Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 5º ano





PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO
PLANO DE CURSO DE HISTÓRIA 5° ANO 2018, Prof. Adriana Moyses


Objetivos
Conteúdos
Proposta de atividade
Formas de avaliação
Recursos
1° Bimestre
Relacionar diferentes formas de registro (desenhos, pinturas, escrita, gravações sonoras e visuais...) com sociedades de determinados locais e épocas históricas identificando aqueles que foram produzidos em diferentes contextos da historia brasileira, incluindo pinturas rupestres e os grafismos criados pelos povos indígenas.
História do Brasil e a cultura dos europeus e asiáticos e indígenas.
- Leitura, compreensão dos textos e resolução de atividades no L.D do 5° ano “A escola é nossa”. Capítulos 01, 02, 03, 04, 05.
- Participação
- Leitura
- Oralidade
- Escrita
- L.D
- Quadro
- Pincel
2° Bimestre
- Conhecer e registrar, com marcadores de tempo, as formas de governo de local onde moram e do Brasil em diferentes momentos: colônia, império, república.

- Período histórico do Brasil colônia, império e república.
- Leitura e compreensão dos textos no L.D do 5° ano “A escola é nossa capítulos 06, 07, 08 e 09,
- Resolução de atividades

- L.D
- Quadro
- Pincel
3° Bimestre
Confrontar informações colhidas em registros diferentes, referentes aos mesmos acontecimentos históricos.

- História di Acre

- Leitura de textos e interpretação
- Debates em sala
- Roda de conversa
- - Atividades
- Leitura
- Oralidade

- Quadro
- Pincel
- Xerox de textos
4° bimestre
Relacionar as normas e regras de convívio na sala de aula, na escola, no local onde moram, com leis e normas gerais da sociedade (Poe exemplo, com o estatuto da criança e do adolescente, lei de direitos humanos de abolição contra o racismo...).
- Estatuto da criança e do adolescente ECA
- Abolição da escravidão
- Racismo




- Leitura e roda de conversa sobre direito e deveres das crianças (ECA)
- Projeto étnico racial na escola.



- Roda de conversa
- Participação
- Leitura





- ECA
- Projeto
- Papel madeira
- Cartolina
- Pincel




- relacionar lugares e tempos diferentes com medições e marcadores de tempo cronológico e histórico (datas, décadas e séculos) no esforço de apreensão do tempo


- Medidas de tempo cronológico: meses, anos, décadas, séculos.

- leitura e escrita de atividades no caderno  retirado do quadro e resolução de atividades




- cartazes
- Participação
- Resolução de atividades



- papel madeira
-cartolina
- Pincel
- Quadro
- fita adesiva















Nenhum comentário:

Postar um comentário