PLANO DE CURSO DE
CIENCIAS DO 7º ANO DO 2º BIMESTRE – 2019
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Identificar padrões de semelhanças e características
comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.
|
Reconhecimento e emprego de linguagem cientifica de
classificação, nomenclatura, relativa ao estudo dos sistemas organizados dos
seres vivos e dos de classificação biológica.
|
Iniciar a aula
com uma dinâmica; pedir que os alunos formem grupos, e nos grupos coloquem
seus objetos de estudo sobre a mesa, depois separem cada item de acordo com
sua função ou nome...Depois fazer intervenções sobre a dinâmica, se eles
perceberam o que aconteceu, o que o professor queria de resultado da atividade
será que terá algum conteúdo que pode ter relação com a dinâmica? Quais? Por
quê? O que em nossa vida utilizamos nomes, separações etc.
Leitura
compartilhada e discussão com incentivo a fala de todos sobre o texto no
livro didático.
Resolução da
atividade, analise de imagem e interpretação de tabelas, com pesquisa no
texto.
|
De como o aluno procede enquanto realiza as atividades de
estudos.
Acompanhamento dos trabalhos feitos pelos alunos durante
as atividades investigativas.
|
Quadro-branco, pincel, caderno do aluno, LD.
|
7 horas.
|
Caracterização geral dos principais grupos de seres vivos
e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles: reino
protista reino dos fungos.
|
Roda de leitura sobre os reinos, perguntar o que eles conhecem
que pertencem a esses reinos, registrar no quadro.
Leitura e discussão compartilhada com incentivo a fala de
todos relacionado aos textos.
Fazer trabalho de pesquisa no caderno sobre as doenças
relacionadas aos grupos de seres vivos em estudo, depois compartilhar em sala
de aula com uma roda de leitura.
Resolver no caderno atividade relacionada ao texto em
estudo.
|
Atividade escrita no caderno.
Participação da leitura.
Participação oral.
Pesquisa das doenças relacionadas ao tema reino dos
fungos e protistas e socialização do trabalho.
|
Quadro-branco, pincel, LD, lápis de
cor.
|
6 horas
|
|
Projeto, Leitura,
Matemática.
|
Todos dias tirar 20
minutos para fazer leitura com os alunos, individual, compartilhada,
colaborativa, em dupla...
1 dia na semana trabalhar
20 minutos para trabalhar tabuada e um campo da matemática.
|
Leitura, compreensão e Participação.
|
Quadro, pincel
Caixa de textos
Tabela de Pitágoras e situações problemas envolvendo o
campo em estudo.
|
7 horas
|
PLANO DE CURSO DE
CIENCIAS DO 7º ANO DO 2º BIMESTRE – 2019
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Identificar padrões de semelhanças e características
comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.
|
Caracterização geral dos principais grupos de seres vivos
e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles vírus e reino
monera.
|
Trazer uma
problemática para sala com a seguinte pergunta no quadro: quem e o transmissor
da dengue? Mosquito ou vírus? Quero que os alunos discutam e cheguem a um
consenso verbalmente, depois de um tempo para discussão pedir que leiam o
texto.
Leitura e
discussão compartilhada com incentivo a fala de todos, voltando a nossa problemática
se agora já sabem a resposta e o porquê da mesma (justificativa).
Formar grupos,
entregar papel madeira e pedir que façam o desenho da estrutura de um vírus e
bactéria identificando suas partes e funções.
Cada grupo irá
apresentar seu trabalho para os colegas de sala depois colocar em exposição
na parede da sala.
Resolver no
caderno atividade relacionada ao texto em estudo.
|
Participação da leitura:
Curiosidade do aluno em pesquisar até
encontrar a solução para o problema proposto;
Participação oral;
Desenho e identificação das estruturas
dos vírus e monera, com a apresentação do trabalho.
Atividade escrita no caderno.
|
Quadro-branco, pincel, LD, papel madeira, pincel para
cartaz, lápis de cor.
|
6 horas.
|
Revisão e avaliação do 2º bimestre.
|
Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos
estudados durante o 2º bimestre.
Socialização das respostas com ajuda do professor
intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
|
Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 2º bimestre.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações.
|
4 horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário