Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 5º ano




PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Português “5° ano”, professora Adriana Moises
1° BIMESTRE

Gêneros textuais
Descritores
Objetivo
Conteúdo
Propostas de atividades

Ø  Histórias em quadrinho (Ler e escrever);

Ø  Diário (Ler e escrever);

Ø  Crônica (Ouvir, ler e escrever);

D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D5-
D9-
D7-
D13-
D2-
- Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes  situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos; desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões suscitadas por fontes diversas de informação;

- Ler, de modo autônomo e voluntário, textos correspondentes a diferentes gêneros selecionados para o ano, posicionando-se reflexiva e criticamente quanto aos sentidos construídos na leitura;

- Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais;

-  ler textos expositivos das diferentes áreas de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.
Ø  Analise dos elementos de texto: causas efeitos, razão, consequência, fato, opinião;

Ø   Interpretação e comparação de metáforas, antíteses efeitos, de ironia ou humos;

Ø  Leitura de imagens;

Ø  Interpretação de textos informações implícitas;

Ø  Sentido de palavra e frase no texto;

Ø  Metáforas, interjeições, onomatopeias, diminutivos, aumentativo, superlativo...;

Ø  Coerência e coesão no texto;

Ø  Estrutura lógica da argumentação da narrativa;

Ø  Elementos da narrativa, 

Ø  Escuta atenta de textos;
Ø  Leitura pontual, programada colaborativa;
Ø  Leitura em voz alta;
Ø  Leitura silenciosa;
Ø  Produção de textos com foco em determinados tópicos;
Ø  Analise de texto bem escrito (foco na pontuação, coerência, coesão, enredo, estrutura...)
Ø  Produção e revisão de textos coletivo e individual;
Ø  Ditado;
Ø  Pesquisa em dicionários;
Ø  Leitura e interpretação de textos foco nos descritores da leitura;
Ø  Leitura coletiva e colaborativa para compreensão de texto.
Ø  Roda de leitura.





2° BIMESTRE
Gêneros textuais
Descritores
Objetivo
Conteúdo
Propostas de atividades
Ø  Mitos (ouvir e ler)

Ø  Instrução de jogos (ouvir, ler e escrever)

Ø  Propaganda (ler e escrever)

Ø  Noticia (ouvir, ler e escrever)

Ø  Verbete de dicionário (ouvir, ler e escrever)


D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D9-
D15-
D2-
D7-
D8-
D12-
D14-
D10-
- Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos; desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões suscitadas por fontes diversas de informação;

- Utilizar, em situações de escrita com diversas finalidades, os conhecimentos já construídos sobre aspectos convencionais (ortografia, acentuação, concordância), buscando o maior ajuste possível aos padrões normativos da língua.  

- Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais.

-  ler textos expositivos das diferentes áreas de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.
Ø  Ortografia e suas regularidades;

Ø  Regras de acentuação;

Ø  Concordância nominal e verbal;

Ø  Pontuação;

Ø  Marcas de segmentação no texto (paragrafação, pontuação, e outros sinais gráficos como parênteses e aspas);

Ø  Verificação do papel concordância nominal e verbal na coesão textual;

Ø  Segmentação;

Ø   Número de sílabas ditongo hiato (acentuação);

Ø  Dicionário, organização, ordem alfabética e composição dos verbetes.






3° BIMESTRE
Gêneros textuais
Descritores
Objetivo
Conteúdo
Propostas de atividades
Ø  Biografia (ler e escrever)

Ø  Contos de aventura (ouvir, ler e produzir)

Ø  Cordel (ouvir, ler e escrever)

Ø  Cartas (ler e escrever)

D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D9-
D15-
D2-
D7-
D12-
D13-
D10-
- Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos; desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões suscitadas por fontes diversas de informação;

- Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais;

- Produzir textos de autoria, coesos e coerentes, correspondentes aos gêneros selecionados para o ano, planejados de acordo com diferentes situações comunicativas, buscando a melhor qualidade possível quanto a conteúdo e forma;

-  ler textos expositivos das diferentes áreas de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.

- Revisar textos próprios e de outros quanto a aspectos discursivos e notacionais, levando em consideração as condições de produção estabelecidas.

- Produzir de modo autônomo, textos de apoio à fala planejada e adequados às necessidades de estudo em diferentes áreas de conhecimento.



Ø  Construção do próprio texto;

Ø  Narração de situações reais ou fictícias (ação dos personagens temporal, causal, posição do narrador);

Ø  Argumentação (defesa de ideia com base no texto);

Ø  Revisão de texto;

Ø  Revisão coletiva;

Ø  Comparar opiniões de textos diferente com o mesmo tema;

Ø  Produzir novas versões para os textos.


4° BIMESTRE
Gêneros textuais
Descritores
Objetivo
Conteúdo
Propostas de atividades
Ø  Artigo de opinião (ler e escrever)

Ø  Entrevista (ler e produzir)

Ø  Reportagem (ler)



D1-
D3-
D4-
D6-
D11-
D9-
D15-
D2-
D7-

- Comunicar-se pela fala espontânea em diferentes situações de interlocução em que sejam manifestados sentimentos, ideias e opiniões; relatadas experiências cotidianas e outros acontecimentos; formulados convites, pedidos, propostas ou respostas a eles; apresentados argumentos e contra-argumentos; desenvolvidas reflexões críticas; negociados acordos; elaboradas conclusões suscitadas por fontes diversas de informação;

- Ler de modo autônomo e voluntário, textos correspondentes a diferentes gêneros selecionados para o ano, posicionando-se reflexiva e criticamente quanto aos sentidos construídos na leitura

- Utilizar a linguagem oral de modo planejado em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais.

- Ler textos expositivos das diferentes áreas de conhecimento, utilizando procedimentos adequados ao estudo do momento.

Ø  Manuseio de jornais;

Ø  Debate de alguns de seus textos, distinção, entre fato e opinião (noticia, reportagem, charge, entrevista, artigo editorial, carda do leitor, resenha, propaganda.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário