Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 5º ano



PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Geografia “5° ano”, professora Adriana Moises

Objetivos
Conteúdos
Proposta
Forma de Avaliação
Recursos
1° Bimestre
Construir conhecimentos sobre território, lugar e região, identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espações e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa diante das questões sociais, culturais e ambientais
- Planeta terra e representação
- Sistema solar
- Continentes e países

- Identificar seu lugar no espaço.
Desenhos e mapas
- Globo terrestre e simulação dos movimentos da terra
- Cartazes/filme

-
Resolução de atividades
- Cartazes
- Leitura e escrita
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Sala de recursos (data show ou TV)
- Cartolina, papel madeira
- pincel
2° Bimestre
Construir conhecimentos sobre território, lugar e região, identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espações e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa diante das questões sociais, culturais e ambientais
 - Divisão política do Brasil
- Distribuição da população brasileira
- Identificar as regiões
- Leitura e interpretação de texto
- Analise de imagens
- Leitura de mapas e desenhos
 - Leitura e desenho de mapas
- Cartazes
- Leitura e interpretação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Sala de recursos (data show ou TV)
- Cartolina, papel madeira,
- Pincel
3° Bimestre
- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações
- Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, desenvolver atitudes propositivas em favor dessas conquistas  
- As regiões do Brasil
·         Redes hídricas
·         Relevo
·         Paisagem rural e urbana transformada
·         Atividade econômica (indústria e comércio, mineração agricultura e extrativismo)
- Leitura e interpretação de textos, mapas, tabelas e gráficos com a formação das regiões e suas características
- Desenho de mapas, com leitura e criação de legendas
 - Leitura
- Participação oral.
- Resolução das atividades
- Desenhos
- Quadro
- Pincel
- Livro didático.
4° bimestre
Perceber que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço resulta das interações entre as mesmas, historicamente definidas.

- Orientação:
·         Rosa dos ventos
·         Bussola
·         Próprio corpo com os pontos cardeais

·          
- Ler e interpretar textos
- Desenhar e identificar os métodos de orientação




- Desenho
- Leitura e interpretação





- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Cartolina
- Pincel



Compreender que a natureza do espaço, enquanto território e lugar, é dotada de uma historicidade onde o trabalho social tem uma grande importância para a compreensão da dinâmica de suas interações e transformações.

Acre:
·         Economia da borracha na formação sócio espacial do Acre
·         Reservas extrativistas e industriais na floresta
·         Fluxo migratório

Leitura e interpretação de textos
- Roda de conversa

- Oralidade
- Participação 

- Quadro
- Pincel
- Livro didático


Nenhum comentário:

Postar um comentário