Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 2º bimestre


PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 2º BIMESTRE – 2019
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo

Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.


Reconhecimento e emprego de linguagem cientifica de classificação, nomenclatura, relativa ao estudo dos sistemas organizados dos seres vivos e dos de classificação biológica.

  Iniciar a aula com uma dinâmica; pedir que os alunos formem grupos, e nos grupos coloquem seus objetos de estudo sobre a mesa, depois separem cada item de acordo com sua função ou nome...Depois fazer intervenções sobre a dinâmica, se eles perceberam o que aconteceu, o que o professor queria de resultado da atividade será que terá algum conteúdo que pode ter relação com a dinâmica? Quais? Por quê? O que em nossa vida utilizamos nomes, separações etc.
  Leitura compartilhada e discussão com incentivo a fala de todos sobre o texto no livro didático.
  Resolução da atividade, analise de imagem e interpretação de tabelas, com pesquisa no texto.

De como o aluno procede enquanto realiza as atividades de estudos.
Acompanhamento dos trabalhos feitos pelos alunos durante as atividades investigativas.

Quadro-branco, pincel, caderno do aluno, LD.

7 horas.

Caracterização geral dos principais grupos de seres vivos e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles: reino protista reino dos fungos.

Roda de leitura sobre os reinos, perguntar o que eles conhecem que pertencem a esses reinos, registrar no quadro.
Leitura e discussão compartilhada com incentivo a fala de todos relacionado aos textos.
Fazer trabalho de pesquisa no caderno sobre as doenças relacionadas aos grupos de seres vivos em estudo, depois compartilhar em sala de aula com uma roda de leitura.
Resolver no caderno atividade relacionada ao texto em estudo.

Atividade escrita no caderno.
Participação da leitura.
Participação oral.
Pesquisa das doenças relacionadas ao tema reino dos fungos e protistas e socialização do trabalho.

Quadro-branco, pincel, LD, lápis de cor.

6 horas

Projeto, Leitura, Matemática.
Todos dias tirar 20 minutos para fazer leitura com os alunos, individual, compartilhada, colaborativa, em dupla...
1 dia na semana trabalhar 20 minutos para trabalhar tabuada e um campo da matemática.
Leitura, compreensão e Participação.
Quadro, pincel
Caixa de textos
Tabela de Pitágoras e situações problemas envolvendo o campo em estudo.

7 horas



PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 2º BIMESTRE – 2019
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo

Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.


Caracterização geral dos principais grupos de seres vivos e identificação de exemplos de seres vivos pertencentes a eles vírus e reino monera.
  Trazer uma problemática para sala com a seguinte pergunta no quadro: quem e o transmissor da dengue? Mosquito ou vírus? Quero que os alunos discutam e cheguem a um consenso verbalmente, depois de um tempo para discussão pedir que leiam o texto.
  Leitura e discussão compartilhada com incentivo a fala de todos, voltando a nossa problemática se agora já sabem a resposta e o porquê da mesma (justificativa).
  Formar grupos, entregar papel madeira e pedir que façam o desenho da estrutura de um vírus e bactéria identificando suas partes e funções.
  Cada grupo irá apresentar seu trabalho para os colegas de sala depois colocar em exposição na parede da sala.
  Resolver no caderno atividade relacionada ao texto em estudo.

Participação da leitura:
Curiosidade do aluno em pesquisar até encontrar a solução para o problema proposto;
Participação oral;
Desenho e identificação das estruturas dos vírus e monera, com a apresentação do trabalho.
Atividade escrita no caderno.

Quadro-branco, pincel, LD, papel madeira, pincel para cartaz, lápis de cor.

6 horas.

Revisão e avaliação do 2º bimestre.

Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 2º bimestre.
Socialização das respostas com ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.

Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 2º bimestre.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações.

4 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário