Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 4º BIMESTRE – 2019


PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 4º BIMESTRE – 2019
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo

Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.

Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando informações sobre a interferência do ser humano e seu impacto nos biomas brasileiros.

Equilíbrio ambiental (conceito) preservação e conservação ambiental.
Medidas de proteção e recuperação dos ambientes brasileiros.
Identificação e localização em mapas os biomas brasileiros.
Conceito de ecossistema.

Conversa previa sobre botânica.
Leitura individual, explicação do texto sobre as características das plantas.
Resolução de exercícios envolvendo tabelas e analise de imagens.
Desenho/esquema no caderno e a escrita do processo de fotossíntese.
Os alunos irão fazer em dupla uma pesquisa e escrever do conceito de equilíbrio ambiental, preservação e conservação ambiental.
Medidas de proteção e recuperação dos ambientes brasileiros (at. Para casa).
Em sala escolher 2 duplas para ler a pesquisa e compartilhar as informações.
Fazer um cartaz para conscientização, proteção e recuperação dos ambientes brasileiros.      
Em dupla desenhar no caderno o mapa com os biomas brasileiros e escrever suas características.
Fazer resumo dos biomas/trabalho por escrito.

Resolução de exercícios envolvendo tabelas e analise de imagens.

Desenho/esquema no caderno e a escrita do processo de fotossíntese.
Entrega de uma síntese com a orientação do professor.
Atividade escrita no caderno e resolvida.
Resumo.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Lápis de cor.

9 horas.

Classificação das plantas (briófitas, pteridófitos, gimnospermas, angiospermas).
Identificar as estruturas (raiz, caule, folha, frito e semente.
Leitura individual do texto no livro didático de cada umas das classificações das plantas, resolver exercícios de acordo com cada texto.
Fazer mapa conceitual dos grupos de plantas e principais características no quadro explicando e os alunos participando com auxílio do livro.
Formar grupos em sala, cada grupo irá desenhar no papel madeira uma estrutura da planta e escrever as características e apresentar para turma.
Resolver atividade com analise de imagens e interpretação de gráficos.


Formar grupos em sala, cada grupo irá desenhar no papel madeira uma estrutura da planta e escrever as características e apresentar para turma.
Resolver atividade com analise de imagens e interpretação de gráficos.


Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Lápis de cor, fita adesiva.

10 horas.





PLANO DE CURSO DE CIENCIAS DO 7º ANO DO 4º BIMESTRE – 2019
Capacidades
Conteúdos
Propostas de atividade
Formas de avaliação
Recursos didáticos
Tempo
Identificar padrões de semelhanças e características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.

Projeto, Leitura, Matemática.

Todos dias tirar 20 minutos para fazer leitura com os alunos, individual, compartilhada, colaborativa, em dupla...

1 dia na semana trabalhar 20 minutos para trabalhar tabuada e um campo da matemática.

Leitura, compreensão e Participação.
Quadro, pincel
Caixa de textos
Tabela de Pitágoras e situações problemas envolvendo o campo em estudo.

7 horas

Revisão e avaliação do 4º bimestre.

Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos estudados durante o 4º bimestre.
Socialização das respostas com ajuda do professor intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.

Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 4º bimestre.

Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações.


4 horas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário