PREFEITURA
DE RIO BRANCO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Artes visuais “5° ano”, professora
Adriana Moises
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Proposta
|
Forma de
Avaliação
|
Recursos
|
1° Bimestre
|
Eixo artes visuais
-Expressar-se nas modalidades da
linguagem visual do desenho, pintura, colagem, construção e modelagem,
gravura, de forma criativa, (fotografia, vídeo e com auxílio de computador
quando disponíveis) mesmo que não coincidente com a estética valorizada pelo
professor ou pelo senso comum.
- Expressar-se com os materiais
tradicionais da escola, como papel e lápis, mas também a partir de materiais,
formas, imagens ou objetos reutilizáveis naturais ou manufaturados (sucatas)
- Responsabilizar-se pelo cuidado com o
espaço de trabalho, os materiais e a própria produção.
|
·
Pintura
·
Colagem
·
Autorretrato
·
Esculturas
·
Apreciação de obras de artes visuais
|
-
Apreciação de obras de artes
-
Biografia/história da arte, leitura e interpretação através da pintura uma
cópia de uma obra
-
Conceito de autorretrato e exposição (pintura)
-
Esculturas massa de modelar
-
Colagem com materiais/serragem lápis, barbante.
|
-
Produções
-
Participações
|
-
Livro didático
-
Lápis de cor
-
Régua
-
Cola
-
Materiais para colagem
|
2° Bimestre
|
- Expressar-se nas modalidades da
linguagem visual do desenho, pintura, colagem, construção e modelagem,
gravura, de forma criativa, (fotografia, vídeo e com auxílio de computador
quando disponíveis) mesmo que não coincidente com a estética valorizada pelo
professor ou pelo senso comum.
- Pesquisar e produzir a partir da
cultura da infância na tradição local
|
·
Histórias em quadrinhos a partir da cultura local
(brincadeiras)
|
-
Ler e interpretar
-
Produzir e desenhar H.Q
-
Identificar os elementos H.Q
-
Fazer exposição da história em quadrinho
-
Assistir desenhos (filme)
|
-
Leitura e interpretação
-
Produção
-
Exposiç
|
-
Folhas A4
-
Filmes
-
Copias
-
Gibis
|
3° Bimestre
|
- Demonstrar que percebe vários
instrumentos ou vozes ao mesmo tempo em uma música
- Responsabilizar-se pelas suas partes
nas interpretações coletivas
-
Manifestar conhecimento dos materiais sonoros baseados na própria
experiência do ‘fazer’ musical; levar em consideração os argumentos dos
outros, demonstrando disponibilidade para o diálogo
-
Responsabilizar-se pelo cuidado com o espaço de trabalho, os materiais e a
própria produção.
|
-
Interpretação da personagem
-
Decorar texto
-
Mascaras
|
-
Conceito de teatro
-
Assistir vídeo explicativo
-
Assistir vídeo com apresentação teatral
Produzir
máscaras
-
Ensaiar e apresentar peça.
|
-
Leitura
-
Produção de mascaras
-
Apresentação teatral
|
- Folhas
A4
-
Filmes
-
Copias
-
Gibis
-
Balão
-
Jornais ou livros velhos
-
Tinta
-
Pincel
|
4° bimestre
|
-- Demonstrar que percebe vários
instrumentos ou vozes ao mesmo tempo em uma música
Criar, interpretar, improvisar,
pesquisar selecionar músicas e sons relacionados às outras linguagens
artísticas
|
- Músicas
·
Ritmos
·
Instrumentos
|
-
Ouvir vários estilos musicais
-
Interpretar letra música
-
Cantar
-
Conhecer instrumentos a partir do som e da imagem
-
Identificar ritmos
-
Elaborar paródias e apresentar
|
- Produção
-
Leitura
-
Criatividade
-
Oralidade
|
-
Pen drive
-
Som
-
Copias
-
Livro didático
-
Quadro
-
Pincel
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário