Secretaria
Estadual de Educação
Plano de curso do 7º
ano para o ano letivo de 2019
Disciplina de
Ciências Naturais
Professora Adriana
Moyses
As capacidades que
o aluno deve ter até o final do 7º ano
·
Relacionar
os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e interferência na vida humana
e no cotidiano.
·
Identificar
padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de
animais e de outros seres vivos.
·
Compreender
as características básicas dos ecossistemas relacionando o meio físico à
diversidade de vida que apresentam
·
Interpretar
situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando informações
sobre a interferência do ser humano e seu impacto nos biomas brasileiros.
·
Valorizar
a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua
comunidade.
·
Compreender
a alimentação humana, a obtenção e a conservação dos alimentos, sua digestão no
organismo e o papel dos nutrientes na sua constituição e saúde.
PLANO DE CURSO DE
CIENCIAS DO 7º ANO DO 1º BIMESTRE – 2018
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
ESTUDO DA ASTRONOMIA
Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e
interferência na vida humana e no cotidiano.
|
Apresentação do professor e alunos.
Contrato didático.
Avaliação diagnostica.
|
Apresentação, leitura e socialização do contrato
didático.
Atividade diagnostica de port. E mat. digitada e xerocada
aos alunos;
Diagnostico de ciências oral com registro no quadro e
participação dos alunos,
|
Atividade escrita;
Leitura das respostas;
Participação na socialização das respostas.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;
|
3 horas.
|
Reconhecimento das características da Terra, dos planetas
como dimensão, distancia movimento e composição.
Relacionar os movimentos da Terra com as estações do ano,
semana, noite e dia.
Conceito de tempo cíclico (dia, mês, ano).
|
Conhecimentos prévios dos alunos com
perguntas relacionadas ao tema.
Leitura informativa sobre as teorias
do surgimento do universo, BIG BANG.
Leitura colaborativa do texto sistema
solar e os movimentos da terra, fases da lua. LD.
Resolução de atividades.
Desenho com descrição dos processos
estudados.
Maquete sistema solar.
|
Resolução de atividade escrita.
Desenhar no caderno sistema solar, as
fases da lua, movimentos da terra e eclipse, escrever suas características.
Participação na leitura e comentários
dos alunos.
|
Livro didático do 6º ano, Investigar e
conhecer.
Quadro;
Pincel;
Globo;
|
7 horas.
|
PLANO DE CURSO DE
CIENCIAS DO 7º ANO DO 1º BIMESTRE – 2018
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
ESTUDO DA ASTRONOMIA
Relacionar os movimentos da Terra, Sol e Lua, seu resultado e
interferência na vida humana e no cotidiano.
Valorizar a vida em sua
diversidade, as formas de proteção do ambiente e sua relação com a qualidade
de vida.
|
Localização histórica e comparação entre diferentes
medidores de tempo, como relógio de sol, de agua ou areia e os atuais.
|
Conversa com os alunos sobre a importância dos medidores
de tempo e quais conhecem.
Leitura compartilhada de um texto retirado da internet
com imagens para a identificação dos medidores de tempo e relacionar a
evolução que ocorreu com o passar dos anos.
|
Atividade de escrita e resolução individual sendo
socializada em 2º momento.
Desenho no caderno dos medidores de tempo.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox;
Lápis de cor.
|
4 horas;
|
PROJETO: português e matemática
|
Mat. – situações problemas no campo multiplicativo.
Tabuada.
Port. – leitura, produção e revisão de textos.
|
Tabuada.
Ortografia e leitura
|
Quadro,
Textos
|
7 Horas.
|
|
ü Conhecimentos sobre o ciclo da água.
ü Noções sobre a distribuição da agua no ambiente
local e no globo.
ü Estados fiscos da agua e propriedades da agua.
ü Conhecimentos sobre poluição, abastecimento e
tratamento da água.
ü Reconhecimento de doenças infecciosas e
contagiosas veiculadas pela água (tifo, disenteria, leptospirose, verminoses,
Zica vírus, dengue, etc.) e proposição de formas de evitá-las.
|
ü Fazer uma leitura do texto sobre a água, “A
gameleira e o rio”, conversar com os alunos sobre o que acharam do texto,
qual a opinião deles em relação ao tema do texto.
ü Desenvolver momento de conhecimentos prévios
sobre a água e registrar no quadro. Onde encontramos? Cuidados? Doenças?
Tratamento? ...
ü Falar com eles sobre a conferencia mundial
d’agua, se sabem o que é ou já ouviram falar? (Explicar sobre o projeto).
ü Leitura compartilhada do texto, sobre a água, com
intervenção da professora e participação do aluno tirando dúvidas sobre o
assunto.
ü Formar grupos na sala de aula e os alunos irão
debater e escrever tópicos no papel madeira relacionados aos problemas com a
água/poluição. Depois apresentar para a turma e explicando por que o grupo
escolheu os tópicos apresentados.
ü Formar os mesmos grupos e os alunos
terão que citar prováveis soluções para os eventuais problemas citados por
eles. Expor no papel madeira e explicar para a turma.
Esses
mesmos grupos terão que gravar um vídeo perante um problema relacionado a
água no seu bairro.
ü Apresentar os vídeos na sala.
ü Criar no face/professor uma página para
publicação dos vídeos e trabalhos relacionados a água, fazer um quis que será
analisado a participação dos alunos e fazer uma competição entre os grupos
que o vídeo melhor, mais visualizado e curtido e compartilhado será premiado
com chocolate e terá possível participação no evento “viver ciência”.
ü Produzir parodia em grupos na sala de aula, sobre
a água e apresentar.
ü
|
ü Atividade escrita;
ü Participação na socialização das respostas.
ü Desenho e descrição do ciclo da agua.
ü Trabalhos e apresentações
|
ü Quadro-branco;
ü Pincel para quadro;
ü Xerox;
ü Vídeos
ü Papel madeira
Pincel
|
7 horas
|
|
Revisão e avaliação do 1º bimestre.
|
Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos
estudados durante o 1º bimestre.
Socialização das respostas com ajuda do professor
intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
|
Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 1º bimestre.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações.
|
3 horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário