PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO
PLANO DE CURSO DE
HISTÓRIA 5° ANO 2018, Prof. Adriana Moyses
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Proposta de atividade
|
Formas de avaliação
|
Recursos
|
1° Bimestre
|
Relacionar diferentes formas
de registro (desenhos, pinturas, escrita, gravações sonoras e visuais...) com
sociedades de determinados locais e épocas históricas identificando aqueles
que foram produzidos em diferentes contextos da historia brasileira,
incluindo pinturas rupestres e os grafismos criados pelos povos indígenas.
|
História do Brasil e a cultura dos europeus e asiáticos e indígenas.
|
- Leitura, compreensão dos textos e resolução de atividades no L.D do
5° ano “A escola é nossa”. Capítulos 01, 02, 03, 04, 05.
|
- Participação
- Leitura
- Oralidade
- Escrita
|
- L.D
- Quadro
- Pincel
|
2° Bimestre
|
- Conhecer e registrar, com
marcadores de tempo, as formas de governo de local onde moram e do Brasil em
diferentes momentos: colônia, império, república.
|
- Período histórico do Brasil colônia, império e república.
|
- Leitura e compreensão dos textos no L.D do 5° ano “A escola é nossa
capítulos 06, 07, 08 e 09,
- Resolução de atividades
|
|
- L.D
- Quadro
- Pincel
|
3° Bimestre
|
Confrontar informações
colhidas em registros diferentes, referentes aos mesmos acontecimentos históricos.
|
- História di Acre
|
- Leitura de textos e interpretação
- Debates em sala
- Roda de conversa
|
- - Atividades
- Leitura
- Oralidade
|
- Quadro
- Pincel
- Xerox de textos
|
4° bimestre
|
Relacionar as
normas e regras de convívio na sala de aula, na escola, no local onde moram,
com leis e normas gerais da sociedade (Poe exemplo, com o estatuto da criança
e do adolescente, lei de direitos humanos de abolição contra o racismo...).
|
- Estatuto da criança e do adolescente ECA
- Abolição da escravidão
- Racismo
|
- Leitura e roda de conversa sobre direito e deveres das crianças
(ECA)
- Projeto étnico racial na escola.
|
- Roda de conversa
- Participação
- Leitura
|
- ECA
- Projeto
- Papel madeira
- Cartolina
- Pincel
|
- relacionar
lugares e tempos diferentes com medições e marcadores de tempo cronológico e
histórico (datas, décadas e séculos) no esforço de apreensão do tempo
|
- Medidas de tempo cronológico: meses, anos, décadas,
séculos.
|
- leitura e escrita de atividades no caderno retirado do quadro e resolução de
atividades
|
- cartazes
- Participação
- Resolução de atividades
|
- papel madeira
-cartolina
- Pincel
- Quadro
- fita adesiva
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário