Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 7º ano 2019







Secretaria Estadual de Educação
Plano de curso do 7º ano para o ano letivo de 2019
Disciplina de Ciências Naturais
Professora Adriana Moyses

As capacidades que o aluno deve ter até o final do 7º ano



·         Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.
·         Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.
·         Compreender as características básicas dos ecossistemas relacionando o meio físico à diversidade de vida que apresentam
·         Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando informações sobre a interferência do ser humano e seu impacto nos biomas brasileiros.
·         Valorizar a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.
·         Compreender a alimentação humana, a obtenção e a conservação dos alimentos, sua digestão no organismo e o papel dos nutrientes na sua constituição e saúde.





PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 1º BIMESTRE – 2018
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo

                          ESTUDO DA ASTRONOMIA
Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.


Apresentação do professor e alunos.
Contrato didático.
Avaliação diagnostica.

Apresentação, leitura e socialização do contrato didático.
Atividade diagnostica de port. E mat. digitada e xerocada aos alunos;
Diagnostico de ciências oral com registro no quadro e participação dos alunos,

Atividade escrita;
Leitura das respostas;
Participação na socialização das respostas.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;

 3 horas.

Reconhecimento das características da Terra, dos planetas como dimensão, distancia movimento e composição.
Relacionar os movimentos da Terra com as estações do ano, semana, noite e dia.
Conceito de tempo cíclico (dia, mês, ano).

Conhecimentos prévios dos alunos com perguntas relacionadas ao tema.
Leitura informativa sobre as teorias do surgimento do universo, BIG BANG.
Leitura colaborativa do texto sistema solar e os movimentos da terra, fases da lua. LD.
Resolução de atividades.
Desenho com descrição dos processos estudados.
Maquete sistema solar.


Resolução de atividade escrita.
Desenhar no caderno sistema solar, as fases da lua, movimentos da terra e eclipse, escrever suas características.
Participação na leitura e comentários dos alunos.

Livro didático do 6º ano, Investigar e conhecer.
Quadro;
Pincel;
Globo;



 7 horas.




















PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 1º BIMESTRE – 2018
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo

                          ESTUDO DA ASTRONOMIA
Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana e no cotidiano.


Valorizar a vida em sua diversidade, as formas de proteção do ambiente e sua relação com a qualidade de vida.


Localização histórica e comparação entre diferentes medidores de tempo, como relógio de sol, de agua ou areia e os atuais.

Conversa com os alunos sobre a importância dos medidores de tempo e quais conhecem.
Leitura compartilhada de um texto retirado da internet com imagens para a identificação dos medidores de tempo e relacionar a evolução que ocorreu com o passar dos anos.

Atividade de escrita e resolução individual sendo socializada em 2º momento.
Desenho no caderno dos medidores de tempo.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;
Lápis de cor.

4 horas;

PROJETO: português e matemática
Mat. – situações problemas no campo multiplicativo.
Tabuada.
Port. – leitura, produção e revisão de textos.
Tabuada.
Ortografia e leitura
Quadro,
Textos

7 Horas.
ü  Conhecimentos sobre o ciclo da água.
ü  Noções sobre a distribuição da agua no ambiente local e no globo.
ü  Estados fiscos da agua e propriedades da agua.
ü  Conhecimentos sobre poluição, abastecimento e tratamento da água.
ü  Reconhecimento de doenças infecciosas e contagiosas veiculadas pela água (tifo, disenteria, leptospirose, verminoses, Zica vírus, dengue, etc.) e proposição de formas de evitá-las.

ü  Fazer uma leitura do texto sobre a água, “A gameleira e o rio”, conversar com os alunos sobre o que acharam do texto, qual a opinião deles em relação ao tema do texto.
ü  Desenvolver momento de conhecimentos prévios sobre a água e registrar no quadro. Onde encontramos? Cuidados? Doenças? Tratamento? ...
ü  Falar com eles sobre a conferencia mundial d’agua, se sabem o que é ou já ouviram falar? (Explicar sobre o projeto).
ü  Leitura compartilhada do texto, sobre a água, com intervenção da professora e participação do aluno tirando dúvidas sobre o assunto.
ü  Formar grupos na sala de aula e os alunos irão debater e escrever tópicos no papel madeira relacionados aos problemas com a água/poluição. Depois apresentar para a turma e explicando por que o grupo escolheu os tópicos apresentados.
ü  Formar os mesmos grupos e os alunos terão que citar prováveis soluções para os eventuais problemas citados por eles. Expor no papel madeira e explicar para a turma.
Esses mesmos grupos terão que gravar um vídeo perante um problema relacionado a água no seu bairro.
ü  Apresentar os vídeos na sala.
ü  Criar no face/professor uma página para publicação dos vídeos e trabalhos relacionados a água, fazer um quis que será analisado a participação dos alunos e fazer uma competição entre os grupos que o vídeo melhor, mais visualizado e curtido e compartilhado será premiado com chocolate e terá possível participação no evento “viver ciência”.
ü  Produzir parodia em grupos na sala de aula, sobre a água e apresentar.
ü   
ü  Atividade escrita;
ü  Participação na socialização das respostas.
ü  Desenho e descrição do ciclo da agua.
ü  Trabalhos e apresentações
ü  Quadro-branco;
ü  Pincel para quadro;
ü  Xerox;
ü  Vídeos
ü  Papel madeira
Pincel
7 horas

Revisão e avaliação do 1º bimestre.

Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 1º bimestre.
Socialização das respostas com ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.

Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 1º bimestre.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações.


3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário