PLANO DE CURSO DE
CIENCIAS DO 7º ANO DO 4º BIMESTRE – 2019
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Identificar padrões de semelhanças e
características comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros
seres vivos.
Interpretar situações de equilíbrio e
desequilíbrio ambiental relacionando informações sobre a interferência do ser
humano e seu impacto nos biomas brasileiros.
|
Equilíbrio ambiental (conceito) preservação e conservação
ambiental.
Medidas de proteção e recuperação dos ambientes
brasileiros.
Identificação e localização em mapas os biomas
brasileiros.
Conceito de ecossistema.
|
Conversa previa sobre botânica.
Leitura individual, explicação do texto sobre as
características das plantas.
Resolução de exercícios envolvendo tabelas e analise de
imagens.
Desenho/esquema no caderno e a escrita do processo de
fotossíntese.
Os alunos irão fazer em dupla uma pesquisa e escrever do
conceito de equilíbrio ambiental, preservação e conservação ambiental.
Medidas de proteção e recuperação dos ambientes
brasileiros (at. Para casa).
Em sala escolher 2 duplas para ler a pesquisa e
compartilhar as informações.
Fazer um cartaz para
conscientização, proteção e recuperação dos ambientes brasileiros.
Em dupla desenhar no
caderno o mapa com os biomas brasileiros e escrever suas características.
Fazer resumo dos
biomas/trabalho por escrito.
|
Resolução de exercícios envolvendo tabelas e analise de
imagens.
Desenho/esquema no caderno e a escrita do processo de fotossíntese.
Entrega de uma síntese com a orientação do professor.
Atividade escrita no caderno e resolvida.
Resumo.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Lápis de cor.
|
9 horas.
|
Classificação das plantas (briófitas, pteridófitos,
gimnospermas, angiospermas).
Identificar as estruturas (raiz, caule, folha, frito e
semente.
|
Leitura individual do texto no livro didático de cada
umas das classificações das plantas, resolver exercícios de acordo com cada
texto.
Fazer mapa conceitual dos grupos de plantas e principais
características no quadro explicando e os alunos participando com auxílio do
livro.
Formar grupos em sala, cada grupo irá desenhar no papel
madeira uma estrutura da planta e escrever as características e apresentar
para turma.
Resolver atividade com analise de imagens e interpretação
de gráficos.
|
Formar grupos em sala, cada grupo irá desenhar no papel
madeira uma estrutura da planta e escrever as características e apresentar
para turma.
Resolver atividade com analise de imagens e interpretação
de gráficos.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Lápis de cor, fita adesiva.
|
10 horas.
|
PLANO DE CURSO DE
CIENCIAS DO 7º ANO DO 4º BIMESTRE – 2019
|
|||||
Capacidades
|
Conteúdos
|
Propostas de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos didáticos
|
Tempo
|
Identificar padrões de semelhanças e características
comuns entre variedades de plantas, de animais e de outros seres vivos.
|
Projeto, Leitura, Matemática.
|
Todos dias tirar 20 minutos para fazer leitura com os
alunos, individual, compartilhada, colaborativa, em dupla...
1 dia na semana trabalhar 20 minutos para trabalhar
tabuada e um campo da matemática.
|
Leitura, compreensão e Participação.
|
Quadro, pincel
Caixa de textos
Tabela de Pitágoras e situações problemas envolvendo o
campo em estudo.
|
7 horas
|
Revisão e avaliação do 4º bimestre.
|
Resolução de atividade elaborada com base nos conteúdos
estudados durante o 4º bimestre.
Socialização das respostas com ajuda do professor
intervindo juntamente com as diversas opiniões dos alunos.
|
Resolução da atividade;
Participação da socialização das ideias;
Avaliação do 4º bimestre.
|
Quadro-branco;
Pincel para quadro;
Xerox das avaliações.
|
4 horas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário