PREFEITURA
DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Ciências “5° ano”, professora
Adriana Moyses
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Proposta
|
Forma de
Avaliação
|
Recursos
|
1° Bimestre
|
- Ampliar conhecimentos sobre saúde e corpo
humano, investigando seu funcionamento como um todo
- Investigar reprodução e sexualidade
humana, valorizando a preservação da saúde e a paternidade /maternidade
responsáveis, podendo comparar a reprodução de sua espécie a de outros seres
vivos
|
-
Organização do corpo humano:
·
Células
·
Tecidos
·
Órgãos
·
Sistemas
-
Sistemas:
·
Respiratório
·
Sanguíneo
·
Urinário
·
Nervoso
·
Reprodutor feminino e masculino
|
-Leitura
e interpretação de textos
-
Desenhos/esquemas
-
Cartazes e apresentações (seminário)
-
Experiências
|
-
Participação na oralidade e escrita
-
Resolução de atividades e participação nos trabalhos
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Régua
-
Cola
-
Cartolina
|
2° Bimestre
|
Situar o planeta Terra no sistema solar,
observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade
e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
|
Sistema
solar:
·
Origem
·
Movimentos
Estações do ano
·
Planetas
·
Biomas, ecossistemas.
|
Leitura
e interpretação
-
Apresentações em grupo.
-
Desenhos
-
Roda de conversa
-
Roda de leitura
-
Esquemas
-
Filme “A origem do sistema solar”
|
-
Leitura e interpretação
-
Participação
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Régua
-
Fita adesiva
-
Cartolina
|
3° Bimestre
|
Situar o planeta Terra no sistema solar,
observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade
e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
|
Seres
vivos:
·
Bactérias
·
Protozoários
·
Fungos
·
Plantas
·
Animais (cadeia alimentar)
|
-
Leitura e interpretação de textos
-
Roda de leitura e conversa
-
Socialização de opiniões e pesquisas
-
Desenhos
-
Trabalhos em grupo
|
-
Leitura
-
Participação
-
Desenho
-
Apresentação
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Cartolina
|
4° bimestre
|
- Experimentar e descrever materiais ou
formas de energia que são recursos renováveis ou não renováveis.
- Investigar e valorizar conhecimentos
sobre a natureza e as tecnologias da atualidade ou de outros lugares e
tempos, compreendendo a extensa presença de ciência e tecnologia nos dias
atuais
|
·
Saneamento básico
·
Reciclagem
·
Fontes renováveis e não renováveis
·
Eletricidade no cotidiano
|
-
Pesquisas
-
Leitura E compreensão de texto.
-
Roda de conversa
-
Atividades
|
-
Oralidade
-
Participação
Resolução
de atividades
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
|
PREFEITURA
DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Ciências “5° ano”, professora
Adriana Moises
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Proposta
|
Forma de
Avaliação
|
Recursos
|
1° Bimestre
|
- Ampliar conhecimentos sobre saúde e corpo
humano, investigando seu funcionamento como um todo
- Investigar reprodução e sexualidade
humana, valorizando a preservação da saúde e a paternidade /maternidade
responsáveis, podendo comparar a reprodução de sua espécie a de outros seres
vivos
|
-
Organização do corpo humano:
·
Células
·
Tecidos
·
Órgãos
·
Sistemas
-
Sistemas:
·
Respiratório
·
Sanguíneo
·
Urinário
·
Nervoso
·
Reprodutor feminino e masculino
|
-Leitura
e interpretação de textos
-
Desenhos/esquemas
-
Cartazes e apresentações (seminário)
-
Experiências
|
-
Participação na oralidade e escrita
-
Resolução de atividades e participação nos trabalhos
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Régua
-
Cola
-
Cartolina
|
2° Bimestre
|
Situar o planeta Terra no sistema solar,
observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade
e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
|
Sistema
solar:
·
Origem
·
Movimentos
Estações do ano
·
Planetas
·
Biomas, ecossistemas.
|
Leitura
e interpretação
-
Apresentações em grupo.
-
Desenhos
-
Roda de conversa
-
Roda de leitura
-
Esquemas
-
Filme “A origem do sistema solar”
|
-
Leitura e interpretação
-
Participação
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Régua
-
Fita adesiva
-
Cartolina
|
3° Bimestre
|
Situar o planeta Terra no sistema solar,
observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade
e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
|
Seres
vivos:
·
Bactérias
·
Protozoários
·
Fungos
·
Plantas
·
Animais (cadeia alimentar)
|
-
Leitura e interpretação de textos
-
Roda de leitura e conversa
-
Socialização de opiniões e pesquisas
-
Desenhos
-
Trabalhos em grupo
|
-
Leitura
-
Participação
-
Desenho
-
Apresentação
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Cartolina
|
4° bimestre
|
- Experimentar e descrever materiais ou
formas de energia que são recursos renováveis ou não renováveis.
- Investigar e valorizar conhecimentos
sobre a natureza e as tecnologias da atualidade ou de outros lugares e
tempos, compreendendo a extensa presença de ciência e tecnologia nos dias
atuais
|
·
Saneamento básico
·
Reciclagem
·
Fontes renováveis e não renováveis
·
Eletricidade no cotidiano
|
-
Pesquisas
-
Leitura E compreensão de texto.
-
Roda de conversa
-
Atividades
|
-
Oralidade
-
Participação
Resolução
de atividades
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário