Mediadora de conhecimentos.

AS COISAS VÃO COMEÇAR ACONTECER, QUANDO VOCÊ COMEÇAR ACREDITAR.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

plano de curso 5º ano





PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO
PLANO DE CURSO DE HISTÓRIA 5° ANO 2018, Prof. Adriana Moyses


Objetivos
Conteúdos
Proposta de atividade
Formas de avaliação
Recursos
1° Bimestre
Relacionar diferentes formas de registro (desenhos, pinturas, escrita, gravações sonoras e visuais...) com sociedades de determinados locais e épocas históricas identificando aqueles que foram produzidos em diferentes contextos da historia brasileira, incluindo pinturas rupestres e os grafismos criados pelos povos indígenas.
História do Brasil e a cultura dos europeus e asiáticos e indígenas.
- Leitura, compreensão dos textos e resolução de atividades no L.D do 5° ano “A escola é nossa”. Capítulos 01, 02, 03, 04, 05.
- Participação
- Leitura
- Oralidade
- Escrita
- L.D
- Quadro
- Pincel
2° Bimestre
- Conhecer e registrar, com marcadores de tempo, as formas de governo de local onde moram e do Brasil em diferentes momentos: colônia, império, república.

- Período histórico do Brasil colônia, império e república.
- Leitura e compreensão dos textos no L.D do 5° ano “A escola é nossa capítulos 06, 07, 08 e 09,
- Resolução de atividades

- L.D
- Quadro
- Pincel
3° Bimestre
Confrontar informações colhidas em registros diferentes, referentes aos mesmos acontecimentos históricos.

- História di Acre

- Leitura de textos e interpretação
- Debates em sala
- Roda de conversa
- - Atividades
- Leitura
- Oralidade

- Quadro
- Pincel
- Xerox de textos
4° bimestre
Relacionar as normas e regras de convívio na sala de aula, na escola, no local onde moram, com leis e normas gerais da sociedade (Poe exemplo, com o estatuto da criança e do adolescente, lei de direitos humanos de abolição contra o racismo...).
- Estatuto da criança e do adolescente ECA
- Abolição da escravidão
- Racismo




- Leitura e roda de conversa sobre direito e deveres das crianças (ECA)
- Projeto étnico racial na escola.



- Roda de conversa
- Participação
- Leitura





- ECA
- Projeto
- Papel madeira
- Cartolina
- Pincel




- relacionar lugares e tempos diferentes com medições e marcadores de tempo cronológico e histórico (datas, décadas e séculos) no esforço de apreensão do tempo


- Medidas de tempo cronológico: meses, anos, décadas, séculos.

- leitura e escrita de atividades no caderno  retirado do quadro e resolução de atividades




- cartazes
- Participação
- Resolução de atividades



- papel madeira
-cartolina
- Pincel
- Quadro
- fita adesiva















plano de curso 5º ano



PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Geografia “5° ano”, professora Adriana Moises

Objetivos
Conteúdos
Proposta
Forma de Avaliação
Recursos
1° Bimestre
Construir conhecimentos sobre território, lugar e região, identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espações e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa diante das questões sociais, culturais e ambientais
- Planeta terra e representação
- Sistema solar
- Continentes e países

- Identificar seu lugar no espaço.
Desenhos e mapas
- Globo terrestre e simulação dos movimentos da terra
- Cartazes/filme

-
Resolução de atividades
- Cartazes
- Leitura e escrita
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Sala de recursos (data show ou TV)
- Cartolina, papel madeira
- pincel
2° Bimestre
Construir conhecimentos sobre território, lugar e região, identificando e avaliando as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espações e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa diante das questões sociais, culturais e ambientais
 - Divisão política do Brasil
- Distribuição da população brasileira
- Identificar as regiões
- Leitura e interpretação de texto
- Analise de imagens
- Leitura de mapas e desenhos
 - Leitura e desenho de mapas
- Cartazes
- Leitura e interpretação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Sala de recursos (data show ou TV)
- Cartolina, papel madeira,
- Pincel
3° Bimestre
- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações
- Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, desenvolver atitudes propositivas em favor dessas conquistas  
- As regiões do Brasil
·         Redes hídricas
·         Relevo
·         Paisagem rural e urbana transformada
·         Atividade econômica (indústria e comércio, mineração agricultura e extrativismo)
- Leitura e interpretação de textos, mapas, tabelas e gráficos com a formação das regiões e suas características
- Desenho de mapas, com leitura e criação de legendas
 - Leitura
- Participação oral.
- Resolução das atividades
- Desenhos
- Quadro
- Pincel
- Livro didático.
4° bimestre
Perceber que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis próprias e que o espaço resulta das interações entre as mesmas, historicamente definidas.

- Orientação:
·         Rosa dos ventos
·         Bussola
·         Próprio corpo com os pontos cardeais

·          
- Ler e interpretar textos
- Desenhar e identificar os métodos de orientação




- Desenho
- Leitura e interpretação





- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Cartolina
- Pincel



Compreender que a natureza do espaço, enquanto território e lugar, é dotada de uma historicidade onde o trabalho social tem uma grande importância para a compreensão da dinâmica de suas interações e transformações.

Acre:
·         Economia da borracha na formação sócio espacial do Acre
·         Reservas extrativistas e industriais na floresta
·         Fluxo migratório

Leitura e interpretação de textos
- Roda de conversa

- Oralidade
- Participação 

- Quadro
- Pincel
- Livro didático


plano de curso 5º ano



PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Ciências “5° ano”, professora Adriana Moyses

Objetivos
Conteúdos
Proposta
Forma de Avaliação
Recursos
1° Bimestre
- Ampliar conhecimentos sobre saúde e corpo humano, investigando seu funcionamento como um todo

- Investigar reprodução e sexualidade humana, valorizando a preservação da saúde e a paternidade /maternidade responsáveis, podendo comparar a reprodução de sua espécie a de outros seres vivos
- Organização do corpo humano:
·         Células
·         Tecidos
·         Órgãos
·         Sistemas
- Sistemas:
·         Respiratório
·         Sanguíneo
·         Urinário
·         Nervoso
·         Reprodutor feminino e masculino
-Leitura e interpretação de textos
- Desenhos/esquemas
- Cartazes e apresentações (seminário)
- Experiências
- Participação na oralidade e escrita
- Resolução de atividades e participação nos trabalhos
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Cola
- Cartolina
2° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Sistema solar:
·         Origem
·          Movimentos
 Estações do ano
·          Planetas
·          Biomas, ecossistemas.
Leitura e interpretação
- Apresentações em grupo.
- Desenhos
- Roda de conversa
- Roda de leitura
- Esquemas
- Filme “A origem do sistema solar”
- Leitura e interpretação
- Participação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Fita adesiva
- Cartolina
3° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Seres vivos:
·         Bactérias
·         Protozoários
·         Fungos
·         Plantas
·         Animais (cadeia alimentar)
- Leitura e interpretação de textos
- Roda de leitura e conversa
- Socialização de opiniões e pesquisas
- Desenhos
- Trabalhos em grupo
- Leitura
- Participação
- Desenho
- Apresentação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Cartolina
4° bimestre
- Experimentar e descrever materiais ou formas de energia que são recursos renováveis ou não renováveis.

- Investigar e valorizar conhecimentos sobre a natureza e as tecnologias da atualidade ou de outros lugares e tempos, compreendendo a extensa presença de ciência e tecnologia nos dias atuais
·         Saneamento básico
·         Reciclagem
·         Fontes renováveis e não renováveis
·         Eletricidade no cotidiano
- Pesquisas
- Leitura E compreensão de texto.
- Roda de conversa
- Atividades
- Oralidade
- Participação
Resolução de atividades
- Quadro
- Pincel
- Livro didático


PREFEITURA DE RIO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO HERMINIO DE MELO
Plano de curso- Ciências “5° ano”, professora Adriana Moises

Objetivos
Conteúdos
Proposta
Forma de Avaliação
Recursos
1° Bimestre
- Ampliar conhecimentos sobre saúde e corpo humano, investigando seu funcionamento como um todo

- Investigar reprodução e sexualidade humana, valorizando a preservação da saúde e a paternidade /maternidade responsáveis, podendo comparar a reprodução de sua espécie a de outros seres vivos
- Organização do corpo humano:
·         Células
·         Tecidos
·         Órgãos
·         Sistemas
- Sistemas:
·         Respiratório
·         Sanguíneo
·         Urinário
·         Nervoso
·         Reprodutor feminino e masculino
-Leitura e interpretação de textos
- Desenhos/esquemas
- Cartazes e apresentações (seminário)
- Experiências
- Participação na oralidade e escrita
- Resolução de atividades e participação nos trabalhos
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Cola
- Cartolina
2° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Sistema solar:
·         Origem
·          Movimentos
 Estações do ano
·          Planetas
·          Biomas, ecossistemas.
Leitura e interpretação
- Apresentações em grupo.
- Desenhos
- Roda de conversa
- Roda de leitura
- Esquemas
- Filme “A origem do sistema solar”
- Leitura e interpretação
- Participação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Régua
- Fita adesiva
- Cartolina
3° Bimestre
Situar o planeta Terra no sistema solar, observando as condições e a variedade da vida em nosso planeta na atualidade e em sua história geológica, valorizando a preservação dos recursos naturais.
Seres vivos:
·         Bactérias
·         Protozoários
·         Fungos
·         Plantas
·         Animais (cadeia alimentar)
- Leitura e interpretação de textos
- Roda de leitura e conversa
- Socialização de opiniões e pesquisas
- Desenhos
- Trabalhos em grupo
- Leitura
- Participação
- Desenho
- Apresentação
- Quadro
- Pincel
- Livro didático
- Lápis de cor
- Cartolina
4° bimestre
- Experimentar e descrever materiais ou formas de energia que são recursos renováveis ou não renováveis.

- Investigar e valorizar conhecimentos sobre a natureza e as tecnologias da atualidade ou de outros lugares e tempos, compreendendo a extensa presença de ciência e tecnologia nos dias atuais
·         Saneamento básico
·         Reciclagem
·         Fontes renováveis e não renováveis
·         Eletricidade no cotidiano
- Pesquisas
- Leitura E compreensão de texto.
- Roda de conversa
- Atividades
- Oralidade
- Participação
Resolução de atividades
- Quadro
- Pincel
- Livro didático