sobre a origem da Terra e sua
evolução. Problematização do tempo de existência da Terra, da origem dos
seres vivos e das transformações que sofreram ao longo do tempo, com registro
das principais idéias dos alunos a esse respeito.
◦
Situações de leitura
(individual e em duplas) de textos científicos sobre a formação dos
continentes, orientada por roteiro: localizar informações, apontar evidências
e conclusões nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e
representações presentes no texto etc.
◦
Apresentação de
informações sobre a formação da Terra e origem da vida (exposição dialogada,
exibição de documentário, animação).
◦
Pesquisa sobre os
dinossauros, megatérios, gliptodontes, mastodontes ou outros, relacionando-os
ao fenômeno dos fósseis, em uma abordagem inicial do estudo da evolução da
vida.
◦
Leitura de textos de
livros didáticos, paradidáticos, revistas de divulgação científica sobre
fósseis brasileiros.
◦
Situações para os
estudantes levantarem e discutirem suas hipóteses sobre as mudanças que as
espécies sofreram ao logo do tempo.
◦
A partir de figuras
(livros, apresentação em PowerPoint, slides) representando prováveis
paisagens da Terra em diferentes tempos geológicos, estudos comparativos
entre os animais e plantas, entre si e com espécies atuais que os alunos
conhecem.
◦
Confecção de tabelas
para registro das principais conclusões obtidas com a observação das mudanças
ocorridas ao longo do tempo em paisagens e espécies (tempo geológico X
eventos observados).
◦
Situações para pesquisa
em fontes diversas sobre as eras geológicas e os principais eventos
relacionados à história da vida.
◦
Atividades
investigativas, ou seja, diferentes modalidades de trabalho prático, para os
alunos, em pequenos grupos, vivenciarem procedimentos próprios da área:
coleta de dados e informações por meio de entrevistas, observações,
levantamento de hipóteses, experimentações, criação de maquetes ou de outras
montagens. Entre elas:
-
construir linha do tempo
a partir de tabela informativa sobre as eras geológicas, organizada de acordo
com características de flora, fauna, clima, com o objetivo de situar os eventos significativos na história da Terra,
entre eles: o esfriamento do planeta e a
formação da água líquida, a formação da atmosfera em íntima relação com a
proliferação dos seres vivos clorofilados, a mudança de posição dos
continentes, a ocupação dos ambientes terrestres pelas plantas e a formação
dos solos e o surgimento dos vertebrados e dos seres humanos.
-
Representação, por meio
de desenho, colagem ou construção com massa de modelar, de animal e do
ambiente (provável) em que vivia a partir de estruturas fossilizadas (reais
ou imagens) e outras informações pesquisadas.
Observação:
Garantir discussões
que possibilitem relacionar as interações entre Terra, água, atmosfera e
seres vivos ao longo do tempo.
◦
Situações de
problematização do longo tempo geológico para a formação e reposição natural
de recursos da biosfera, comparado ao curto tempo em que a humanidade os
consome e destrói.
◦
Situações para
comparar um fóssil, a representação (desenho) do organismo quando vivo e
seres vivos atuais, relacionando os fósseis às evidências da evolução
biológica.
◦
Investigação de
teorias que explicam a história geológica da Terra e a evolução do seres
vivos: Fixismo, Catastrofismo etc., relacionando-as com o período histórico
em que surgiram.
◦
Apresentação de casos
atuais e/ou históricos de seleção natural e de seleção artificial, como as
praticadas para melhoramento de espécies na agricultura e pecuária, com o
objetivo de aprofundar conceitos ligados à evolução.
◦
Problematizar e trazer
informações sobre fatores de seleção natural, como a aleatoriedade das
mutações nas populações dos seres vivos e o papel das transformações
ambientais.
◦
Situações para a
comparação de determinados seres vivos (as estruturas do corpo, os modos como
realizam funções vitais e os comportamentos daqueles que habitam ecossistemas
diferentes, hoje e em outros períodos do passado geológico), incluindo-se o
ser humano, para favorecer a compreensão do conceito de adaptação.
◦
Situações para o
estudo do modo sexual e assexual de reprodução de plantas e animais,
considerando-se a maior variação entre os descendentes provenientes de
reprodução sexual que na reprodução assexual e, portanto, maior diversidade
entre os indivíduos de uma população.
Observação:
São particularmente
importantes nos estudos sobre evolução dos seres vivos e sua adaptação o
reconhecimento de formas eficientes de dispersão e a aspectos relativos à
reprodução dos seres vivos em ambientes terrestres, tais como as sementes, os
ovos de insetos, de répteis e de aves e a fecundação interna dos animais.
◦
Atividade
investigativa sobre a estrutura reprodutiva em plantas:
-
observação de flores
para identificação de órgãos reprodutivos;
-
organização de um
acervo de sementes, a partir de coleta, com ajuda do professor ou
individualmente, para análise (em grupo) das características do material
coletado, bem como a identificação adequada do material coletado.
◦
Situações para o
estudo da evolução humana, com o apoio de textos, programas de vídeo e
explicações, com ênfase na discussão da origem e evolução do gênero Homo.
◦
Situações de discussão e
levantamento de hipóteses para problematizar sobre qual o lugar na Terra em
que os seres humanos surgiram, desenvolvendo argumentos que justifiquem as
diversas hipóteses.
|
Algumas propostas:
◦ Observação, registro e análise:
-
dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre:
°
a origem e evolução da
Terra;
°
as transformações que os
seres vivos sofreram ao longo do tempo.
-
de como o aluno procede
enquanto realiza as atividades de estudo.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas, elaborados individualmente e em grupo,
considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
Observação:
Pode se restringir o número de grupos observados em
cada situação investigativa, atentando para: argumentação, observação,
levantamento de hipótese, participação no trabalho da equipe. Registrar dados
para avaliar a evolução do aluno ao longo do semestre.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Questão-problema para
ser resolvida ao final de cada tema trabalhado (em grupo e/ou individual). Um
exemplo: Como sabemos que o megatério viveu nas florestas da região
amazônica?
◦
Modelos ou desenhos
produzidos a partir de estruturas fósseis.
◦
Atividade para localizar
um determinado evento na linha do tempo que representa a história da Terra.
◦
Organização de uma
sequência de eventos ocorridos na história do planeta, obedecendo a sua cronologia.
◦
Sequenciação de
paisagens que representem momentos da história evolutiva da vida de acordo
com a ordem provável em que elas ocorreram.
◦
Reconhecimento de uma
explicação lamarquista para uma mudança ocorrida ao longo da evolução de uma
espécie.
◦
Reconhecimento de uma
explicação darwinista para uma mudança ocorrida ao longo da evolução de uma
espécie.
◦
Explicação, de acordo
com a teoria de Darwin, de exemplos de mudanças de alguns seres vivos ao
longo do tempo.
◦
Elaboração de texto
explicativo produzido por duplas a partir de uma figura que represente a
evolução do gênero Homo.
◦
Construção de uma chave
evolutiva a partir dos hominídeos.
◦
Participação nas
discussões considerando a argumentação e registro das ideias.
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelo aluno acerca da história evolutiva dos seres vivos e suas relações com a
formação do planeta.
|
Compreender o próprio corpo e a sexualidade
como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de
autocuidado, de autoestima e de respeito ao outro.
|
◦
Levantamento de
hipóteses.
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais,
sites, entrevistas, experimentação etc.).
◦
Interpretação de
gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos
◦
Noções sobre o
desenvolvimento sexual humano.
◦
Elaboração,
individualmente e em grupo, de registros acerca do organismo humano,
referentes ao sistema reprodutor masculino e feminino, considerando
informações obtidas em imagens, esquemas, textos diversos etc.
◦
Caracterização da
puberdade como processo natural que determina a capacidade reprodutiva humana
e que produz mudanças físicas e emocionais.
◦
Conceito de
adolescência e suas variações em diferentes culturas e épocas.
◦
Descrição das etapas do
ciclo menstrual e o caminho dos espermatozóides na ejaculação para explicar a
possibilidade de gravidez e a disseminação de DST/AIDS, na ausência de
preservativos durante relações sexuais.
◦
Representação em
textos, esquemas e desenhos das transformações ocorridas no útero e nos
ovários durante o ciclo menstrual, identificando a ovulação com o período
fértil.
◦
Descrição dos fatos
principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos
anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a
contracepção e a prevenção das DST/AIDS.
◦
Informações sobre a anatomia e a fisiologia do sistema
reprodutor masculino e feminino.
◦
Discussão sobre a
importância do autocuidado.
|
◦
Situações para
levantamento do que os alunos já sabem sobre sexualidade e reprodução humana
(diretamente sob forma de conversa ou de questões escritas, por meio de uma
caixa colocada na classe para os alunos deixarem suas perguntas sobre o
assunto ou outras).
◦
Leitura de textos
científicos sobre a puberdade, as mudanças que ocorrem no corpo nesta fase e
a que se devem.
◦
Exibição de filmes,
documentários etc. que permitam discutir a adolescência e as variações em
torno deste conceito: em outras culturas hoje ou em épocas distintas.
◦
Discussão sobre a
adolescência a partir do conceito da Organização Mundial de Saúde, as
variações deste conceito durante a história e em diferentes culturas, ainda
hoje.
◦
Atividades
investigativas como, por exemplo:
-
desenhar
(individualmente) dois contornos do corpo humano: em um deles desenhar os
órgãos internos do sistema genital feminino e no outro os órgãos internos do
sistema genital masculino;
-
em grupo, socializar
os desenhos e identificar as semelhanças e diferenças que apresentam;
-
a partir de
referências apresentadas pelo professor, comparar a produção coletiva e
produzir dois novos contornos com respectivos desenhos dos sistemas genitais
masculino e feminino.
◦
Uso de torço humano,
pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para reconhecimento e
identificação dos órgãos sexuais masculinos e femininos.
◦
Situações para estudos
comparativos de vários grupos de animais, incluindo-se a espécie humana,
sobre reprodução, utilizando leituras de textos sobre o assunto, pranchas,
ilustrações e modelos, exibição de vídeos e outros recursos audiovisuais,
além das explicações necessárias.
◦
Situações de debate
que permitam problematizar: Na espécie humana, a sexualidade é diferente do
que ocorre em outras espécies? Sexo e
sexualidade são sinônimos?
◦
Situações para estudo
do funcionamento sexual na espécie humana.
◦
Informações gerais
sobre métodos anticoncepcionais e demonstração de alguns deles.
|
Algumas propostas:
◦
Observação, registro e
análise dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre:
-
o sistema reprodutor
masculino e feminino;
- mudanças durante a puberdade;
-
ovulação, produção de
espermatozóides, ejaculação;
-
métodos anticoncepcionais
e de prevenção de DST/AIDS.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e organização
de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Elaboração de legendas
de figuras e esquemas sobre o sistema genital masculino e feminino.
◦
Elaboração de esquemas
explicativos sobre os eventos envolvidos no ciclo menstrual.
◦
Atividades para
localização, em um calendário comum, a partir de dados apresentados, o
período fértil de uma mulher.
◦
Produção de textos a
partir de figuras representando o sistema reprodutor.
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelo aluno acerca do sistema reprodutor e sexualidade humana.
|
Compreender o organismo humano como um
todo, interpretando diferentes relações e correlações entre sistemas, órgãos,
tecidos em geral, reconhecendo fatores internos e externos ao corpo que
concorrem na manutenção do equilíbrio, as manifestações e os modos de
prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o papel da sociedade humana
na preservação da saúde coletiva e individual.
|
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais,
sites, entrevistas, experimentação); comparação; representação através de
desenhos.
◦
Interpretação de
gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos.
◦
Retomada dos
conhecimentos adquiridos sobre os sistemas, órgãos e tecidos do corpo humano,
bem como as correlações entre eles.
◦
Retomada dos
conhecimentos adquiridos sobre estratégias de prevenção e manutenção da saúde,
com ênfase na saúde sexual e reprodutiva.
◦
Reconhecimento e/ou
emprego de linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações)
relativa ao estudo dos processos do corpo, da reprodução e sexualidade
humana.
◦
Noções sobre as
doenças sexualmente transmissíveis, principalmente AIDS, e os problemas
sociais e econômicos a elas relacionados.
|
◦
Situações para estudo
das principais doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção,
utilizando-se de textos, esquemas, imagens e explicações.
◦
Análise de gráficos e
tabelas sobre a evolução da AIDS e outras DSTs.
◦
Leitura de textos
jornalísticos sobre AIDS e DSTs.
◦
Atividade
investigativa como, por exemplo:
-
pesquisa junto aos
equipamentos de saúde locais sobre as DSTs mais frequentes na comunidade, envolvendo
entrevista com profissionais da saúde, farmacêuticos, funcionários de postos
de saúde etc.;
-
relatório das pesquisas
com dados apresentados sob forma de tabelas, gráficos e textos, incluindo na
pesquisa questões sobre o atendimento que é oferecido à população,
identificadas em entrevistas feitas com moradores, assim como profissionais
da saúde.
◦
Discussão e avaliação,
a partir dos dados levantados, sobre a qualidade dos serviços de saúde da
localidade.
◦
Leitura e discussão
compartilhada de textos sobre as doenças mais frequentes apontadas pela
pesquisa. Entre eles, cartazes e materiais de campanha de saúde produzidos
pelo Ministério da Saúde e secretariais estaduais e municipais (disponíveis
em postos de saúde, hospitais ou sites).
|
Algumas propostas:
◦ Observação, registro e análise:
-
dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre:
°
doenças sexualmente
transmissíveis em geral e AIDS em especial;
-
de como o aluno procede
enquanto realiza as atividades de estudo.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização
das informações.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Comentários e análise
crítica sobre textos lidos, incluindo cartazes e matérias de campanha.
◦
Relatórios da pesquisa
com profissionais e usuários dos serviços de saúde, com apresentação dos
dados utilizando os diferentes recursos abordados no semestre (gráficos,
tabelas, diagramas etc.).
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelos alunos acerca do organismo humano, sistemas, órgãos e tecidos,
identificando suas funções e relações entre eles.
|
Valorizar a disseminação de informações
socialmente relevantes aos membros da sua comunidade sobre a sexualidade e modos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
|
◦
Elaboração de
perguntas, seleção, organização e registro de dados e ideias para investigar
as questões relativas às doenças sexualmente transmissíveis.
◦
Elaboração,
individualmente e em grupo, de relatos orais e outras formas de registros
acerca das questões e temas pesquisados.
◦
Participação em debates
coletivos sobre a AIDS e outras DSTs e formas de prevenção, registrando suas
ideias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinião em face de
evidências obtidas por diferentes fontes de informação.
◦
Compromisso com a
disseminação dos conhecimentos adquiridos sobre sexualidade e modos de
prevenção de DSTs.
|
◦
Organização de material
para exposição na escola, aberta à visitação da comunidade, sobre os
resultados das pesquisas desenvolvidas no semestre e formas de prevenção das
doenças pesquisadas junto aos equipamentos de saúde locais.
◦
Elaboração de panfletos
orientando sobre DSTs que podem ser distribuídos na escola e comunidade
próxima.
◦
Parceria com os
profissionais e serviços de saúde para a organização de campanhas e ações
educativas sobre os temas relativos à saúde trabalhados no semestre, no
âmbito da escola ou da comunidade, utilizando os diversos recursos
disponíveis (exposição oral, rádio comunitária etc.).
|
Algumas propostas:
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦ Observação, registro e análise:
-
dos materiais
produzidos, considerando a qualidade da informação e da comunicação;
-
avaliação da habilidade
para a exposição oral e organização de materiais e eventos, com auxílio do
professor e outros parceiros;
-
do envolvimento no
planejamento, execução e avaliação das ações educativas desenvolvidas.
|
Elaborar, individualmente e em grupo,
registros a cerca do organismo humano, considerando informações obtidas em
imagens, esquemas, observações e textos.
|
◦
Observação;
Comparação, Experimentação; Representação através de desenhos.
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais,
sites, entrevistas, experimentação etc.).
◦
Interpretação de
gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos.
◦
Compreensão dos
processos envolvidos nas funções vitais de respiração, circulação e
eliminação de excretas nitrogenados do organismo.
◦
Noções sobre o sistema
respiratório humano, do ponto de vista anatômico e fisiológico, e o processo
de respiração externa, incluindo-se as trocas gasosas e movimentos
respiratórios.
◦
Comparação entre o
sistema respiratório e as trocas gasosas nos seres humanos e em outros
animais.
◦
Noções sobre o sistema
cardiovascular humano, do ponto de vista anatômico e fisiológico.
◦
Identificação dos
principais caminhos da circulação sanguínea, o papel do coração e as mudanças
de composição do sangue ao percorrer os diferentes órgãos do corpo.
◦
Noções sobre os
componentes do sangue e suas funções.
◦
Noções sobre o sistema
urinário humano.
◦
Identificação, no
sistema urinário, do processo de filtração do sangue e eliminação de
substâncias tóxicas produzidas pelas células.
◦
Estabelecimento de
relação entre o consumo de proteínas e a produção de resíduos nitrogenados.
◦
Estabelecimento de
relação entre a eliminação de resíduos nitrogenados e o ambiente onde um
animal vive.
◦
Identificação da pele e
do sistema imunitário com a função de proteção e defesa do corpo,
constituindo sequência de barreiras de defesa contra agentes invasores:
substâncias, vírus e bactérias.
◦
Reconhecimento da ação protetora das vacinas como auxiliar do sistema imunitário e como resultado de descobertas e pesquisas desde o século 18.
◦
Noções gerais sobre o
sistema músculo-esquelético.
|
◦
Situações (no início do
estudo de cada função) para levantar os conhecimentos que os alunos trazem
sobre os temas que serão abordados, a partir de questões como:
-
por onde o ar passa pelo
nosso corpo?
-
é melhor respirar pela
boca ou pelo nariz?
-
por que o sangue é
vermelho?
-
é possível controlar
voluntariamente o batimento cardíaco?
-
como repomos o sangue
que perdemos em um machucado?
◦
Registro das principais
conclusões e ideias para posterior utilização.
◦
Situações de leitura
(individual e em duplas) de textos ou imagens sobre o conhecimento do corpo
humano ao longo do tempo. Exemplos: contrapor imagens de um mesmo órgão
feitas atualmente e em outro período para explorar as diferenças,
problematizar como as informações foram obtidas, o que avançou e por que etc.
◦
Situações de leitura
(individual e em duplas) de textos científicos sobre os sistemas estudados
orientada por roteiro: localizar informações, apontar evidências e conclusões
nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e representações
presentes no texto etc.
◦
Sínteses das leituras,
elaboração de mapas conceituais e esquemas.
◦
Situações para
comparar a respiração humana com a de outros animais.
◦
Atividades para estudo
sobre cada uma das funções estudadas utilizando experimentos, leituras de
textos, pranchas, ilustrações e modelos, além das explicações necessárias.
◦
Leitura individual ou
em duplas de texto sobre a respiração nos seres vivos, com roteiro de estudo
e respectivo registro.
◦
Discussão, a partir de
pranchas, figuras ou livros, de representações do sistema respiratório humano
e reflexão sobre o caminho do ar dentro do corpo, com o intuito de explicar o
mecanismo respiratório, trajeto do ar e trocas gasosas.
◦
Com o apoio de
representações do sistema cardiovascular e/ou filmes, atividades para
identificar as relações entre sistema cardiovascular e respiratório,
enfocando as trocas gasosas em todo o corpo e a liberação de energia na
célula.
◦
Atividades
investigativas, como:
- construção
de modelo físico para demonstrar a mecânica ventilatória;
-
ausculta do
coração e identificação dos principais sons dos batimentos cardíacos;
-
observação de
coração e pulmão de vertebrados, como boi e porco, para estudo e comparação
com os órgãos humanos;
- identificação
de gás carbônico no ar expirado;
- observação
da estrutura respiratória de peixes.
◦ Situações para comparar a eliminação de
resíduos nitrogenados nos seres humanos com a de
outros animais em diferentes ambientes.
◦ Elaboração de quadro síntese dos diferentes
sistemas, com ilustrações, descrições etc.
◦ Situações de uso de esquemas dos órgãos dos
sistemas do corpo humano que foram estudados, identificando a relação entre
eles (anatômica e fisiológica).
◦
Exibição de
filmes, documentários ou outros gêneros, que permitam explorar e discutir
aspetos relacionados às funções e sistemas estudados, com proposta de
registro.
◦
Pesquisa em
fontes diversas, inclusive entrevista com profissionais da saúde, sobre
vacinas: importância, como são produzidas, funcionamento e as obrigatórias
para cada idade. É possível ainda convidar um profissional da área médica ou
pesquisador para palestra na comunidade.
◦
Elaboração, a
partir das pesquisas, de material para divulgar na escola e ou comunidade a
importância das vacinas e orientações sobre as obrigatórias para cada idade.
◦
Situações para
sistematização dos conceitos já apresentados e discutidos.
|
Algumas propostas:
◦ Observação, registro e análise:
-
dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre equilíbrio ambiental e
como esta questão se apresenta nos principais biomas brasileiros;
-
de como o aluno procede
enquanto realiza as atividades propostas.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus conhecimentos
e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das Ciências Naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Elaboração de legendas
de figuras e esquemas sobre os sistemas estudados.
◦
Elaboração de esquemas
explicativos sobre os eventos envolvidos na respiração, na circulação e na
eliminação de resíduos nitrogenados.
◦
Produção de textos a
partir de figuras representando os sistemas estudados.
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelo aluno acerca do sistema reprodutor e sexualidade humana.
|
[1] É importante
ressaltar que o conhecimento da natureza depende, em grade parte, da elaboração
de modelos explicativos para fenômenos conhecidos. A comparação das teorias de
Lamark e Darwin pode dar lugar a uma discussão sobre a natureza do fazer
científico, considerando-se o papel das hipóteses, das evidências e da
interpretação das evidências na constituição de modelos explicativos. O que se pretende não é mostrar a superação de uma teoria em favor de
outra, considerada errônea e sem sentido, mas, sim, examinar diferentes lógicas
de interpretação que permitiram, em seu próprio tempo, dar novo significado a
fatos já conhecidos, neste caso, a diversidade da vida. Em 2009 comemora-se o bicentenário do nascimento de Charles Darwin (1809-1882) e
os 150 anos de publicação da Origem das espécies. Estes temas devem
ocupar espaço na mídia e originar textos e matérias interessantes para uso na
escola.
9º anos
Objetivos
[Capacidades/competências amplas da disciplina]
|
Conteúdos de diferentes
tipos
[O que é preciso ensinar explicitamente ou
criar condições para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que
são objetivos]
|
Propostas de atividade
[Situações de ensino e aprendizagem para
trabalhar com os conteúdos]
|
Formas de avaliação
[Situações mais adequadas para avaliar]
|
Entender a
estrutura básica do Sistema Solar e do Universo e os modelos que as explicam,
a partir do reconhecimento dos diferentes corpos celestes que as compõem e
dos fenômenos que determinam as relações entre eles.
|
◦
Levantamento
de hipóteses.
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas, atlas, jornais, sites).
◦
Observação;
experimentação; representação através de desenhos.
◦
Interpretação de
esquemas, gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos.
◦
Reconhecimento e
emprego de linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações)
relativas aos temas estudados.
◦
Observação e comparação
de constelações presentes no céu brasileiro.
◦
Noções sobre as
principais constelações.
◦
Pesquisa, comparação e
reflexão sobre os modelos geocêntrico e heliocêntrico.
◦
Noções sobre os
modelos Geocêntrico e Heliocêntrico, com ênfase na discussão sobre a importância
das ideias científicas para entender o mundo atual e a mudança de mentalidade
proposta pelo heliocentrismo.
◦
Comparação entre os
modelos geocêntrico e heliocêntrico do sistema solar, relacionando-os a
diferentes visões de mundo e a aspectos sociais, culturais ou filosóficos.
◦
Pesquisa sobre viagens
espaciais já realizadas, equipamentos utilizados, tempos de viagem e
conhecimentos propiciados por elas.
◦
Conceito
de gravitação universal.
◦
Reconhecimento da
existência da força gravitacional, associando-a à atração entre objetos na
Terra e no Universo e relacionando-a às suas massas e respectivas distâncias.
◦
Pesquisa sobre os
tipos de energia (cinética, potencial e gravitacional).
◦
Associação da luz
emitida pelas estrelas a uma forma de energia que tem origem nos núcleos
atômicos.
◦
Identificação do sol
como nossa principal fonte de energia.
◦
Pesquisar em fontes
variadas as reações químicas como fonte de energia (atômica e solar).
|
◦
Situações para levantar
os conhecimentos e hipóteses que os alunos já trazem sobre:
-
as
dimensões do Universo;
-
o que mantém os sistemas
planetários unidos;
-
a influência da Lua nas
marés.
◦
Atividades
investigativas, ou seja, diferentes modalidades de trabalho prático, para os
alunos, em pequenos grupos ou individualmente, vivenciarem procedimentos
próprios da área: coleta de dados e informações por meio de entrevistas,
observações, levantamento de hipóteses, experimentações, criação de maquetes
ou de outras montagens etc. Entre
elas:
-
observação direta e
sistemática do céu noturno para localização de diferentes constelações ao
longo do ano, bem como planetas visíveis a olho nu.
-
Construção de um
modelo de sistema solar (desenho, maquete etc.) com tamanhos proporcionais de
seus planetas e satélites e respectivas distâncias em escala, com o objetivo
de auxiliar os alunos a construir imagens e dimensões astronômicas.
-
análise de tábuas de
marés de dois litorais diferentes em um mesmo mês para comparação quanto aos
horários e alturas das marés, explorando regularidades, selecionando algumas
datas, calculando amplitude das marés e pesquisando as fases da lua
envolvidas neste período;
-
observação e
experiências simples sobre queda livre, a partir das ideias propostas por
Galileu, com o objetivo de relacionar o tempo de queda dos corpos com o seu
peso, envolver o cálculo de velocidade, tempo e distância, assim como a
construção de gráficos de velocidade x tempo;
-
experimentos sobre as
Leis do Movimento de Newton.
◦
Situações de leitura
(individual, em duplas) de textos científicos sobre a evolução das ideias
científicas relacionadas ao Universo (do geocentrismo de Aristóteles e das
contribuições de Ptolomeu ao heliocentrismo de Copérnico, Giordano, Bruno e
Galileu), a partir de um roteiro de orientação: localizar informações,
apontar evidências e conclusões nelas baseadas, explorar a leitura de
esquemas, tabelas e representações presentes no texto etc.
◦
Situação para comparar
e debater os dois modelos do sistema solar, considerando as concepções que os
norteavam, os aspectos sociais, culturais e filosóficos, a disputa política
entre os defensores de cada um deles, as repercussões para a ciência e o
pensamento humano. Exemplo: simulação de um debate entre defensores dos dois
modelos, construção de esquema ou tabela comparativa etc.
◦
Pesquisa em fontes
variadas (documentários, sites de astronomia, jornais, revistas etc.) sobre a
contribuição dos telescópios e sondas espaciais na ampliação dos nossos
conhecimentos sobre o Universo, por exemplo, sobre a Voyager e o Hubble.
◦
Produção coletiva de
textos sobre pesquisas e viagens espaciais, a partir da leitura de textos
jornalísticos selecionados sobre o tema distribuídos para os alunos
organizados em grupos.
◦
Elaboração, por meio de
desenhos e esquemas, de um modelo que represente o Universo, a partir de tudo
que foi estudado nas aulas e incorporando os conhecimentos mais recentes
sobre o Universo (buracos negros, outras galáxias).
◦
Organização de um mural
ou exposição com o conjunto de textos lidos, outras contribuições trazidas
pelos alunos, textos e modelos produzidos pelos grupos.
Observação:
O professor pode
estimular o aluno, desde o início do trabalho com o tema, a pesquisar nos
jornais artigos e notícias sobre astronomia. A coletânea organizada pode ser
utilizada na análise de textos e no mural.
◦
Situações de problematização
das observações do céu e do modelo do sistema solar sobre como o sistema
planetário permanece unido e com posições relativas entre os vários corpos
aproximadamente constantes.
◦
Elaboração de
hipóteses que expliquem as marés a partir dos conhecimentos já construídos
sobre o sistema Terra-Sol-Lua e sobre a força da gravidade.
|
Algumas propostas:
◦ Observação, registro e análise:
-
dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre:
°
as
dimensões do Universo;
°
o que mantém os
sistemas planetários unidos;
°
a influência da Lua nas
marés.
-
de como o aluno procede
enquanto realiza as atividades de estudo.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações etc.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
Observação:
Pode se restringir o número de grupos observados em
cada situação investigativa atentando para: argumentação, observação,
levantamento de hipótese, participação no trabalho da equipe etc. Registrar
dados para avaliar a evolução do aluno ao longo do semestre.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Participação nos debates
considerando a argumentação usada, apropriação conceitual e de linguagem
científica, além da forma como o aluno procede.
◦
Pequenos textos
individuais sobre aspectos trabalhados durante o desenvolvimento dos temas de
estudo.
◦
Relatos orais de
pesquisas, experimentos e observações.
◦
Questão-problema para
ser resolvida (em grupo e/ou individual).
◦
Apresentação de duas
fotos: eclipse solar e eclipse lunar, com o objetivo de identificar o
fenômeno e escrever pequeno texto para explicar o que está acontecendo em
cada foto, considerando o modelo heliocêntrico do sistema solar.
◦
Texto coletivo sobre o
conhecimento atual que se tem do Universo.
◦
Identificação dos
modelos geocêntrico e heliocêntrico apresentados em esquemas e descrições,
justificando a opção por um ou outro modelo.
◦
Organização de quadro
com as principais contribuições para o conhecimento do Universo de:
Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileu, Newton, identificando o período
em que viveram e o contexto social em que foram produzidas as suas ideias.
◦
Elaboração de
explicação sobre as estações do ano, a partir de um modelo construído a
partir de uma fonte de luz e um globo terrestre, considerando o modelo
heliocêntrico.
◦
Representação da Terra
nos equinócios e solstícios em modelos e esquemas.
◦
Produção do aluno, e
de seu grupo, exposta no mural.
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelo aluno acerca do Sistema Solar e Universo, os corpos celestes que os
compõe, as relações entre eles e os modelos geocêntrico e heliocêntrico.
|
Compreender que a matéria é constituída por
elementos que possibilitam a transformação e a produção de energia necessária
ao trabalho humano.
|
◦
Levantamento
de hipóteses.
◦
Observação;
Comparação, Experimentação; Representação através de desenhos.
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais,
sites, entrevistas, experimentação etc.).
◦
Interpretação de
gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos.
◦
Conceito de materiais
orgânicos e inorgânicos.
◦
Reconhecimento de
materiais orgânicos e inorgânicos do ambiente necessários aos seres humanos
(madeira, areia, sal, couro etc.).
◦
Reconhecimento dos
materiais lançados no ambiente pelos seres humanos (lixo, dejetos, fumaça
etc.).
◦
Identificação dos recursos naturais mais utilizados na região
(água, ar, solo, animal, vegetal etc.).
◦
Reconhecimento da
nomenclatura química para caracterizar os materiais, substâncias e
transformações físicas e químicas.
◦
Leitura e
representação, de forma nominal e simbólica, de reações químicas,
diferenciando reagentes e produtos.
◦
Análise e descrição de
ácidos, bases e sais.
◦
Identificação de
ácidos, bases e sais presentes no cotidiano dos seres humanos (frutas, sal,
vinagre etc.)
◦
Informações sobre as
diversas formas de energia: luz, calor, sol, eletricidade e gravidade.
◦
Identificação de fontes
diversas de energia e associá-las aos seus usos.
◦
Reconhecimento das
principais fontes e transformações de energia nas usinas de geração de
eletricidade.
◦
Reconhecimento da
sequência de algumas transformações de energia que ocorrem em máquinas e
equipamentos, tais como nos veículos, na iluminação, em eletrodomésticos e
aparelhos de comunicação.
◦
Reconhecimento das
principais tecnologias utilizadas pelo ser humano, em diferentes épocas de sua evolução, para obter, armazenar e
utilizar diferentes formas de energia (uso do fogo, invenção da roda, roda
d’água, moinho de vento, petróleo, eletricidade, energia nuclear etc.).
◦
Avaliação do consumo de
energia residencial, identificando necessidades e formas de economia e
racionalização.
◦
Avaliação das
implicações sociais, econômicas e ambientais nos processos de geração e
transformações de energia.
|
◦
Situações para
levantar o que os alunos sabem sobre os materiais usados em seu cotidiano,
com o objetivo de indicar objetos comuns presentes na vida do aluno (peça de
vestuário, mobiliário, lápis, giz, caneta, tinta usada na parede, lixeira,
cadeira etc.) e formular hipóteses sobre de que material, ou materiais, cada
um eles é feito.
◦
Situações que permitam
que o aluno formule hipóteses a respeito da origem dos materiais listados na
atividade anterior.
◦
Situações para
pesquisar sobre os materiais envolvidos na produção dos objetos listados,
incluindo sua origem, com o objetivo de comparar com a resposta dada
inicialmente.
◦
Elaboração de uma
tabela ou catálogo com os diferentes objetos utilizados no cotidiano, os
materiais que os compõem, sua origem, as transformações ocorridas até o
objeto finalizado e o que foi lançado no ambiente durante o processo,
inclusive seu descarte – a partir da pesquisa realizada.
◦
Discussão do conceito
de material orgânico e inorgânico, com o objetivo de incluir, na tabela
construída, a classificação de acordo com este critério.
◦
Atividades
investigativas que ofereçam oportunidade de observação e experimentação
envolvendo exemplos de: misturas, separação de misturas, transformações
físicas e químicas, identificação de substâncias e suas propriedades.
Observação:
Estas atividades
favorecem a compreensão de que existe uma grande variedade de fenômenos
químicos na natureza e outros provocados pelo ser humano, que integram os
ciclos dos materiais na natureza. São experimentações necessárias para o
aluno construir uma bagagem essencial para a contextualização dos conceitos
de “substância”, “mistura” e “reação química”, favorecendo ainda a
compreensão que a matéria é constituída por partículas, como átomos e
moléculas.
◦
Atividades
investigativas, tais como:
-
análise de embalagens
de água sanitária de diferentes marcas para leitura da composição e percepção
de que são feitas da mesma substância química;
-
testar
experimentalmente e discutir a eficiência de diferentes produtos de higiene
conforme a especificação do fabricante, comparar custos e benefícios de um
rol de produtos com a mesma finalidade (sabonetes, pastas de dente, sabão em
pedra, sabão em pó, água sanitária etc.) e discutir as normas de segurança
para seu uso;
-
planejar experimento,
sob supervisão do professor, para comparar a atuação dos sabões e de outros
produtos, como o álcool, para a remoção de gordura ou graxa e outras sujeiras
de diferentes superfícies e materiais;
-
produção artesanal,
por exemplo, de sabão, seguindo receitas próprias e investigar as relações de
diferentes produtos de limpeza comuns com o solo, a água e os seres vivos,
discutindo o conceito de biodegradação.
◦
Estudo das
características e identificação de sais, ácidos e sais presentes no
cotidiano.
◦
Situações para estudo
das diferentes explicações sobre do que é feita a matéria, em uma perspectiva
histórica e a explicação atual.
◦
Atividades
experimentais de verificação, a partir de vários exemplos, de que duas ou
mais diferentes substâncias combinam-se em produtos que têm propriedades
distintas daqueles que lhe deram origem[1].
◦
Atividades para estudo
sobre as diversas formas de energia e seus usos, utilizando leituras de textos sobre os assuntos,
ilustrações, audiovisuais e modelos, além das explicações necessárias.
◦
Leitura individual ou
em duplas de texto sobre principais fontes e transformações de energia nas usinas de geração de
eletricidade, com roteiro de estudo.
◦
Pesquisa (em grupo) em
fontes diversas sobre algumas transformações de energia que ocorrem em
máquinas e equipamentos, tais como nos veículos, na iluminação, em eletrodomésticos
e aparelhos de comunicação. Cada grupo se responsabilizaria por pesquisar uma
máquina ou equipamento diferente dos demais.
◦
Seminários para
socialização das pesquisas.
◦
Discussão, a partir de
leituras de textos de livros didáticos, audiovisuais etc., sobre as principais tecnologias utilizadas pelo ser
humano, em diferentes épocas de sua evolução, para obter,
armazenar e utilizar diferentes formas de energia (uso do fogo, invenção da
roda, roda d’água, moinho de vento, petróleo, eletricidade, energia nuclear
etc.).
◦
Atividade para leitura
de conta de luz (da escola, trazidas pelos alunos ou apresentada pelo
professor) e elaboração de propostas para economizar energia.
◦
Debate, antecedido por
pesquisa, sobre as implicações sociais,
econômicas e ambientais nos processos de geração e transformações de energia.
Uma possibilidade é debater sobre a construção de uma usina hidrelétrica ou
termoelétrica em uma dada região.
|
Algumas propostas:
◦ Observação, registro e análise:
-
dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre:
°
o que é
material;
°
identificação de
materiais usados em seu cotidiano;
°
origem
destes materiais.
-
de como o aluno procede
enquanto realiza as atividades de estudo.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações etc.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Apresentação de uma
conta para leitura e discussão.
◦
Atividades para
sequenciar (em grupo ou duplas) algumas transformações de energia que ocorrem em
máquinas e equipamentos discutidos em aula.
◦
Questão-problema para
ser resolvida em grupo e/ou individualmente.
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelo aluno acerca das fontes diversas de
energia e seus usos, das principais fontes e transformações de energia nas
usinas de geração de eletricidade, das implicações sociais, econômicas e
ambientais nos processos de geração e transformações de energia.
|
Utilizar conceitos científicos básicos
associados à energia, à matéria, à transformação, ao sistema e à vida.
|
◦
Levantamento
de hipóteses.
◦
Observação;
Comparação, Experimentação; Representação através de desenhos.
◦
Busca de informação em
fontes variadas (livros, revistas de divulgação científica, atlas, jornais,
sites, entrevistas, experimentação etc.).
◦
Interpretação de
gráficos e tabelas.
◦
Leitura e
interpretação de textos diversos
◦
Noções sobre as
transformações de energia e matéria nos processos de respiração celular,
fotossíntese e combustão.
◦
Estabelecimento de
relação entre a fotossíntese, a respiração celular e a combustão nos ciclos do carbono e do oxigênio para compreender o papel da vegetação, do desmatamento e
das queimadas na atmosfera.
◦
Conceito de combustão como reação química.
◦
Conceito
de Fotossíntese.
◦
Conceito
de respiração celular.
◦
Noções sobre o processo
de respiração externa nos seres vivos.
◦
Conhecimentos sobre o
sistema respiratório humano e o processo de respiração externa.
◦
Conhecimentos sobre o
sistema cardiovascular humano, seu funcionamento e relação com o sistema
respiratório.
◦
Reconhecimento de reagentes
e produtos em reações químicas de combustão.
◦
Conhecimento sobre a
teoria atômico-molecular para explicar modelos de constituição e propriedades
dos materiais.
◦
Investigação e
comparação entre diferentes modelos explicativos da constituição da matéria
ao longo da história.
|
◦
Estudo sobre as
transformações químicas que ocorrem na respiração e na combustão,
relacionando energia e matéria, particularmente o carbono nos seres vivos e
no ambiente, utilizando experimentos, leituras de textos sobre os assuntos,
pranchas, ilustrações e modelos, além das explicações necessárias[2].
◦
Leitura individual ou
em duplas de texto sobre a respiração nos seres vivos, com roteiro de estudo.
◦
Discussão, a partir de
pranchas, figuras ou livros, de representações do sistema respiratório humano
e reflexão sobre o caminho do ar dentro do corpo, com o intuito de explicar o
mecanismo respiratório, trajeto do ar e trocas gasosas.
◦
Com o apoio de
representações do sistema cardiovascular e/ou filmes, atividades para
identificar as relações entre sistema cardiovascular e respiratório,
enfocando as trocas gasosas em todo o corpo e a liberação de energia na
célula (retomada de conhecimentos adquiridos no 8º ano).
◦
Leitura de texto sobre
a fotossíntese e a respiração nas plantas, com proposta de estudo.
◦
Atividades
investigativas sobre combustão, envolvendo observação direta e
experimentação, caracterizando-a como transformação química, para estimular a
análise de queimas presentes no cotidiano para observação da combustão e seus
reagentes.
|
Algumas propostas:
◦ Observação, registro e análise:
-
dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre o que é material,
identificação de materiais usados em seu cotidiano e origem destes materiais;
-
de como o aluno procede
enquanto realiza as atividades de estudo.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações etc.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das ciências naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Elaboração de esquema
representando as relações entre fotossíntese e respiração das plantas.
◦
Elaboração de legendas
para esquema representando o ciclo do carbono.
◦
Elaboração de esquema
relacionando respiração celular, fotossíntese e respiração externa.
◦
Atividades de
identificação da via de trajeto dos gases respiratórios a partir de
representação do sistema respiratório humano.
◦
Questão-problema para
ser resolvida em grupo e/ou individualmente.
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.) buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelo aluno acerca dos materiais, substâncias, transformações físicas e
químicas estudadas durante este semestre e o anterior.
|
Compreender o corpo humano e a saúde como
um todo integrado por dimensões biológicas, afetivas e sociais, relacionando
a prevenção de doenças e a promoção da saúde ao autocuidado e a políticas
públicas adequadas.
|
◦
Elaboração individual
e em grupos de relatos orais, escritos, perguntas e suposições acerca do tema
em estudo, estabelecendo relações entre informações obtidas por meio de
trabalhos práticos e de textos e registrando suas próprias sínteses mediante
tabelas, gráficos, esquemas, desenhos e textos.
◦
Buscar informações em
fontes variadas sobre os temas estudados (textos, fotos, ilustrações).
◦
Relação entre os órgãos
sensoriais (de visão, audição, olfato, paladar e tato) e o sistema nervoso,
compondo com o sistema endócrino os sistemas de relação entre o corpo e o
ambiente.
◦
Noções gerais sobre o
sistema nervoso humano, sua organização em regiões (cérebro, cerebelo, ponte
e bulbo) e respectivas funções.
◦
Identificação do
sistema nervoso como regulador de todos os outros sistemas, através de
estruturas centrais e nervos que geram ações e transmitem respostas aos
estímulos recebidos tanto no funcionamento normal do corpo como em situações
de risco ou na presença de substâncias nocivas.
◦
Conhecimentos sobre a
ação do álcool, nicotina e algumas drogas ilícitas, tais como maconha e
cocaína, no sistema nervoso.
◦
Identificação dos
problemas de saúde relacionados ao uso de drogas, fumo e álcool.
◦
Reconhecimento de
agravos à saúde física e mental no uso e abuso de drogas e no sexo
desprotegido, considerando fatores psicológicos, culturais e sociais.
◦
Noções sobre o sistema
hormonal humano, principais hormônios e funções.
◦
Identificação do
controle do sistema endócrino nos processos químicos que ocorrem em várias
glândulas, mantendo o metabolismo em equilíbrio.
◦
Compreensão do
processo da ovulação e menstruação.
◦
Representação em
textos, esquema e desenhos das transformações ocorridas no útero e nos
ovários durante o ciclo menstrual, identificando o período fértil com a
ovulação.
◦
Identificação e descrição
sobre o processo de fecundação.
◦
Descrição das etapas do
ciclo menstrual e o caminho dos espermatozóides na ejaculação para explicar a
possibilidade de gravidez e a disseminação de DSTs e AIDS, na ausência de
preservativos durante as relações sexuais.
◦
Descrição dos fatos
principais da fecundação, da gravidez e do parto, conhecendo vários métodos
anticoncepcionais e estabelecendo relações entre o uso de preservativos, a
contracepção e a prevenção das DSTs e AIDS.
◦
Conhecimentos sobre o
funcionamento dos métodos anticoncepcionais.
◦
Identificação, além do
processo biológico, de fatores sociais, psicológicos e culturais envolvidos
na reprodução humana e no uso dos métodos anticoncepcionais, valorizando as
relações sexuais protegidas e a gravidez planejada.
|
◦
Situações (em
diferentes momentos do curso) para levantamento do que os alunos já sabem
sobre:
-
como o organismo
humano integra as diferentes funções que executa;
-
uso e ação de drogas
lícitas (fumo e álcool) e ilícitas ou ilegais (maconha, cocaína etc.);
-
sexualidade e
reprodução humana (diretamente sob forma de conversa ou de questões escritas,
por meio de uma caixa colocada na classe para os alunos deixarem suas
perguntas sobre o assunto ou outras). Considerar que no 8º ano algumas
questões relacionadas ao tema já foram abordadas e neste momento é possível
perceber qual o ponto de partida para o trabalho deste ano e o que precisa
ser retomado.
◦
Situações de leitura
(individual e em duplas) de textos científicos sobre os sistemas estudados
orientada por roteiro: localizar informações, apontar evidências e conclusões
nelas baseadas, explorar a leitura de esquemas, tabelas e representações
presentes no texto etc.
◦
Sínteses das leituras,
elaboração de mapas conceituais e esquemas.
◦
Atividades para estudo
sobre órgãos sensoriais, sistema nervoso e endócrino, utilizando leituras de
textos, pranchas, ilustrações, modelos e audiovisuais, além das explicações
necessárias.
◦
Leitura individual ou
em duplas de texto sobre os temas abordados com roteiro de estudo e registro.
◦
Situações para
comparar o sistema nervoso humano com o de
outros animais.
◦
Com o apoio de
representações e/ou filmes, atividades para identificar as relações entre
sistema nervoso e endócrino, enfocando o controle das atividades realizadas
pelo corpo e suas relações com o ambiente.
◦
Uso de torço humano,
pranchas de anatomia, ilustrações e esquemas para reconhecimento e
identificação dos órgãos do sistema nervoso e endócrino.
◦
Elaboração de quadro
síntese dos diferentes sistemas, com ilustrações, descrições etc.
◦
Exibição de
filmes, documentários ou outros recursos que permitam explorar e discutir
aspetos relacionados às funções e sistemas estudados, com proposta de
registro.
◦
Discussão, a partir de
pranchas, figuras ou livros, dos sistemas genitais masculinos e femininos,
explicações sobre o ciclo menstrual, o caminho dos espermatozóides na
ejaculação e o mecanismo da fecundação.
◦
Atividades para
identificar o período fértil no ciclo menstrual.
◦
Situações para estudo
dos principais eventos da gravidez e do parto, utilizando leituras de textos,
pranchas, ilustrações, modelos e audiovisuais, além das explicações
necessárias.
◦
Debates, de diferentes
formatos, que permitam problematizar questões polêmicas como o uso de drogas
(lícitas e ilícitas) gravidez precoce e aborto, considerando fatores sociais, psicológicos e culturais envolvidos e os riscos que representam para
a saúde.
◦
Informações gerais
sobre métodos anticoncepcionais e demonstração de alguns deles.
◦
Análise de gráficos e
tabelas sobre:
-
doenças
mentais na população;
-
hormônios durante o
ciclo menstrual;
-
questões relacionadas
ao tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas;
-
gravidez
precoce.
◦
Leitura de textos
jornalísticos sobre ação e uso de drogas.
◦
Atividade
investigativa tal como pesquisa junto aos
equipamentos de saúde locais sobre:
-
problemas de saúde
mental mais frequentes na comunidade, envolvendo entrevista com profissionais
da saúde;
-
doenças relacionadas
ao fumo e ao álcool;
-
uso de
drogas ilícitas.
◦
Elaboração de relatório
das pesquisas com dados apresentados sob forma de tabelas, gráficos e textos,
incluindo na pesquisa questões sobre o atendimento que é oferecido à
população, inclusive no tratamento de dependentes.
◦
Discussão e avaliação,
a partir dos dados levantados, sobre a qualidade dos serviços de saúde da
localidade em relação aos problemas pesquisados.
◦
Leitura e discussão
compartilhada de textos sobre problemas de saúde relacionados ao uso de
drogas, fumo e álcool, entre eles, cartazes e materiais de campanhas de saúde
produzidos pelo Ministério da Saúde e secretariais estaduais e municipais
(disponíveis em postos de saúde, hospitais ou sites).
◦
Elaboração de panfletos
orientando sobre riscos que o álcool, o fumo e ou usos de drogas representa
para a saúde humana, que podem ser distribuídos na escola e comunidade
próxima.
◦
Parceria com os
profissionais e serviços de saúde para a organização de campanhas e ações
educativas sobre os temas relativos à saúde trabalhados no semestre, no
âmbito da escola ou da comunidade, utilizando os diversos recursos disponíveis
(exposição oral, rádio comunitária etc.).
◦
Situações para
sistematização dos conceitos já apresentados e discutidos.
|
Algumas propostas:
◦
Observação, registro e
análise dos conhecimentos que o
aluno já possui sobre:
-
como o organismo
humano integra as diferentes funções que executa;
-
uso e ação de drogas
lícitas (fumo e álcool) e ilícitas ou ilegais (maconha, cocaína etc.);
- sexualidade e reprodução humana.
◦
Confrontação entre
ideias prévias e hipóteses iniciais do aluno e o registro de seus
conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
◦
Registros e relatórios
das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo,
considerando adequação conceitual e do uso da linguagem científica,
organização das informações.
◦
Acompanhamento dos
trabalhos dos alunos durante as atividades investigativas.
◦
Esquemas, mapas
conceituais e sínteses elaborados a partir das leituras feitas ao longo do
semestre.
◦
Avaliação da
participação e disposição do aluno nas diferentes atividades realizadas.
◦
Acompanhamento da aprendizagem das diferentes
linguagens ou formas de representação trabalhadas em um tema: texto, tabela,
quadro, gráfico, esquemas de etapas de transformação, maquete, relato
pessoal, relatório ou outra.
◦
Verificação da aquisição
de nomenclatura específica das Ciências Naturais no discurso oral e produção
escrita dos estudantes.
◦
Seleção de palavras-chave ou frases significativas de um texto e
organização de esquema-síntese ou exposição oral.
Outras propostas:
◦
Elaboração de legendas
de figuras e esquemas sobre os sistemas estudados.
◦
Elaboração de esquemas
explicativos sobre os eventos envolvidos: no ciclo menstrual, fecundação,
gravidez.
◦
Atividades para
localização, em um calendário comum, a partir de dados apresentados, do
período fértil de uma mulher.
◦
Produção de textos a
partir de figuras representando: os sistemas estudados, o ciclo menstrual,
trajeto dos espermatozóides na ejaculação.
◦
Comentários e análise
crítica sobre textos lidos, incluindo cartazes e matérias de campanha.
◦
Atividades para
relacionar a descrição do funcionamento e o respectivo método
anticoncepcional.
◦
Relatórios da pesquisa
com profissionais e usuários dos serviços de saúde, com apresentação
posterior dos dados, utilizando os diferentes recursos abordados no semestre
(gráficos, tabelas, diagramas etc.).
◦
Avaliações escritas com
questões de diversas modalidades (a partir de textos, múltipla escolha,
situações-problema etc.), buscando identificar os conhecimentos adquiridos
pelos alunos acerca dos órgãos sensoriais, dos sistemas nervoso e endócrino,
dos agravos à saúde provocados pela nicotina, álcool e drogas ilícitas, dos
processos de ovulação, do ciclo menstrual, dos principais fatos relacionados
à fecundação, gravidez e
parto e do funcionamento dos métodos anticoncepcionais.
|
[1] O professor deve evitar
detalhar o que acontece no nível molecular e atômico, o que ainda faz pouco ou
nenhum sentido neste nível da escolaridade, conforme tem se evidenciado na
pesquisa acadêmica e na prática em sala de aula.
[2] É importante considerar
o grande desafio que é para os alunos interpretar os fenômenos químicos e
bioquímicos, como a combustão, a respiração celular, a fotossíntese, a síntese
e a quebra de proteínas e de outros compostos orgânicos ou inorgânicos, ou
mesmo a variada composição da água do mar, dos rios, ou das rochas e minerais.
Portanto, as equações químicas ainda devem ser abordadas de modo qualitativo,
considerando-se quais os reagentes, as condições da reação e seus produtos, o
que já é suficientemente difícil para este momento da escolaridade.
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