PREFEITURA
DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Geografia “5° ano”, professora
Adriana Moises
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Proposta
|
Forma de
Avaliação
|
Recursos
|
1° Bimestre
|
Construir conhecimentos sobre
território, lugar e região, identificando e avaliando as ações dos homens em
sociedade e suas consequências em diferentes espações e tempos, de modo a
construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa
diante das questões sociais, culturais e ambientais
|
-
Planeta terra e representação
-
Sistema solar
-
Continentes e países
|
-
Identificar seu lugar no espaço.
Desenhos
e mapas
-
Globo terrestre e simulação dos movimentos da terra
-
Cartazes/filme
|
-
Resolução
de atividades
-
Cartazes
-
Leitura e escrita
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Sala de recursos (data show ou TV)
-
Cartolina, papel madeira
-
pincel
|
2° Bimestre
|
Construir conhecimentos sobre
território, lugar e região, identificando e avaliando as ações dos homens em
sociedade e suas consequências em diferentes espações e tempos, de modo a
construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e
reativa diante das questões sociais, culturais e ambientais
|
- Divisão política do Brasil
-
Distribuição da população brasileira
|
-
Identificar as regiões
-
Leitura e interpretação de texto
-
Analise de imagens
-
Leitura de mapas e desenhos
|
- Leitura e desenho de mapas
-
Cartazes
-
Leitura e interpretação
|
-
Quadro
- Pincel
-
Livro didático
-
Sala de recursos (data show ou TV)
-
Cartolina, papel madeira,
-
Pincel
|
3° Bimestre
|
- Compreender a espacialidade e
temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e
interações
- Compreender que as melhorias nas
condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos
e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e
acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de
suas possibilidades, desenvolver atitudes propositivas em favor dessas
conquistas
|
-
As regiões do Brasil
·
Redes hídricas
·
Relevo
·
Paisagem rural e urbana transformada
·
Atividade econômica (indústria e comércio, mineração
agricultura e extrativismo)
|
-
Leitura e interpretação de textos, mapas, tabelas e gráficos com a formação
das regiões e suas características
-
Desenho de mapas, com leitura e criação de legendas
|
- Leitura
-
Participação oral.
-
Resolução das atividades
-
Desenhos
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático.
|
4° bimestre
|
Perceber que a sociedade e a natureza
possuem princípios e leis próprias e que o espaço resulta das interações
entre as mesmas, historicamente definidas.
|
-
Orientação:
·
Rosa dos ventos
·
Bussola
·
Próprio corpo com os pontos cardeais
·
|
-
Ler e interpretar textos
-
Desenhar e identificar os métodos de orientação
|
-
Desenho
-
Leitura e interpretação
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
-
Cartolina
-
Pincel
|
Compreender que a natureza do espaço,
enquanto território e lugar, é dotada de uma historicidade onde o trabalho
social tem uma grande importância para a compreensão da dinâmica de suas
interações e transformações.
|
Acre:
·
Economia da borracha na formação sócio espacial do
Acre
·
Reservas extrativistas e industriais na floresta
·
Fluxo migratório
|
Leitura
e interpretação de textos
-
Roda de conversa
|
-
Oralidade
-
Participação
|
-
Quadro
-
Pincel
-
Livro didático
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário