Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 5º ano



PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Ciências “5° ano”, professora Adriana Moyses

Objetivos
Conteúdos
Proposta
Forma de Avaliação
Recursos
1° Bimestre
- Ampliar conhecimentos sobre saúde e corpo humano, investigando seu funcionamento como um todo

- Investigar reprodução e sexualidade humana, valorizando a preservação da saúde e a paternidade /maternidade responsáveis, podendo comparar a reprodução de sua espécie a de outros seres vivos
- Organização do corpo humano:
·         Células
·         Tecidos
·         Órgãos
·         Sistemas
- Sistemas:
·         Respiratório
·         Sanguíneo
·         Urinário
·         Nervoso
·         Reprodutor feminino e masculino
-Leitura e interpretação de textos
- Desenhos/esquemas
- Cartazes e apresentações (seminário)
- Experiências
- Participação na oralidade e escrita
- Resolução de atividades e participação nos trabalhos
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Cola
- Cartolina
2° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Sistema solar:
·         Origem
·          Movimentos
 Estações do ano
·          Planetas
·          Biomas, ecossistemas.
Leitura e interpretação
- Apresentações em grupo.
- Desenhos
- Roda de conversa
- Roda de leitura
- Esquemas
- Filme “A origem do sistema solar”
- Leitura e interpretação
- Participação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Fita adesiva
- Cartolina
3° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Seres vivos:
·         Bactérias
·         Protozoários
·         Fungos
·         Plantas
·         Animais (cadeia alimentar)
- Leitura e interpretação de textos
- Roda de leitura e conversa
- Socialização de opiniões e pesquisas
- Desenhos
- Trabalhos em grupo
- Leitura
- Participação
- Desenho
- Apresentação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Cartolina
4° bimestre
- Experimentar e descrever materiais ou formas de energia que são recursos renováveis ou não renováveis.

- Investigar e valorizar conhecimentos sobre a natureza e as tecnologias da atualidade ou de outros lugares e tempos, compreendendo a extensa presença de ciência e tecnologia nos dias atuais
·         Saneamento básico
·         Reciclagem
·         Fontes renováveis e não renováveis
·         Eletricidade no cotidiano
- Pesquisas
- Leitura E compreensão de texto.
- Roda de conversa
- Atividades
- Oralidade
- Participação
Resolução de atividades
- Quadro
- Pincel
- Livro didático


PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Ciências “5° ano”, professora Adriana Moises

Objetivos
Conteúdos
Proposta
Forma de Avaliação
Recursos
1° Bimestre
- Ampliar conhecimentos sobre saúde e corpo humano, investigando seu funcionamento como um todo

- Investigar reprodução e sexualidade humana, valorizando a preservação da saúde e a paternidade /maternidade responsáveis, podendo comparar a reprodução de sua espécie a de outros seres vivos
- Organização do corpo humano:
·         Células
·         Tecidos
·         Órgãos
·         Sistemas
- Sistemas:
·         Respiratório
·         Sanguíneo
·         Urinário
·         Nervoso
·         Reprodutor feminino e masculino
-Leitura e interpretação de textos
- Desenhos/esquemas
- Cartazes e apresentações (seminário)
- Experiências
- Participação na oralidade e escrita
- Resolução de atividades e participação nos trabalhos
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Cola
- Cartolina
2° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Sistema solar:
·         Origem
·          Movimentos
 Estações do ano
·          Planetas
·          Biomas, ecossistemas.
Leitura e interpretação
- Apresentações em grupo.
- Desenhos
- Roda de conversa
- Roda de leitura
- Esquemas
- Filme “A origem do sistema solar”
- Leitura e interpretação
- Participação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Fita adesiva
- Cartolina
3° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Seres vivos:
·         Bactérias
·         Protozoários
·         Fungos
·         Plantas
·         Animais (cadeia alimentar)
- Leitura e interpretação de textos
- Roda de leitura e conversa
- Socialização de opiniões e pesquisas
- Desenhos
- Trabalhos em grupo
- Leitura
- Participação
- Desenho
- Apresentação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Cartolina
4° bimestre
- Experimentar e descrever materiais ou formas de energia que são recursos renováveis ou não renováveis.

- Investigar e valorizar conhecimentos sobre a natureza e as tecnologias da atualidade ou de outros lugares e tempos, compreendendo a extensa presença de ciência e tecnologia nos dias atuais
·         Saneamento básico
·         Reciclagem
·         Fontes renováveis e não renováveis
·         Eletricidade no cotidiano
- Pesquisas
- Leitura E compreensão de texto.
- Roda de conversa
- Atividades
- Oralidade
- Participação
Resolução de atividades
- Quadro
- Pincel
- Livro didático


Nenhum comentário:

Postar um comentário