PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Português “5° ano”, professora
Adriana Moises
1°
BIMESTRE
|
|||||||||
Gêneros textuais
|
Descritores
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Propostas de atividades
|
|||||
Ø
Histórias
em quadrinho (Ler e escrever);
Ø
Diário
(Ler e escrever);
Ø
Crônica
(Ouvir, ler e escrever);
|
D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D5-
D9-
D7-
D13-
D2-
|
-
Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em
que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências
cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas
ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos;
desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões
suscitadas por fontes diversas de informação;
-
Ler, de modo autônomo e voluntário, textos correspondentes a diferentes
gêneros selecionados para o ano, posicionando-se reflexiva e criticamente
quanto aos sentidos construídos na leitura;
-
Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o
progressivo domínio de registros formais;
- ler textos expositivos das diferentes áreas
de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.
|
Ø
Analise
dos elementos de texto: causas efeitos, razão, consequência, fato, opinião;
Ø
Interpretação e comparação de metáforas,
antíteses efeitos, de ironia ou humos;
Ø
Leitura
de imagens;
Ø
Interpretação
de textos informações implícitas;
Ø
Sentido
de palavra e frase no texto;
Ø
Metáforas,
interjeições, onomatopeias, diminutivos, aumentativo, superlativo...;
Ø
Coerência
e coesão no texto;
Ø
Estrutura
lógica da argumentação da narrativa;
Ø
Elementos
da narrativa,
|
Ø Escuta atenta de textos;
Ø Leitura pontual, programada
colaborativa;
Ø Leitura em voz alta;
Ø Leitura silenciosa;
Ø Produção de textos com foco em
determinados tópicos;
Ø Analise de texto bem escrito
(foco na pontuação, coerência, coesão, enredo, estrutura...)
Ø Produção e revisão de textos
coletivo e individual;
Ø Ditado;
Ø Pesquisa em dicionários;
Ø Leitura e interpretação de textos
foco nos descritores da leitura;
Ø Leitura coletiva e colaborativa
para compreensão de texto.
Ø Roda de leitura.
|
|||||
2° BIMESTRE
|
|||||||||
Gêneros textuais
|
Descritores
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Propostas de atividades
|
|||||
Ø
Mitos
(ouvir e ler)
Ø
Instrução
de jogos (ouvir, ler e escrever)
Ø
Propaganda
(ler e escrever)
Ø
Noticia
(ouvir, ler e escrever)
Ø
Verbete
de dicionário (ouvir, ler e escrever)
|
D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D9-
D15-
D2-
D7-
D8-
D12-
D14-
D10-
|
-
Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em
que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências
cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas
ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos;
desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões
suscitadas por fontes diversas de informação;
-
Utilizar, em situações de escrita com diversas finalidades, os conhecimentos
já construídos sobre aspectos convencionais (ortografia, acentuação,
concordância), buscando o maior ajuste possível aos padrões normativos da
língua.
-
Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o
progressivo domínio de registros formais.
- ler textos expositivos das diferentes áreas
de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.
|
Ø
Ortografia
e suas regularidades;
Ø
Regras
de acentuação;
Ø
Concordância
nominal e verbal;
Ø
Pontuação;
Ø
Marcas
de segmentação no texto (paragrafação, pontuação, e outros sinais gráficos
como parênteses e aspas);
Ø
Verificação
do papel concordância nominal e verbal na coesão textual;
Ø
Segmentação;
Ø
Número de sílabas ditongo hiato
(acentuação);
Ø Dicionário, organização, ordem
alfabética e composição dos verbetes.
|
|
|||||
3° BIMESTRE
|
||||
Gêneros textuais
|
Descritores
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Propostas de atividades
|
Ø
Biografia
(ler e escrever)
Ø
Contos
de aventura (ouvir, ler e produzir)
Ø
Cordel
(ouvir, ler e escrever)
Ø
Cartas
(ler e escrever)
|
D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D9-
D15-
D2-
D7-
D12-
D13-
D10-
|
-
Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em
que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências
cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas
ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos;
desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões
suscitadas por fontes diversas de informação;
-
Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o
progressivo domínio de registros formais;
-
Produzir textos de autoria, coesos e coerentes, correspondentes aos gêneros
selecionados para o ano, planejados de acordo com diferentes situações
comunicativas, buscando a melhor qualidade possível quanto a conteúdo e
forma;
- ler textos expositivos das diferentes áreas
de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.
-
Revisar textos próprios e de outros quanto a aspectos discursivos e notacionais,
levando em consideração as condições de produção estabelecidas.
-
Produzir de modo autônomo, textos de apoio à fala planejada e adequados às
necessidades de estudo em diferentes áreas de conhecimento.
|
Ø Construção do próprio texto;
Ø Narração de situações reais ou
fictícias (ação dos personagens temporal, causal, posição do narrador);
Ø
Argumentação
(defesa de ideia com base no texto);
Ø
Revisão
de texto;
Ø
Revisão
coletiva;
Ø
Comparar
opiniões de textos diferente com o mesmo tema;
Ø Produzir novas versões para os
textos.
|
|
4° BIMESTRE
|
||||
Gêneros textuais
|
Descritores
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Propostas de atividades
|
Ø
Artigo
de opinião (ler e escrever)
Ø
Entrevista
(ler e produzir)
Ø
Reportagem
(ler)
|
D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D9-
D15-
D2-
D7-
|
-
Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em
que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências
cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas
ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos;
desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões
suscitadas por fontes diversas de informação;
-
Ler de modo autônomo e voluntário, textos correspondentes a diferentes
gêneros selecionados para o ano, posicionando-se reflexiva e criticamente
quanto aos sentidos construídos na leitura
-
Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o
progressivo domínio de registros formais.
-
Ler textos expositivos das diferentes áreas de conhecimento, utilizando
procedimentos adequados ao estudo do momento.
|
Ø Manuseio de jornais;
Ø Debate de alguns de seus textos,
distinção, entre fato e opinião (noticia, reportagem, charge, entrevista,
artigo editorial, carda do leitor, resenha, propaganda.)
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário